UNACOMO e SINPRO/PE realizam oficinas de elaboração de projetos sociais para lideranças comunitárias em Olinda.


Visando contribuir para o protagonismo comunitário, a diretoria da União das Associações e Conselho de Moradores de Olinda, junto com o Sindicato dos Professores de Pernambuco realizaram duas oficinas para capacitar lideranças e entidades comunitárias no tocante a elaboração de projetos sociais e captação de recursos. A iniciativa partiu da necessidade de se ampliar esse diálogo junto aos movimentos comunitários da cidade, principalmente no que diz respeito a participação desses atores na organização de projetos locais, potencializando assim a possibilidade de suas iniciativas se tornarem exemplos de experiências positivas capazes de proporcionar aos moradores uma melhor qualidade de vida. 

As oficinas foram pensadas pelo presidente da Unacomo, Marcos Morais, junto com os professores, Wallace Melo que é diretor do Sinpro/PE e Geovania Alexandre que também escreve sobre a temática. Segundo Marcos, a iniciativa está sendo muito elogiada pelas demais entidades e lideranças comunitárias da cidade e esperamos realizar mais oficinas em outros momentos, pois a necessidade de formação e capacitação é algo constante e as entidades que atuam diretamente com as demandas sociais de seus bairro precisam muito desses espaços de aprendizagem para qualificarem suas ações.

As oficinas foram realizadas em dois momentos, o primeiro na Associação de Moradores do bairro de Caixa D´água e a segunda na sede da Unacomo, em Bairro Novo. E no decorrer das aulas foram tratadas temáticas relacionadas ao planejamento das atividades das entidades focando resultados positivos e ações coletivas; elaboração de projetos em diversas áreas; captação de recursos e mobilização de parcerias; prestação de contas e avaliação dos projetos sociais.



Nenhum comentário: