Passe Livre é aprovado pela Câmara de Vereadores do Recife

Noventa dias após a sanção da Lei pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o passe livre para os 14 mil alunos que estão matriculado no 6º ao 9º ano da rede municipal deve começar a funcionar. A promessa é do secretário de Educação, Jorge Vieira, que adiantou que a sanção deve ocorrer em no máximo duas semanas. A Câmara de Vereadores aprovou o projeto nessa quarta (02/06).

“A lei vem para sanção do prefeito. Acho que nos próximos 15 dias deve acontecer isso. A partir de então, no prazo de no máximo 90 dias, a gente publica regulamento, assina contrato, emite cartões e os estudantes estarão utilizando os seus passes livres”, afirmou.

A criação do passe livre era uma das promessas de campanha de Geraldo. Após a sanção, a PCR irá assinar um contrato com a Urbana-PE e publicar o regulamento de funcionamento do sistema, além de emitir os cartões, que serão recarregáveis nos próprios ônibus.

O PL n°15/2014 foi enviado no dia 20 de maio para Casa José Mariano e recebeu o voto da maioria absoluta. A reunião foi acompanhada por integrantes de movimentos sociais que protestaram, no ano passado, pela implantação do passe livre. Posteriormente, o projeto deverá ser sancionado pelo prefeito Geraldo Julio. De acordo com a proposta, os estudantes terão direito a 70 passagens mensais no valor do Anel A (R$ 2,15).

A implantação do passe livre está orçada em mais de R$ 1 milhão. Ele vai beneficiar estudantes de 36 escolas públicas municipais. Inicialmente, seriam permitidas 44 viagens por mês, mas o número foi ampliado para 60 por determinação do prefeito.

Nenhum comentário: