Olinda realiza 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria do Orçamento Participativo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e da Controladoria Geral do Município, realizou a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, nos dias 02 e 03 de março na AESO – Faculdades Integradas Barros Melo.

A 1ª Consocial Olinda teve como tema “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e contou com a participação do professor Michel Zaidan, que proferiu a palestra de abertura sobre Democracia e Aplicação dos Recursos Públicos, contribuindo para orientar os participantes aos trabalhos e a elaboração das propostas programadas para o segundo dia.

A conferência contou com 202 participantes entre eles sociedade civil, público predominante (55,77%), poder público (20,19%), conselhos de políticas públicas (11,54%), observadores e convidados (12,5%) e membros da Comissão Organizadora Municipal/COMU. Significando para a cidade de Olinda um grande passo no crescimento e amadurecimento deste desafio, com a participação ativa da sociedade, na construção de um governo mais democrático.

Foram realizadas reuniões com grupos temáticos, divididos em quatro eixos específicos, onde propostas foram discutidas e votadas democraticamente. Os grupos de trabalhos permitiram que os participantes discutissem, dentro dos seus segmentos e votassem em quatro prioridades por eixo. Estas propostas irão auxiliar a elaboração de um plano estadual e nacional sobre transparência e controle social.

Para o secretário do Orçamento Participativo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Presidente da Conferência, Roberval Veras, “a realização da Consocial em Olinda foi um marco para o município no que se refere à gestão pública transparente e na prática fortalece ainda mais a cidadania e a melhoria da gestão pública municipal”.

O processo de eleição dos delegados escolhidos para representar a cidade de Olinda na Conferência Estadual ocorreu de forma simples e transparente. Os nomes dos candidatos foram organizados em um mural e os cidadãos participantes com direito a voto receberam adesivos para votar.

Foram eleitos um total de 22 delegados representantes da sociedade civil. A relação das diretrizes aprovadas em Olinda serão levadas para as conferências estadual e nacional, que acontecem de 02 a 04 de abril e 18 a 20 de maio, respectivamente. O resultado é um evento que contribuiu, efetivamente, para o engajamento e a participação da sociedade na busca por um país mais democrático, através de propostas de políticas públicas que combatam a corrupção.

Nenhum comentário: