Dia Estadual do Maracatu é comemorado em Olinda


As nações de maracatu se reunirão em Olinda para comemorar o Dia Estadual do Maracatu neste sábado (1º). O ponto de partida será em frente ao Mercado da Ribeira, de onde as nações sairão, às 20h, e seguirão pelas ruas e ladeiras do Sítio Histórico. O ponto alto do evento será o encontro das nações em frente ao Palácio dos Governadores, onde os grupos rufarão os tambores para celebrar a data.

Aula Inaugural do PPEVS

No ùltimo dia 27/07(segunda) a UNACOMO participou da Aula Inaugural do Programa Pernambuco de Enfrentamento a Violência Sexual, o evento aconteceu as 14h no Centro de Convenções de Olinda.

O PPEVS é o conjunto de 5 projetos que tem o objetivo de fortalecer a rede de proteção social, mobilização e qualificação do TRADE TURÍSTICO como forma de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no estado de Pernambuco, tendo como objetivo a consolidação das ações em políticas públicas.


O 1º EM EXECUÇÃO É O DE INCLUSÃO DE JOVENS NO TRADE TURÍSTICO: Capacitar 240 jovens nas cidades de Recife(80 jovens), Olinda(60 jovens), Cabo(50 jovens) e Ipojuca(50 jovens) para serem inseridos profissionalmente do Trade Turístico do Estado. Os jovens foram indicados pelas ONG’s e programas de governo articulados com os Conselhos de Direito das quatro cidades e receberão formação em direitos humanos e na área profissional com certificação do SENAC PE. Os atuais parceiros são: CEDCA/PE, MtUR, SETUR, SEDSDH, PETROBRÁS, Governo do Estado, empresas e as prefeituras.


Em Olinda, os 60 jovens receberão formação nas seguintes áreas profissionalizantes: Auxiliar de cozinha, Atendente de Lanchonete e Bartender. A Coordenadoria da Juventude de Olinda, a UNACOMO, o COMDACO e a Secretaria de Turismo são parceiras desta idéia.


A UNACOMO deseja a todos(as) os jovens muito sucesso nessa etapa e que todos saim com a capacidade de ingressar no mercado de trabalho.

Inscrições no Minha Casa, Minha Vida são gratuitas

O Ministério das Cidades adverte que as inscrições para o Programa Minha Casa, Minha Vida são gratuitas. Para se inscrever, a população com renda familiar mensal até 3 salários mínimos deve procurar os pontos indicados pelas prefeituras municipais ou o serviço de atendimento da CAIXA, por meio do telefone 0800-7260101.

Famílias com renda mensal superior a 3 salários mínimos não precisam se inscrever, podendo procurar diretamente as ofertas imobilárias disponíveis no mercado e, em seguida, a CAIXA para dar início aos procedimentos necessários à obtenção do financiamento.

http://www.minhacasaminhavida.pe.gov.br/

Movimentos agendam Dia Nacional de Luta para 14 de agosto

Trabalhadores e militantes dos movimentos sociais realizarão uma grande mobilização por diversas capitais brasileiras em 14 de agosto — data definida por centrais e entidades populares como Dia Nacional de Luta. As manifestações serão em defesa do emprego, contra as demissões em massa, pela ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários e direitos.

Haverá protestos também por redução dos juros, fim do superávit primário, reforma agrária e urbana, fim do fator previdenciário, em defesa da Petrobrás e das riquezas do pré-sal, por mais investimentos em saúde, educação e moradia, pela continuidade da valorização do salário mínimo, contra o golpe de estado em Honduras e pela solidariedade internacional aos povos.

A mobilização para 14 de agosto é um desdobramento da reunião ocorrida em 8 de julho, em São Paulo, com representantes de todas as centrais sindicais e de 18 movimentos populares.

Para Wagner Gomes, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), essa unidade é “decisiva” neste momento em que a crise financeira internacional está sendo usada como pretexto pelos empresários para reduzir salários, promover demissões em massa e atacar os direitos conquistados com muita luta.

“Se queremos enfrentar a crise e resistir aos ataques aos direitos trabalhistas, a unidade das centrais sindicais e dos movimentos populares é o melhor instrumento. A CTB defende com unhas e dentes a continuidade dos trabalhos conjuntos”, afirma Wagner. “Também defendemos a convocação unitária de uma nova Conclat, para que possamos debater a conjuntura e aprovar proposta de reivindicações unitárias. Seria um pacto de ação. Esta é uma proposta da CTB e estamos batalhando para que aconteca.”

Segundo o presidente da CTB, a Jornada Unificada Nacional de Lutas revela o amadurecimento do movimento sindical que superou várias divergências políticas. “Com muita discussão política, conseguimos que todas as centrais e os movimentos populares organizassem um comando único para encaminhar os preparativos da jornada de lutas. Esta unidade contribuiu muito na luta pelo reajuste do salário mínimo que já tem um percentual definido de reajuste até atingir um valor digno para o trabalhador”.

Para Wagner, “outra conquista importante foi a vitória na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados que aprovou, por unanimidade, o parecer do relator sobre a redução da jornada de trabalho. Lá estavam mais de 600 sindicalistas de todas as centrais sindicais para pressionar os deputados”.

Além do ato público em São Paulo, também está prevista a realização de marchas do MST e greves em diversas empresas. A CTB também aproveita a realização dos congressos estaduais, preparativos para o 2º Congresso Nacional da CTB — que será realizado entre os dias 24 e 26 de setembro em São Paulo —, para convocar os trabalhadores para a jornada nacional de lutas.

Da Redação, com informações do Portal CTB

*** Caravana do SUS ***


No último dia 22/07 aconteceu no Centro de Convenções de Olinda a Caravana do SUS, um momento onde os conselhos de saúde, os trabalhadores de saúde, usuários e os movimentos sociais do estado de Pernambuco, tiraram bastante proveito, propondo melhorias no Sistema Único de Saúde.


A UNACOMO foi representada pelos Sr.º Marcos Morais, Fernando Bernardo, Erom Messias, e a Sr.ª Patricia Laine. A cidade de Olinda foi bem representada na caravana além do Conselho Municipal de Saúde e dos dirigentes da UNACOMO vários usuários e representantes de entidades de bairro se fizeram presente.

A proposta da Caravana faz parte da agenda política da CNS-Conselho Nacional de Saúde que tem por objetivos:

- Lançar a campanha do SUS como patrimônio social, cultural, imaterial da humanidade;

- Fortalecer a campanha em favor da regulamentação da lei que obriga a fixação dos percentuais mínimos a serem investidos em saúde pela Únião, Estados e Municípios(Emenda Constitucional Nº 29);

- Discutir os problemas e os avanços do SUS no Estado.

Inscrições para o curso Políticas de Juventude para o Desenvolvimento

A Universidade da Juventude, em pareceria com a Fundação João Mangabeira, anunciam que estão abertas as inscrições para o Curso Virtual "Políticas de Juventude para o Desenvolvimento"
Voltado para gestores e lideranças, o curso busca fortalecer as competências individuais e institucionais dos atores estratégicos envolvidos na formulação, implementação e controle social de planos, estratégias e programas de juventude.

As inscrições estão abertas na plataforma virtual, no período de 15 de julho a 7 de agosto, que disponibiliza informações sobre o curso, a metodologia, o programa e o perfil do participantes, entre outros.

Para saber mais informações acesse a plataforma de
inscrição aqui.

XI Plenária Estadual de Conselho de Saúde


Nos dias 20 e 21/07 aconteceu no Centro de Convenções de Olinda a Plenária dos Conselhos de Saúde, estiveram presentes o Sr.º Esrom Messias(Tom), Fernando Bernardo, e a Sr.ª Patricia Laine, todos dirigentes da UNACOMO e representantes do Conselho de Saúde de Olinda.


Ainda houve a presença do Presidente da UNACOMO Marcos Morais, representantes da UMCS - União dos Movimentos Culturais e Sociais de Jardim Fragoso, O CEMJI - Centro Espírita Mãe Jacinta de Iançã e a TCM o Bonitão e a Bonitona da Beira Rio.


"Estamos envolvendo as entidades filiadas a UNACOMO nas conferências e encontros, mesmo que sejam apenas como ouvintes, pois é dessa maneira que vamos envolver todas as entidades na busca da melhoria da qualidade de vida", Marcos Morais.



No encontro foi debatido as Políticas Públicas de Saúde, o principal debate foi a má qualidade do sistema de saúde e como podemos e pretendemos implantar um SUS-Sistema Único de Saúde, que venha a atender as necessidades dos usuários e dos trabalhadores.


O Secretário Estadual de Saúde e Vice-Governador o Sr.º João Lira, comentou sobre todas as deficiências que existe hoje na saúde e falou como o Governo de Pernambuco está fazendo para melhorar todos os problemas elencados pelos conselho de saúde.

Os conselhos querem assegurar que os anseios dos usuários e trabalhadores sejam discutidos democraticamente, com uma gestão participativa, maiores recursos para a saúde.


Moradores de Caixa D'água elege nova diretoria

No último dia 19/07(domingo) ocorreu a eleição da Associação dos Moradores de Caixa D'água e do Corrégo do Abacaxi. A eleição iniciou as 7h e transcorreu até as 16h20, sem nenhuma anormalidade em todo o processo eleitoral que venha a prejudicar a eleição tudo transcorrendo normalmente.

A disputa da eleição se deu entre três chapas do campo da esquerda, foi a eleição mais participativa da história da Associação, mostrando cada vez mais que os moradores estão tendo consciência da importância de ter uma associação que defenda o interesse dos moradores.


Após a eleição foi instaurada a mesa apuradora com a presenã do presidente da UNACOMO o Sr.º Marcos Morais, Helder Rocha Tesoureiro da UNACOMO, a Sr.ª Juliana Barbosa voluntária da UNACOMO e representando a comunidade o Sr.º Gilson Braga ex-presidente da Associação, o Sr.º Ricardo Galvão morador da comunidade e o Sr. Hosanildo.


A eleição contou com 1.265 eleitores, sendo deposidadas 1.220 cédulas eleitorais válidas, tendo a chapa 01 com 170 votos, a chapa 02 com 608 e a chapa 03 com 442 votos. Logo após a apuração foi empossada vencedora a chapa 02, emcabeçada pelo Sr.º Iran.








1ª Conferência Livre de Segurança Pública de Olinda


A Conferência realiza em Olinda está pautada na Conferência Nacional de Segurança-CONSEG, onde em Olinda formam abordados 05(cinco) temáticas. O principal desafio desta conferência é o SUSP – Sistema Único de Segurança Pública, com o desafio de demonstrar a população que a segurança pública também é de sua responsabilidade.

O evento aconteceu nos dias 16, 17 e 18/07, no auditório da Academia Santa Gertrudes no Alto da Sé-Olinda/PE.

O objetivo da 1ª CONSEG é definir princípios e diretrizes orientadoras na política nacional de segurança pública com a participação dos agentes de segurança, do poder público e do movimento social. Sabendo que temos como prioridade o trabalho pautado nos direitos humanos e na cultura de paz, rompendo os paradigmas da opressão e violência aos direitos humanos.


A UNACOMO participou ativamente das discussão na conferência, estavam presentes Marcos Morais, Esrom Messias(Tom), Marcos Quirino e Maria Aparecida todos dirigentes da UNACOMO, além de várias lideranças da cidade de Olinda.



"Este é um momento histórico onde se vê o movimento social juntos aos agentes de segurança e as três esferas governamentais discutindo a segurança pública. Em novembro a nossa constituição completará 21 anos e só agora estamos debatendo segurança como um todo." Marcos Morais - Presidente da UNACOMO.


Ao final da Conferência foram eleitas 03(três) princípios e 21(vinte e um) diretrizes para ser encaminhado a 1ª CONSEG.

Olinda ganha policlínica especializada no atendimento de mulheres

Foi inaugurada no dia 17/07(sábado) às 10h, a Policlínica da Mulher, na Av. Getúlio Vargas, no Bairro Novo. A solenidade contou com as presenças do prefeito Renildo Calheiros, da secretária de Saúde de Olinda, Teresa Miranda e representantes de movimentos sociais de mulheres e centros de referência da mulher.

A unidade de saúde de média complexidade contará com uma equipe de profissionais que atenderão as mulheres de forma integral, realizando assistência humanizada. Serão oferecidos serviços especializados como clínica geral, clínica ginecológica, geriatria, urologia, odontologia, gineco-oncologia (tratamento NIC II e III), atenção psicossocial (atendimento individual e em grupo) e atenção obstétrica (pré-natal de alto risco).

