SEGUNDAS DIDÁTICAS

A redação do ENEM: Quais são as competências?

Os corretores atribuem uma nota (0 a 200) para cada uma das competências a seguir, totalizando uma pontuação de até 1000 pontos:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Ortografia, concordância, regência, acentuação gráfica, estrutura da frase, etc. são itens cobrados nessa competência.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Essa competência diz respeito ao atendimento ao gênero dissertativo-argumentativo. Além disso, o corretor avalia se seu texto desenvolveu o tema adequadamente, sem trechos ou se limitar às ideias dos textos de base.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Os argumentos são fatos, acontecimentos, ideias, informações em geral que comprovam sua tese, seu ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. A ligação e a organização entre as ideias e partes do texto são itens avaliados.

Competência 5: Elaborar a proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Não se deve deixar de apresentar a solução, pois 200 pontos a menos é algo a se considerar.


É isso, jovens, até a próxima postagem.
Não esqueçam de visitar: facebook.com/minhalinguaeeu

Nenhum comentário: