Ao debater sobre problemas existentes em um determinado sistema educacional passamos a penetrar em um mosaíco de gerações, uma vez que, a medida que os valores sociais vão se transformando, a escola passa a ser uma receptora dessas mudanças e automaticamente também tem seus valores transformados. Logicamente que isso não acontece de maneira tão simples, e sim, depende de uma série de conjunturas socias, econômicas, políticas e culturais que refletem na construção de um modelo educacional, interferindo automaticamente nas antigas e novas gerações.

Como podemos ver, uma boa educação interfere em todo o rítmo da sociedade, influencia na economia, no comportamento político, na vida comunitária. É até difícil acreditar que grandes intelectuais de nossa contemporaneidade, foram "filhos" da educação pública brasileira (básica e superior). Os tempos mudaram, valores se transformaram e a escola acompanhou tudo isso, se moldando as novas realidades, envolvendo novas tecnologias em pról de uma educação mais dinâmica e mesmo assim, parece que nada evoluiu. Os índices ainda ficam muito a desejar.
Certo dia, no blog E a Educação? li o seguinte texto:
Quando a Educação Vai Mal, Tudo Vai Mal.

Dudu Nobre.
Não existe espaço em que a educação não influencie diretamente ou indiretamente, uma vez que é de pessoas, seres humanos, atores sociais que estamos nos referindo, quando falamos em um sistema educacional. É a formação cidadã de todos que fazem parte da sociedade. Como sabemos, o Dudu Nobre, não é nenhum educador ou pesquisador sobre o tema, mas afirma de uma forma clara o seu ponto de vista e o quanto é necessário se debater e construir uma educação de qualidade para o Brasil. Não adianta citar Paulo Freire em discursos, textos, projetos e pesquisas, se a mudança ideal ainda não aconteceu.
Bem quem será afetado com tudo isso, sem dúvidas, é a sociedade brasileira, uma vez que, a nossa classe trabalhadora de amanhã será composta pelos nossos estudantes de hoje, que são vítimas de um sistema educacional fraco, omisso, descompromissado e pautado em números e dados. As gerações passam, mas a educação fica.
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