O atendimento será feito através de marcação. Segundo a diretora da unidade, Inês de Moura Tenório, metade do atendimento será destinado às mulheres de áreas não cobertas pelo Programa de Saúde na Família, os outros 50%, destinados às mulheres encaminhadas por outras unidades.

Na Policlínica, as pacientes poderão contar com o Programa de Imunização. O espaço terá uma sala de vacinação onde as mulheres receberão gratuitamente vacinas. No Atendimento Laboratorial, que funcionará das 7h às 9h, serão feitas coletas de sangue e outros exames e na Assistência Farmacêutica, haverá distribuição de medicamentos gratuitos às pacientes.

Serviço:

Policlínica da Mulher: Av. Getúlio Vargas, 1059, Bairro Novo – Olinda

Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 7h às 17h

Inauguração: Sexta-feira (17), às 10h

Avenida Presidente Kennedy terá trecho interditado para obras


Obras de requalificação na avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos, vão interditar uma parte da via para tráfego de veículos a partir das 17h deste sábado (18) até às 12h de domingo(19).


A ação será realizada no trecho que começa em frente ao Ciretran e segue até a II Perimetral. Os usuários que vierem pela avenida. Beberibe ou que seguirem no sentido subúrbio/centro deverão desviar pela II Perimetral e pegar a avenida Transamazônica e avenida Antonio da Costa Azevedo.

Para os que vierem no sentido centro/subúrbio o desvio deve ocorrer no sentido inverso, ou seja, pela avenida. Antonio da Costa Azevedo, avenida. Transamazônica e II Perimetral, seguindo o seu percurso normal. Agentes de trânsito da Secretaria de Transportes, Controle Urbano e Ambiental estarão presentes nos pontos de bloqueio.

Com informações da assessoria


http://www.folhape.com.br/

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS

Capacitação em Direitos Humanos - Fortalecendo as Práticas Comunitárias


.A UNACOMO conseguiu captar junto a Casa de Passagem 20(vinte) vagas gratuítas para este curso, para que venha a fortalecer a atuação das lideranças comunitárias. A UNACOMO destinou 10 vagas para a CONAM, tendo como responsável pela distribuição das vagas o Sr.º Ismael dir. estadual da entidade e as outras 10(dez) vagas foram destinadas as lideranças de Olinda.


A capacitação acontece todas as quintas-feiras úteis de cada mês, com inicio às 14h e término às 17h, na sede da Casa de Passagem, a capacitação ocorrerá até o mês de novembro. O objetivo do curso é capacitar as lideranças nas suas atividades, no modo da abordagem, como discutir os direitos humanos, como diminuir a violência sem ser colocado diretamente em risco.


" Esperamos que todos os participantes deste curso possam adiquirir mais conhecimentos e assim melhorar suas qualificações, usando esta grande oportunidade para serem multiplicadores nas suas comunidades" Marcos Morais, presidente da UNACOMO.

Orçamento Participativo

A UNACOMO vem participando das plenárias do Orçamento Pariticipativo, na qualidade de entidade mobilizadora e participativa junto as comunidades de Olinda.
Segundo um breve balanço do Presidente da UNACOMO o Sr.º Marcos Morais a entidade tem tido bastante êxito nas plenárias, tanto na eleição dos delegados quanto na escolha das prioridades eleitas pelo voto da comunidade.
"Estamos sentando duas, três, ou quantas vezes for necessário antes das plenárias para discutir a realidade e as necessidades de cada comunidade, para poder aprovar algo em comum que beneficie toda a comunidade" Marcos Morais.

Eleição em Tabajara


No último dia 12/07(domingo) das 8h as 16 aconteceu a eleição da associação unidos da chã da mangabeira, a disputa se deu entre duas chapas. A UNACOMO no decorrer do processo não identificou nada que pudesse invalidar o processo eleitoral.

Foram depositados 430 votos válidos, sendo 135 votos para a chapa 01 representada pelo Sr.º Pedro Garrido e a Chapa 02 obteve 286 votos sendo representada pelo Sr.º Samuel, onde logo após foi empossado por ter tido maioria dos voltos válidos.