Em Paulista, Supermercados serão obrigados a coletar garrafas pet

A Câmara Municipal de Paulista, aprovou o projeto de lei, que foi sancionado pelo Prefeito Junior Matuto, que obriga os hipermercados e supermercados a implantar ponto de entrega voluntária de garrafas pet.

“Esse material representa grande volume nos lixões e aterros sanitários. Centenas de toneladas dessas embalagens são produzidas no País todos os anos, sendo que quase a metade é descartada na natureza”, frisou.

Por isso, justifica ele, a necessidade da criação deste projeto. “A ideia é evitar esse despejo irregular, dando uma destinação adequada às garrafas pet. Com a estrutura adequada, é possível disseminar a cultura da redução do consumo deste produto e também o reaproveitamento das embalagens na sociedade”, destacou Nildo

Segundo o projeto, as garrafas pet recebidas através da entrega voluntária deverão ser encaminhadas a órgãos, ONGs, cooperativas, associações e outras instituições que possam dar o tratamento de reutilização e reciclagem apropriado. Os hipermercados e supermercados deverão implantar os coletores em local acessível e de fácil visualização. 

Nenhum comentário: