ENTREVISTA: IGOR BELCHIOR E UMA OLINDA PARA TOD@S!

E seguindo o roteiro das nossas entrevistas com lideranças que postulam a possibilidade de uma vaga na câmara de vereadores, conversamos com Igor Belchior, dirigente do PSB, partido que é filiado há quase 20 anos.

Igor é professor, formado em história e conhecido pela sua atuação em diversas frentes, no movimento estudantil, foi diretor da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), no movimento sindical e nas lutas comunitárias, como liderança e presidente da ONG Coletivo Beco Cultural, que atua nas áreas da cultura, educação popular e comunicação comunitária.

Vejamos a entrevista.

1.Como você avalia a gestão municipal de Olinda?

A minha avaliação da atual gestão Municipal, é que durante 4 anos nenhum morador da Cidade vai encontrar uma única se quer "Obra Estruturadora" na Cidade. A gestão Lupércio se resumiu a trocar lâmpadas e cortar mato, e pequenas obras de Manutenção e Limpeza. Estamos falando de uma Cidade de 400 mil habitantes, que tem problemas estruturais de vários anos, e é preciso ter um mixto de experiência administrativa e política, coisa que não se viu nessa gestão. 

A cidade acumula problemas na falta da preservação do patrimônio histórico, ambiental e turístico, além do déficit de planejamento para desenvolvimento econômico e social. Além dissi, temos outra falha grave na gestão Lupércio, a vacância de um canal de interlocução com a população, não existe essa troca ou diálogo, sobretufo nos conselhos de representatividade. Só podemos reprovar essa gestão.

2. Como você avalia o atual trabalho da camara de vereadores?

Sobre avaliação da atual Legislatura da Câmara Municipal de Olinda, eu posso afirmar sem sombra de dúvidas que essa Legislatura 2016-20 é a pior da História da Casa Bernardo Viera de Melo. Dos atuais 17 vereadores, 5 nunca apresentaram um Projeto de lei, inclusive tem vários que nunca discursaram na tribuna, são conhecidos como a bancada do "Sim" e do "Não". O grau de produção de projetos de lei para o Município é horrível, infelizmente tem vereador que não sabe o que está fazendo ali. Se a gente analisar que o poder legislativo é o principal canal de diálogo com o povo, saberíamos que Audiências Públicas são ferramentas importantes para os anseios da população Olindense, esses mecanismos são lendários na CMO.

3. Na condição de um possível pre-candidato ao cargo de vereador, quais seriam os principais eixos de atuação para o seu mandato?

Nossos principais eixos de atuação numa eventual legislatura, seria de primeira ordem uma ruptura com o atual modelo de Democracia Representativa no Legislativo, instalando uma Democracia Participativa, como por exemplo criação de lei onde ao menos uma vez no mês sessão e audiência pública seriam levados para um Bairro da cidade no horário noturno em um equipamento público Municipal, isso faz com que a população não seja apenas representada mais escutada. 

Atuaremos em defesa sobretudo da população de vulnerabilidade social, com leis propositivas em defesa da Mulher, do Negro, LGBTs, dos Beneficiários do Cadunico. Vamos defender uma atuação em defesa da Educação Pública, da Saúde Pública, do Turismo de Patrimônio Histórico como mola do Desenvolvimento Econômico Olindense.

Vamos defender uma instalação de uma ouvidoria parlamentar em defesa do Servidor público Municipal, e dos Movimentos Sociais, Esportivos e Culturais, e também uma criação de uma cooperação das casas Legislativas de Cidades Patrimônios Históricos Culturais da Humanidade. Sobretudo nossa atuação estará em sintonia com as classes populares da Cidade.

Nenhum comentário: