ENTREVISTA: POR OLINDA, ELES ESTÃO JUNTOS PELA CULTURA


Conversamos nessa semana com o coletivo Juntos Pela Cultura, que se apresenta, dentro desse contexto eleitoral, como uma possível alternativa para um mandato compartilhado  na câmara de vereadores. 

Na ocasião, falamos sobre a realidade do município, bem como a principal bandeira de atuação do grupo, a cultura. Vejamos a entrevista.

1. Inicialmente, quem faz parte do coletivo Juntos Pela Cultura e como se estabeleceu a ideia dessa união?

O nosso coletivo, surgiu da idéia do radialista e empreendedor cultural, Evandir Pedrosa. Que princípio séria candidato a vereador de nossa cidade. Com suas andanças e conversando com pessoas do segmento da cultura, achou por bem deixar de lado seu projeto pessoal e começou a idealizar o coletivo. 

Antônio Lindeberg, foi o nome escolhido para ser filiado ao PSB, partido escolhido pelo grupo que é formado por produtores, radialistas, quadrilheiros, forrozeiros, escritores e sempre chegando mais um.

2. Como o coletivo avalia a gestão municipal de Olinda, principalmente no que diz respeito às políticas e equipamentos culturais? 

 A nossa avaliação é tão negativa que por isso surgiu o nosso coletivo. A falta de apoio e de incentivo é transparente. Falta uma política cultural que abrace nossas necessidades, que a cultura fosse ouvida. Temos alguns equipamentos culturais, mais não podemos usar como o Mercado Eufrasio, o Mercado da Ribeira, o Clube Atlântico. Alguns estão estão há anos fechados para reforma como o Cine Olinda. É preciso querer, colocar na pasta da cultura, alguém de nosso meio e que seja comprometido em fazer o melhor para a cadeia produtiva da cultura.

3. Como você avalia o atual trabalho da camara de vereadores? 

Infelizmente, os legisladores de nossa cidade, legislam em causas próprias. Eles terminam uma eleição e já começam planejar seus mapas eleitoral para a próxima. Não temos conhecimentos de um projeto interessante para a cidade e muito menos para a cultura. Os nossos legisladores, não sabem onde existem pontos de Cultura em nosso município. É chegado a hora da sociedade começar a cobrar às necessidades que a cidade precisa, como estamos aqui fazendo nossa parte como formadores da cultura.

4. Na condição de uma possível pre-candidatura coletiva à camara de vereadores, quais seriam os principais eixos de atuação desse mandato?

O nosso mandato, será 100% voltado a educação cultural, ao fortalecimento da cultura em geral. Temos um projeto para o empreendedorismo da cultura, onde vamos trabalhar em formato de cooperativas, capacitar e requalificação e principalmente criação de Leis em benefícios de nossa cultura e de toda cadeia produtiva cultural.

Um comentário:

Unknown disse...

É isso aí, parabéns pela iniciativa. Olinda está precisando mesmo de um mandato que olhe pela cultura em nossa cidade. Parabéns.