Recicle sua TV velha

Por que reciclar tvs de tubo?

Todos os anos, cerca de 1,4 milhão de toneladas de aparelhos eletrônicos são descartados no Brasil, de acordo com um relatório da ONU. São 155 mil caminhões de lixo completamente carregados de equipamentos antigos que levarão centenas, até milhares, de anos para serem absorvidos pela natureza.

Isso acontece porque, em muitos casos, o conserto desses equipamentos, como computadores e televisores antigos, pode custar tão caro quanto um aparelho novo. E o que acontece com o equipamento antigo? Vai para o lixo!

O problema é que os tubos dos televisores e monitores são cheios de peças de plástico e elementos químicos extremamente poluentes. Você já deve ter ouvido falar em chumbo e mercúrio. São metais que podem deixar adultos e crianças doentes se entrarem em contato com a pele. Mas já ouviu falar de cádmio e berílio? Também são metais e também podem provocar doenças, além de contaminar o solo se forem descartados no lixo comum.

O que você acha de ajudar o planeta?

É muito simples. Basta pesquisar um ponto de coleta de eletrônicos na sua cidade. Sua velha TV será reciclada e seus componentes corretamente destinados, sem prejudicar o meio ambiente e as pessoas.


Nenhum comentário: