Lei obriga escolas a exibirem filmes nacionais mensalmente

As escolas de todo o país são obrigadas a exibir filmes de produção nacional, no mínimo, duas horas por mês. A medida foi publicada (27/06) no Diário Oficial da União.

Assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, José Henrique Paim a lei modifica o texto das diretrizes básicas da educação do país, para incluir a exibição dos filmes nacionais como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica das escolas.

A Lei 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação do país, já prevê, entre outros pontos que a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular, assim como o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais. A lei ainda estabelece como obrigatório, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

 Apesar da cinematografia brasileira não ser tão vista como poderia ser, temos muitos filmes e documentários muito importantes que contam a história política do nosso país, acontecimento importantes, filmes que tratam da vida dos nossos artistas musicais que encantaram o nosso país com suas canções, filmes importantes que marcaram época, comédias, entre outros.

Podemos citar filmes como: Pixote; Gonzaga; Olga; Dona Flor e seus dois maridos; O auto da compadecida; Macunaíma; Mazzaropi; Cidade de Deus; Cazuza; Central do Brasil; O Palhaço;Tapete vermelho. 

Paralelo há isso o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking de download de filmes, sendo em sua maioria estrangeiros. essa lei pode ajudar na educação de nossos jovens, os filmes estrangeiros tratam muito de ficção, temos que valorizar a nossa cultura. 

Em Olinda existia o Cinema na praça, onde eram reproduzidos filmes e documentários nacionais nas praças de nossa cidade, precisamos recuperar essas ações, temos que promover a cultura não só nas escolas, mais nas ruas e nas praças.

Marcos Morais
Presidente da UNACOMO/PE

Nenhum comentário: