POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO CENSURA A TROÇA CARNAVALESCA EMPATANDO TUA VISTA


Em tempos de crise na Segurança Pública de Pernambuco, falta de consenso entre a categoria dos Policiais Militares e o Governo do Estado, em pleno Galo da Madrugada que estava esvaziado em relação a anos anteriores, provavelmente como efeito da falta de segurança efetiva, a Polícia Militar se ocupa em monitorar, perseguir e censurar a Troça Carnavalesca Mista Público Privada Empatando Tua Vista.
A Troça Empatando está em seu quarto ano de existência onde por 3 anos seguidos sai no Galo da Madrugada. Ou ao menos tenta, no ano passado (2016) a censura foi feita pela DIRCON que queria apreender nosso material alegando que não tínhamos autorização pra usar nossas fantasias (?), depois de muito confusão que está registrada e de algumas torres quebradas conseguimos sair.
Em 2017, mesmo mudando o local de concentração e organização, fomos surpreendidos por uma viatura da Polícia Militar na frente do prédio onde estávamos montando nossas fantasias para sair. Inicialmente os policiais alegaram uma denúncia anônima e que precisariam revistar o carro que estávamos utilizando como apoio.

Estranhamos a revista, mas seguiram e fomos acompanhando a ação de perto. Ao término da revista, o Major que chefiava a operação ligou para alguém que não sabemos quem é ainda informando que não tinha nenhum material suspeito no carro. Seguimos montando nossas fantasias e até conversando com os outros policiais sobre a situação da negociação entre a PM e governo, quando achávamos que estava tudo resolvido, nos organizamos para sair e o Major alegou que nós poderíamos sair mas as nossas fantasias e o estandarte da Troça seria apreendido por falta de alvará (?). Alegamos que tínhamos passado por isso no ano anterior com a DIRCON , que não somos bloco de carnaval ( e sim, Troça) e que não tinha nenhuma base legal pra ação.
Enquanto isso, tentamos guardar alguns torres dentro do prédio por segurança, a Polícia Militar ARBITRARIAMENTE adentrou o PROPRIEDADE PRIVADA e confiscou parte do material à força, empurrando e machucando uma moradora que indignada com a ação ditatorial tentava resgatar algumas torres. Na ação realizada pelos militares, todos encontravam-se sem as devidas identificações. Estranhamente as primeiras peças confiscadas foram as máscaras de Geraldo Júlio e Paulo Câmara que utilizamos como crítica política e satírica ao estilo de governo dos dois na cidade, e não só dos dois, diga-se de passagem, no ano passado saímos com as imagens dos 3 últimos prefeitos. Seguindo com relato, levaram uma parte do material e informaram que teríamos que buscar na DIRCON.
Na tentativa de não perder nosso dia de carnaval, resolvemos sair com as torres restantes e o estandarte. No meio do caminho, a mesma viatura que passou a nos monitorar, tomou à força nosso material, puxando bruscamente nossas fantasias das nossas mãos (machucando nossos dedos, inclusive) e enfiando na viatura sem nenhum cuidado com o material. Enquanto postávamos os registros da arbitrariedade, na viatura os policiais nos observavam de longe e falavam ao telefone. Fomos à ouvidoria da Secretaria de Defesa Social prestar queixar contra os policiais e fomos orientados a ir na Corregedoria. E assim fomos, abrimos um processo formal de denúncia e estamos recolhendo todas as provas possíveis das ações do ano passado e desse ano para que o Estado responda pela ação ilegal.
Saímos, mesmo sem o material, no Galo da Madrugada e em Olinda. Não vão nos calar NUNCA! Vergonhosa a atitude da Polícia Militar em 2017 e da DIRCON em 2016. Todos serão devidamente responsabilizados. Não toleramos ações ditatoriais!
CENSURA NUNCA MAIS!
Seguiremos Empatando!








Nenhum comentário: