O Ministério da Saúde começou em todo o Brasil, desde o dia 02 de março, a vacinação contra o vírus da HPV em meninas de 9 a 11 anos de idade. O procedimento é feito gratuitamente.
Em Olinda, espera-se vacinar aproximadamente 9.340 adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas da rede pública (municipais e estaduais) e privadas. A vacina contra HPV, vírus responsável pela maior parte dos casos de câncer do colo do útero, é gratuita e também estará disponível durante todo o ano nas Unidades de Saúde.
A menina que já iniciou processo de vacinação no passado, também poderá tomar a dose do grupo de 11 a 13 anos de idade. Outras informações através do telefone do Programa Nacional de Imunização de Olinda (PNI): (81) 3493.2004.
Saúde do Paulista inicia vacinação contra HPV nas escolas do município
No município do Paulista, cerca de 5 mil garotas com idades entre 9 e 11 anos deverão ser vacinadas contra o HPV, mais de 2.200 estão matriculadas nas escolas municipais. É importante lembrar que, seis meses após esta primeira dose, as meninas deverão receber o reforço da vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa. A terceira dose é ministrada cinco anos após a 1ª imunização.
As equipes de saúde também têm participado de reuniões de pais e mestres de colégios da rede particular no Paulista para orientar os responsáveis pelas meninas dentro do público alvo da vacinação. A vacina protege mulheres que não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus HPV, que é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero.
A imunização contra o HPV entrou no calendário vacinal das meninas entre 11 e 13 anos no ano passado. Na ocasião a Secretaria de Saúde do Paulista imunizou cerca de 7 mil garotas, que já devem procurar a segunda dose da vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário