Unacomo Participa da 2ª Conferência Metropolitana de Transportes.


No último dia 29 (sexta) no hotel Jangadeiro, localizado no bairro de Boa Viagem, teve inicio a 2ª Conferência Metropolitana de Transporte de Pernambuco.

A conferência tem como objetivo debater as proposições encaminhadas nas pré-conferências municipais. Porém os delegados(as) do segmento de usuários, ao consultar os conteúdos propostos pelo regimento interno da conferência perceberam logo em seu artigo 1º que a Lei Nº 13.325, responsável pela criação do Consorcio Grande Recife e o Conselho Superior de Transporte da Região Metropolitana de Pernambuco, engessa os segmento de usuários e devido a isso, se colocaram contra às propostas encaminhadas pelo Consorcio. 

Segundo a citada lei, o conselho de transportes teria o seguinte formato, quanto ao número de participantes: 04 usuários, 13 representantes do governo e 02 representantes das concessionária. E diante a falta de paridade, só restou aos usuários e representantes dos movimentos sociais presentes, a aprovação de um documento homologando a suspensão da conferência, até o momento em que o poder executivo elabore uma ementa de modificação da legislação, para assegurar a paridade no número de conselheiros, demanda essa já aprovada na 1ª Conferência de Transportes, ocorrida no ano de 2008.

Não obtendo êxito, neste dia 01 de dezembro (domingo) ficou decidido que a conferência seria suspensa por um todo, sendo eleita ao final da plenária, um representante por município para formar um grupo de trabalho onde serão analisadas as falhas do processo e a recondução da conferência em uma nova data.

Segundo o presidente da UNACOMO/PE, Marcos Morais que esteve a frente desse processo enquanto usuário, foi uma importante batalha travada para garantir a participação efetiva de um conselho que realmente seja representativo e não apenas um conselho que atenda aos interesses que o governo e empresários determinam.











Nenhum comentário: