IDEB: UM DESAFIO À EDUCAÇÃO DE OLINDA


Por Wallace Melo Barbosa

Na última semana, todos os municípios puderam ter acesso aos resultados do IDEB, importante índice que mensura o desempenho da aprendizagem nas escolas, das redes públicas (municipal, estadual e federel) e particulares.

A verificação é percebida de forma bienal e observa as últimas turmas do ensino fundamental (anos iniciais e finais) e médio. E diante dos resultados percebidos no Ideb em Olinda, na observância da rede municipal de ensino é possivel construirmos importantes reflexões sobre a política educacional da cidade. Vejamos.

Ainda que crescente, os números aferidos pelo Ideb em Olinda, observando as escolas municipais, exceto nas turmas do 9°ano, não conseguiram chegar na meta estabelecida à cidade.

Em 2017, o resultado do Ideb das turmas do 5° ano das escolas municipais foi 4.5, quando a meta estipulada era de 4.8. Em 2019, chegamos a nota 5.0, mas o estipulado era 5.1. 

Na rede estadual, os números são mais positivos, considerando 2019. Temos um 9° ano com nota 4.4 e o 3° ano/ ensino médio com 4.2, índices superiores as metas estipuladas para as turmas, que foi 4.2 e 4.1, respectivamente. 

Retornando à realidade da rede municipal de Olinda, atribui-se ao aumento das médias,  sobretudo ao trabalho e dedicação dos docentes da rede, esses de fato, merecem nossos agradecimentos, uma vez que, é difícil obter resultados, quando ainda carecem,  de estruturas mínimas para a realização de um trabalho qualificado nas escolas.

Nesse contexto, ao observar tais resultados, podemos perceber alguns desafios à educação municipal. Um primeiro se dá pela necessária politica de valorização docente na rede e um segundo, seria a consolidação de mais recursos investidos nas estruturas das nossas escolas municipais, pois o muito que foi feito, ainda não é o suficiente para conseguirmos chegar aos patamares desejados.

Esperamos que a educação e a rede municipal sejam objetos das plataformas eleitorais daqueles que postulam a chefia do executivo em Olinda. Uma.vez que, o desafio posto, após os resultados do Ideb é, nesse momento, a busca pelo cumprimento das metas. E reconheçamos que não será facil, haja vista a pandemia, a suspensão das aulas presenciais e a debilidade no acesso ao ensino remoto, por parte da maioria do alunado da rede.

O Ideb apontou um desafio à cidade, e precisamos juntos, cobrar aos poderes públicos responsáveis, por uma politica que proporcione o desenvolvimento educacional, sobretudo com  valorização docente e a constituição de uma rede municipal mais estruturada e qualificada, para um efetivo atendimento às familias e esrudantes olindenses.

Para saber mais sobre o Ideb de Olinda, acesse aqui.

Wallace Melo Barbosa é professor e diretor de comunicação da Unacomo.

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