As nações de maracatu se reunirão em Olinda para comemorar o Dia Estadual do Maracatu neste sábado (1º). O ponto de partida será em frente ao Mercado da Ribeira, de onde as nações sairão, às 20h, e seguirão pelas ruas e ladeiras do Sítio Histórico. O ponto alto do evento será o encontro das nações em frente ao Palácio dos Governadores, onde os grupos rufarão os tambores para celebrar a data.
Dia Estadual do Maracatu é comemorado em Olinda
As nações de maracatu se reunirão em Olinda para comemorar o Dia Estadual do Maracatu neste sábado (1º). O ponto de partida será em frente ao Mercado da Ribeira, de onde as nações sairão, às 20h, e seguirão pelas ruas e ladeiras do Sítio Histórico. O ponto alto do evento será o encontro das nações em frente ao Palácio dos Governadores, onde os grupos rufarão os tambores para celebrar a data.
Aula Inaugural do PPEVS
O 1º EM EXECUÇÃO É O DE INCLUSÃO DE JOVENS NO TRADE TURÍSTICO: Capacitar 240 jovens nas cidades de Recife(80 jovens), Olinda(60 jovens), Cabo(50 jovens) e Ipojuca(50 jovens) para serem inseridos profissionalmente do Trade Turístico do Estado. Os jovens foram indicados pelas ONG’s e programas de governo articulados com os Conselhos de Direito das quatro cidades e receberão formação em direitos humanos e na área profissional com certificação do SENAC PE. Os atuais parceiros são: CEDCA/PE, MtUR, SETUR, SEDSDH, PETROBRÁS, Governo do Estado, empresas e as prefeituras.
Inscrições no Minha Casa, Minha Vida são gratuitas
Famílias com renda mensal superior a 3 salários mínimos não precisam se inscrever, podendo procurar diretamente as ofertas imobilárias disponíveis no mercado e, em seguida, a CAIXA para dar início aos procedimentos necessários à obtenção do financiamento.
Movimentos agendam Dia Nacional de Luta para 14 de agosto
Haverá protestos também por redução dos juros, fim do superávit primário, reforma agrária e urbana, fim do fator previdenciário, em defesa da Petrobrás e das riquezas do pré-sal, por mais investimentos em saúde, educação e moradia, pela continuidade da valorização do salário mínimo, contra o golpe de estado em Honduras e pela solidariedade internacional aos povos.
A mobilização para 14 de agosto é um desdobramento da reunião ocorrida em 8 de julho, em São Paulo, com representantes de todas as centrais sindicais e de 18 movimentos populares.
Para Wagner Gomes, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), essa unidade é “decisiva” neste momento em que a crise financeira internacional está sendo usada como pretexto pelos empresários para reduzir salários, promover demissões em massa e atacar os direitos conquistados com muita luta.
“Se queremos enfrentar a crise e resistir aos ataques aos direitos trabalhistas, a unidade das centrais sindicais e dos movimentos populares é o melhor instrumento. A CTB defende com unhas e dentes a continuidade dos trabalhos conjuntos”, afirma Wagner. “Também defendemos a convocação unitária de uma nova Conclat, para que possamos debater a conjuntura e aprovar proposta de reivindicações unitárias. Seria um pacto de ação. Esta é uma proposta da CTB e estamos batalhando para que aconteca.”
Segundo o presidente da CTB, a Jornada Unificada Nacional de Lutas revela o amadurecimento do movimento sindical que superou várias divergências políticas. “Com muita discussão política, conseguimos que todas as centrais e os movimentos populares organizassem um comando único para encaminhar os preparativos da jornada de lutas. Esta unidade contribuiu muito na luta pelo reajuste do salário mínimo que já tem um percentual definido de reajuste até atingir um valor digno para o trabalhador”.
Para Wagner, “outra conquista importante foi a vitória na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados que aprovou, por unanimidade, o parecer do relator sobre a redução da jornada de trabalho. Lá estavam mais de 600 sindicalistas de todas as centrais sindicais para pressionar os deputados”.
Além do ato público em São Paulo, também está prevista a realização de marchas do MST e greves em diversas empresas. A CTB também aproveita a realização dos congressos estaduais, preparativos para o 2º Congresso Nacional da CTB — que será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro em São Paulo —, para convocar os trabalhadores para a jornada nacional de lutas.
Da Redação, com informações do Portal CTB
*** Caravana do SUS ***
Inscrições para o curso Políticas de Juventude para o Desenvolvimento
Voltado para gestores e lideranças, o curso busca fortalecer as competências individuais e institucionais dos atores estratégicos envolvidos na formulação, implementação e controle social de planos, estratégias e programas de juventude.
As inscrições estão abertas na plataforma virtual, no período de 15 de julho a 7 de agosto, que disponibiliza informações sobre o curso, a metodologia, o programa e o perfil do participantes, entre outros.
Para saber mais informações acesse a plataforma de inscrição aqui.
XI Plenária Estadual de Conselho de Saúde
Os conselhos querem assegurar que os anseios dos usuários e trabalhadores sejam discutidos democraticamente, com uma gestão participativa, maiores recursos para a saúde.
Moradores de Caixa D'água elege nova diretoria
Após a eleição foi instaurada a mesa apuradora com a presenã do presidente da UNACOMO o Sr.º Marcos Morais, Helder Rocha Tesoureiro da UNACOMO, a Sr.ª Juliana Barbosa voluntária da UNACOMO e representando a comunidade o Sr.º Gilson Braga ex-presidente da Associação, o Sr.º Ricardo Galvão morador da comunidade e o Sr. Hosanildo.
1ª Conferência Livre de Segurança Pública de Olinda
O evento aconteceu nos dias 16, 17 e 18/07, no auditório da Academia Santa Gertrudes no Alto da Sé-Olinda/PE.
O objetivo da 1ª CONSEG é definir princípios e diretrizes orientadoras na política nacional de segurança pública com a participação dos agentes de segurança, do poder público e do movimento social. Sabendo que temos como prioridade o trabalho pautado nos direitos humanos e na cultura de paz, rompendo os paradigmas da opressão e violência aos direitos humanos.
A UNACOMO participou ativamente das discussão na conferência, estavam presentes Marcos Morais, Esrom Messias(Tom), Marcos Quirino e Maria Aparecida todos dirigentes da UNACOMO, além de várias lideranças da cidade de Olinda.
"Este é um momento histórico onde se vê o movimento social juntos aos agentes de segurança e as três esferas governamentais discutindo a segurança pública. Em novembro a nossa constituição completará 21 anos e só agora estamos debatendo segurança como um todo." Marcos Morais - Presidente da UNACOMO.
Ao final da Conferência foram eleitas 03(três) princípios e 21(vinte e um) diretrizes para ser encaminhado a 1ª CONSEG.
Olinda ganha policlínica especializada no atendimento de mulheres
Foi inaugurada no dia 17/07(sábado) às 10h, a Policlínica da Mulher, na Av. Getúlio Vargas, no Bairro Novo. A solenidade contou com as presenças do prefeito Renildo Calheiros, da secretária de Saúde de Olinda, Teresa Miranda e representantes de movimentos sociais de mulheres e centros de referência da mulher.
A unidade de saúde de média complexidade contará com uma equipe de profissionais que atenderão as mulheres de forma integral, realizando assistência humanizada. Serão oferecidos serviços especializados como clínica geral, clínica ginecológica, geriatria, urologia, odontologia, gineco-oncologia (tratamento NIC II e III), atenção psicossocial (atendimento individual e em grupo) e atenção obstétrica (pré-natal de alto risco).
O atendimento será feito através de marcação. Segundo a diretora da unidade, Inês de Moura Tenório, metade do atendimento será destinado às mulheres de áreas não cobertas pelo Programa de Saúde na Família, os outros 50%, destinados às mulheres encaminhadas por outras unidades.
Na Policlínica, as pacientes poderão contar com o Programa de Imunização. O espaço terá uma sala de vacinação onde as mulheres receberão gratuitamente vacinas. No Atendimento Laboratorial, que funcionará das 7h às 9h, serão feitas coletas de sangue e outros exames e na Assistência Farmacêutica, haverá distribuição de medicamentos gratuitos às pacientes.
Serviço:
Policlínica da Mulher: Av. Getúlio Vargas, 1059, Bairro Novo – Olinda
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 17h
Inauguração: Sexta-feira (17), às 10h
Obras de requalificação na avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, vão interditar uma parte da via para tráfego de veículos a partir das 17h deste sábado (18) até às 12h de domingo(19).
A ação será realizada no trecho que começa em frente ao Ciretran e segue até a II Perimetral. Os usuários que vierem pela avenida. Beberibe ou que seguirem no sentido subúrbio/centro deverão desviar pela II Perimetral e pegar a avenida Transamazônica e avenida Antonio da Costa Azevedo.
Para os que vierem no sentido centro/subúrbio o desvio deve ocorrer no sentido inverso, ou seja, pela avenida. Antonio da Costa Azevedo, avenida. Transamazônica e II Perimetral, seguindo o seu percurso normal. Agentes de trânsito da Secretaria de Transportes, Controle Urbano e Ambiental estarão presentes nos pontos de bloqueio.
Com informações da assessoria
http://www.folhape.com.br/