Reunião para tratar de segurança Pública em Olinda

A Secretaria de Segurança Urbana sediou reunião nesta manhã (15) com representantes da União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda e Pernambuco, com a finalidade de discutir a implantação de ações voltadas para inserir a população no diagnóstico das causas da insegurança e como a participação popular poderá colaborar no combate a violência e a criminalidade.

Estiveram presentes à reunião o presidente da UNACOMO/PE, Marcos Morais, o diretor Pedro Paulo, o Secretário Executivo da Guarda Municipal de Olinda, Odin Neves, o Assessor Técnico Jorge Maurício, o Chefe do Departamento de Articulação e Gestão da GMO, Guarda Fabiano Santos e o Secretário de Segurança Urbana, Coronel Pereira Neto.

O Cel. Pereira Neto fez uma explanação acerca da necessidade de uma maior interação da Secretaria de Segurança Urbana com as entidades representativas da sociedade, com os órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social, como as polícias militar e civil, além do Disque-Denúncia. “É preciso que esse diálogo permanente seja uma via de mão dupla e que possamos ouvir a sociedade, através de seus representantes, e que o poder público possa dar respostas satisfatórias às demandas por segurança”.

Marcos Morais foi enfático ao afirmar que existe um vácuo na comunicação com os órgãos de segurança pública e que muitas vezes esse contato se dá num momento crucial, através do 190. “O estreitamento das relações com a Secretaria de Segurança Urbana, com os comandos das Polícias e a participação de outros órgãos, é muito importante para enfrentarmos os problemas da violência.”

A próxima semana será realizada uma nova reunião com os Comandantes militares que têm responsabilidade territorial no município de Olinda e quando será definido o formato como se processará essa interação, do poder público com as organizações sociais.

Nenhum comentário: