As gestantes que queiram aprender e mesmo resolver futuros problemas no aleitamento materno, que afeta 51% dos recém-nascidos segundo o Ministério da Saúde e a Fiocruz, terão como tirar suas dúvidas e interagir com dinâmicas práticas na palestra gratuita da pesquisadora em aleitamento materno, Juliana Caldas, diretora do SOS Amamentação.
As exposições e treinamentos acontecem na Associação dos Moradores da Vila Popular e de Jardim Brasil I, em Olinda, no próximo sábado (28.03), às 15h.
Uma pesquisa realizada em 2008 e sistematizada em 2010 pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz em 227 municípios brasileiros, com 120.125 crianças, apontou que 87% dos municípios (198) apresentam um índice apenas razoável de amamentação exclusiva, quando algo entre 12% e 49% dos entrevistados declararam realizar a prática.
Na prática, 51% das mães brasileiras abandonam a amamentação antes dos seis meses de vida do lactante. “A substituição da mama por chupetas, bicos, mamadeiras, até o sexto mês de vida do bebê, prejudica de forma muito acentuada a amamentação natural. Até o sexto mês, pelo menos, o ideal é que nada substitua o peito da mãe”, argumenta Juliana Caldas, exemplificando alguns dos maiores causadores de desmame precoce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário