ENTREVISTA: MARCOS QUIRINO, A SERVIÇO DA CULTURA E PELOS BAIRROS DE OLINDA!

Entrevistamos dessa vez, o pré-candidato a vereador, Marcos Quirino. Na ocasião falamos sobre sua trajetória e atuação na cidade, bem como, sobre o atual quadro político de Olinda, tendo em vista as ações institucionais, governo Lupércio e perspectivas para os olindenses. Confira a entrevista.

Um pouco da história de Marcos Quirino

Marcos Quirino atua politicamente em Olinda, desde a sua época juvenil, quando participou do movimento estudantil, nos tempos que era secundarista. Participou também na luta pela valorização da cultura, sobretudo das artes cênicas e dos esportes, quando, na época que fazia parte do Corre, grupo de corredores de rua, deu treinos e organizou competições amadoras de atletismo, no bairro de Rio Doce. Em 1986, Marcos Quirino conseguiu, por meio do apoio dos seus amigos e familiares e patrocínio do Café Beberibe, conseguiu correr na São Silvestre. 

No âmbito do movimento comunitário, Marcos Quirino foi presidente da associação de Chã da Mangabeira, vice-presidente da Unacomo/PE, vice-presidente da Femocohab e conselheiro da Conam. Na luta por políticas culturais, Marcos Quirino foi presidente da TCM Seu Mangabeira, e fez parte da diretoria da Associação Carnavalesca de Olinda e da Associação de Teatro de Olinda.

1. Atualmente, o clima eleitoral vem pautando a maioria das discussões politicas nos municipios, fato esse que provoca a sociedade civil organizada a também fazer o debate sobre a cidade e seus rumos administrativos. Dessa feita, como o seu trabalho, enquanto liderança comunitária, pode trazer subsídios para se pensar sobre Olinda?

Penso que a principal pauta da política local e nacional, mais do que nunca é a questao econômica e a agenda produtiva posta ao país. Sabemos que a crise que estamos vivendo foi, de fato, maximizada pela pandemia, que trouxe mais sofrimento, angústia, dor e outros problemas, principalmente para a população mais pobre. 

No entanto, até o momento, o que foi apresentado como plataforma econômica para o país,  além de não conseguir apontar o Brasil para um desenvolvimento, vem contribuindo para o desmonte do estado, aumento da dependência ao capital estrangeiro e ataques aos direitos conquistados pelo povo.

O desemprego e a desvalorização dos trabalhadores não está sendo superado, pelo contrário, hoje, nossa maior luta é pela manutenção de tudo que conquistamos, e isso é ruim para um país, mostra que as perspectivas são de retrocesso e não de avanço. 

Por isso que hoje, nossa pauta deve ser, amplamente econômica, que busquemos assim, apontar rumos melhores ao povo. No caso de Olinda, percebendo essa discussão, avalio positivamente a construção de uma agenda municipal que gere emprego e renda, de forma descentralizada, em todos os nossos bairros, por exemplo. Isso trás dignidade e esperança à população. 

2. Como você avalia a gestão municipal de Olinda?

Nesses qutro anos de governo do professor Lupercio, avalio por meio de dois momentos. O primeiro, temos um biênio administrativo com uma desenvoltura razoável. Porém, de 2019 pra cá, infelizmente, por algum motivo, o prefeito se perdeu em sua administração. 

Lupércio não vem conseguindo responder aos problemas da cidade. A exemplo das áreas de morros e nos altos de Olinda. Fazia muito tempo que não tinhamos registros de óbitos por deslizamento de barreiras, e infelizmente tivemos nessa atual gestão,  e por falta de políticas focalizadas nesses locais.

No que diz respeito a pandemia, a gestão não conseguiu fazer o devido enfrentamento, e isso trouxe e ainda causa sofrimento em nosso povo, que diga-se de passagem, não vem sido escutado pelo gestor municipal.

3. Como você avalia o atual trabalho da camara de vereadores?

Em relação aos vereadores, em sua maioria vejo muita omissão do  poder legislativo, fato qur implica descredibilidade pela população. Carece em nossa Câmara, um trabalho de fiscalização mais efetivo e com discussões mais democratizadas.

Hoje, em vésperas eleitorais, o que mais vemos, como ação efetiva dos nossos legisladores, infelizmente são práticas que não condizem com as prerrogativas da casa. Em linhas gerais, os trabalhos prestados pelos nossos vereadores resumem-se a capitação de mato, pintura de meio fio, doação de bolas e uniformes para os times de várzea, distribuição de cestas básicas e sopão, limpeza de canal etc. E o pior é que essas condutas vem "contaminando" até outros pré-candidatos. Isso confunde e deseduca a população, quanto ao real trabalho de um parlamentar no município. 

4. E na condição de um possível pre-candidato ao cargo de vereador, quais seriam os principais eixos de atuação para o seu mandato?

Educação e cultura terão uma atenção maior em um mandato. Além disso, tenho a preocupação com a criação de políticas focalizadas em nossos bairros, morros, altos e alagados, visando a geração de emprego, renda e aumento da qualidade de vida, sobretudo das famílias que mais precisam. 

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Marcos Quirino! Olinda precisa avancar e sair da mesmisse. Ja chega de politica velha, agora é renovar para avançar.

Unknown disse...

Parabéns 👏🎉💐🎇

Ângelo disse...

Parabéns Quirino.continue lutando por uma política diferente,exclusivamente em pró da sociedade

Alan casado disse...

Muito bem quirino temos mesmo que lutar pelo que cosiquimos e preservacao que falta com tanta coisa que esta abandonada e esquecida

Unknown disse...

Parabéns que o senhor conquiste mais essa luta que Deus possa tá te abençoando sempre para que o senhor possa tá fazendo melhorias sempre torsso muito por você pois te desejo toda sorte do mundo seja sempre essa pessoa maravilhosa sempre de cabeça erguida

Unknown disse...

As suas ideias são boas Marcos Quirino em focar na educação,cultura,desemprego e melhores condições de vida. Vc merece vitórias pq é um guerreiro. Pude ler a sua história desde jovem correndo atrás dos objetivos comunitários e pessoais.
Parabéns! Vitórias!