Justiça Reintegra Professora após Demissão e Prática Anti-sindical


No dia 29 de julho, por decisão judicial proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho - TRT 6ª Região, a professora Ana Carolina de Albuquerque teve sua reintegração de emprego garantida pela justiça, após ter sido ilegalmente demitida do Colégio Marista São Luiz (UNBEC), localizado no Recife.

A professora Ana Carolina é dirigente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (Fitee), e por cumprir seu mandato sindical, foi perseguida pela instituição que trabalha ao ponto de ser demitida no final de 2013. Conhecida pelos colegas por participar das assembleias e das greves promovidas pelo Sinpro/PE, a professora Carol, como é conhecida, se tornou mais um alvo das perseguições e das práticas anti-sindicais promovidas pelos diretores das escolas privadas no estado.

Mas após ingressar em uma disputa jurídica, o Sinpro-Pernambuco junto à Fitee conseguiram, em virtude de estabilidade sindical, garantir o retorno da professora Carol ao seu posto de trabalho. Ou seja, a justiça foi feita em nome da categoria e também representou um ganho relevante para o sindicalismo classista, principalmente no que diz respeito as suas históricas prerrogativas de mobilizar os trabalhadores para garantir e ampliar os direitos, como também de combater a precarização e a exploração do trabalho. 

Fonte: Sinpro Pernambuco

9° CONGRESSO DA UNACOMO/PE


Súmula do TST garante pagamento das férias em dobro ao trabalhador.


Por Wallace Melo - CTB/PE

No mês de maio, o Tribunal Superior do Trabalho, através da Resolução nº 194, converteu a orientação jurisprudencial nº 386 da SBDI-1(Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho) na súmula de número 450. De acordo com o diploma legal, as férias remuneradas que forem pagas fora do prazo estipulado pela legislação trabalhista, deverão ser pagas em dobro, assim como o terço constitucional. 

Ou seja, cabe ao empregador fazer o pagamento das férias em até dois dias antes do início do descanso remunerado do empregado, no contrário, terá que pagar os valores em dobro. A natureza jurídica da Súmula está nos artigos 137 e 145 da CLT, dessa forma, vigorou o famoso princípio do direito civil que trata do mal pagador – quem paga mal, paga duas vezes – mesmo o trabalhador gozando suas férias no período correto.

 SÚMULA Nº 450. FÉRIAS. GOZO NA ÉPOCA PRÓPRIA. PAGAMENTO FORA DO PRAZO. DOBRA DEVIDA. ARTS. 137 E 145 DA CLT. (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 386 da SBDI-1)

É devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, com base no art. 137 da CLT, quando, ainda que gozadas na época própria, o empregador tenha descumprido o prazo previsto no art. 145 do mesmo diploma legal.

DEFESA DO CONSUMIDOR


Dia Estadual do Maracatu


Educação Popular em Saúde


SENAC abre 530 vagas para cursos gratuitos em Igarassu

Inscrições vão até 1° de agosto para cursos de inglês, cuidador infantil, auxiliar administrativo, entre outros.

O município de Igarassu localizado na Regional Mata Norte receberá 20 cursos gratuitos oferecidos pelo Senac através do Projeto Novos Talentos, ação realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Igarassu através da Secretaria de Educação do município. As oportunidades são para os cursos de Inglês Básico, Auxiliar Administrativo, Operador de Caixa, Recepcionista em Serviços de Saúde, Cuidador de Idosos, Porteiro e Vigia, Monitor de Recreação, Operador de Supermercado, Cuidador Infantil e Agente de Informações Turísticas, totalizando 530 vagas.

Os interessados devem se inscrever previamente no site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego (STQE) (http://www.stqe.pe.gov.br/) entre os dias 28/7 e 1/8. Após a pré-inscrição, os candidatos devem se matricular presencialmente nos dias 5 e 6/8 no Senac Paulista, localizado na Av. Vice Prefeito José Rodrigues Costa Filho, nº 30, Jardim Paulista - Paulista/PE. Já a pré-inscrição para o curso de Auxiliar Administrativo, com aulas iniciando no dia 8/9, devem ser feitas entres os dias 18/8 a 22/8/2014 e a matrícula deve ser feita nos dias 2 e 3/9, também no Senac Paulista.

9° CONGRESSO DA UNACOMO/PE


Cursos gratuitos de qualificação profissional são oferecidos em Olinda

Foram iniciadas nesta quarta-feira (23) e seguem até 31 de julho, as inscrições para os cursos de Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Recursos Humanos. Serão oferecidas 20 vagas por turma e os interessados devem se inscrever, gratuitamente, na sede da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, localizada na Avenida da Liberdade, no Carmo, no horário das 9h às 13h.
A iniciativa, que visa o incentivo à qualificação profissional da população é uma realização da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, em parceria com a Secretaria de Educação do município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 13 de agosto e serão ministradas na Escola Municipal Dona Brites de Albuquerque, localizada na Rua Cleto Campelo, em Bairro Novo. Os cursos acontecerão de segunda a sexta nos horários da manhã (Auxiliar Administrativo), tarde (Recepcionista) e noite (Camareira, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Recursos Humanos).

Os candidatos precisam ter o Ensino Médio completo e devem estar portando no ato da inscrição, cópias do RG, CPF, ficha 19 (certificado) e comprovante de residência.

Período de inscrição: 23 a 31 de julho de 2014
Local de inscrição: Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia
Endereço: Avenida Liberdade, 68, Carmo, Olinda ( ao lado da Biblioteca Pública)
Horário: 9h às 13h

Ato em Solidariedade


SEGUNDAS DIDÁTICAS

Questão do Enem para treinar.


Desde a primeira prova do Enem já realizada, o tema da variação linguística está sempre presente. A variação geográfica (como nesta questão), a social, a situacional, a mudança histórica, a gíria, o jargão - sempre dão um jeito de fazer uma participação especial na prova. Pois bem, nesta questão, fala-se sobre diferenças que há entre o português do Brasil e o de Portugal. É uma questão de nível fácil, mas muitos candidatos erram questões assim por não lerem com a devida atenção. E então, qual seria a resposta?!

Prof. Diogo Xavier


Comunidade do Alto da Conquista recebe Projeto Energia com Cidadania

Celpe irá realiza pré-inscrição de clientes para a substituição de 250 refrigeradores e distribuição de lâmpadas fluorescentes compactas

O Projeto Energia com Cidadania, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), está, até o dia 1º de agosto, oferecendo um mutirão de serviços aos moradores da comunidade do Alto da Conquista, em Olinda. A concessionária, em parceria com Prefeitura de Olinda, Defensoria Pública e Governo do Estado, oferecerá serviços como documentação de divórcios, pensão alimentícia, retificação de registro, investigação de paternidade, segunda via de registro, habilitação para casamento, emissão de carteira de identidade e de trabalho, inscrição no Bolsa Família, cadastro NIS, Consultas de Clínica Médica, aferição de pressão e palestras, entre outros.

Toda estrutura está montada na Praça da Academia da Cidade, na Rua da Tijuca, s/nº, próximo ao terminal de ônibus da comunidade. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Os serviços da Defensoria Pública serão oferecidos no sábado (26), das 8h às 12h. A finalidade é facilitar o acesso da população aos serviços, sem a necessidade de deslocamento para cada uma das instituições envolvidas.

A Celpe está oferecendo a pré-inscrição para a substituição de 250 refrigeradores por meio do Programa Nova Geladeira, do Programa de Eficiência Energética da Aneel. Os primeiros 80 inscritos, cuja inscrição seja validada, receberão o equipamento no próprio local da ação, na última sexta-feira do evento (01/08). A concessionária ainda fará a doação de 2 mil lâmpadas fluorescentes aos clientes que realizarem serviços durante o evento, sendo uma unidade por serviço realizado com cada parceiro, limitado a três por cliente.

Uma equipe estará à disposição para realizar os atendimentos comerciais da Celpe no local. Os consumidores terão praticamente todos os serviços disponíveis de uma agência convencional no caminhão do projeto, que está estacionado no endereço indicado. Com a finalidade educacional, serão realizadas palestras sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica e sobre a inscrição e os benefícios da tarifa social de energia elétrica.

Os moradores da comunidade também receberão visita dos agentes da Celpe que levarão os serviços comerciais da empresa, dentre eles, o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, orientação e entrega de cartilhas com foco educativo sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica, além da divulgação dos demais serviços oferecidos no endereço citado acima.

Nas sextas-feiras (25/07 e 01/08), o caminhão do Projeto Vale Luz estará no local para realizar inscrição no projeto, tirar dúvidas dos moradores e receber resíduos sólidos em troca de desconto na conta de energia elétrica.

Os resíduos sólidos (materiais) recebidos são garrafas Pet, catemba, engradado, papel folha ou filme, papelão, papel branco, papel colorido, jornal, embalagens tetra pak e latas de alumínio. Eles devem estar secos e limpos, além de separados por material para serem recebidos para pesagem no caminhão do Vale Luz que estará nos dias agendados da ação.

GREVE DOS RODOVIÁRIOS

TRT determina que 100% dos motoristas trabalhem nos horários de pico da manhã e da noite

Na prática, pouco deverá valer, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT) acaba de determinar que, nos horários de pico, o transporte público de passageiros por ônibus seja garantido na Região Metropolitana do Recife na próxima segunda-feira, quando está programado o início da greve dos motoristas, cobradores e fiscais de ônibus. O TRT determinou, por liminar, que 100% dos rodoviários (motoristas, cobradores e fiscais) prestem serviço das 6h às 9h e das 16h às 20h. Nos demais horários, o chamado fora-pico, apenas 50% dos empregados necessitam estar em serviço.

E mais: que os grevistas estão proibidos de promover atos que “violem ou constranjam direitos e garantias dos trabalhadores que queiram permanecer em atividade”. A decisão foi divulgada pelo Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco. Nos bastidores, como sempre acontece nas greves dos rodoviários, o setor empresarial já está convocando seus motoristas reservas para colocar a frota nas ruas na próxima segunda-feira. Geralmente, além da lista de espera de motoristas e cobradores que as empresas possuem, as garagens amanhecem “abarrotadas” de motoristas desempregados, interessados nas vagas dos grevistas.

ESTRATÉGIA

Nos bastidores, a informação é de que os rodoviários, comandados por uma nova e disposta diretoria, depois de 30 anos sob o domínio de Patrício Magalhães, vai fazer uso da mesma estratégia adotada em manifestações do ano passado, quando a liderança era de Aldo Lima (que não se candidatou à presidência do sindicato por não ser motorista de ônibus): sair com os ônibus das garagens e pará-los nas ruas, de preferência nos principais corredores da cidade. Atitude que vai transformar o trânsito numa grande confusão

INFORMES DA MESA DA ÚLTIMA NEGOCIAÇÃO DE 24/07/14

Os patrões disseram de novo que só pagam 5% no Salário e no Ticket. Ainda lembraram que com esse aumento será criado um de banco de horas e que a jornada de trabalho vai aumentar. Como protesto os representantes da categoria entregaram a Bandeira (presidente da Urbana-PE) um envelope com R$ 5,70 e o desafiou a se alimentar com o que ele paga aos trabalhadores.

Os patrões e o governo estão desafiando os rodoviários, porque 5% é desaforo não é aumento. Vamos mostrar a força que nós temos. A gente deu oportunidades, agimos conforme manda a lei, mas essa é a prova que desde o início eles não querem negociar. Vamos ter que pressionar!

Os rodoviários realizaram panfletagem de uma Carta Aberta à população na Praça do Diario, Explicando a população os motivos da greve e mostrar que os transtornos que acontecerem vai ser culpa dos donos de empresas e dos governos. 

5% é desaforo, não tem arrego!
A partir da ZERO de segunda-feira, dia 28 de julho: É GREVE!

FAÇA PARTE DESTA LUTA VOCÊ TAMBÉM


A UNACOMO/PE, convida todas as suas filiadas para realizarem a atualização de cadastros conforme a nova ficha de filiação e convida todas as entidades do estado de Pernambuco que ainda não são filiadas a UNACOMO/PE, que venham filiar-se.

Próximo ano haverá Congresso da UNACOMO/PE, queremos ampliar ainda mais as filiações de entidades em todo o estado, já estamos atingindo a algumas entidades no interior do estado, isso é muto importante pois mostra o fortalecimento da entidade que teve seu berço a cidade de Olinda e hoje atende a diversos municípios.

Nossa proposta de atingir o a nível estadual, surgiu depois de algumas solicitações de entidades que a princípio eram da cidade do Paulista, Igarassu e Recife, que sempre estavam solicitando nossa presença em reuniões desde fundações a reorganizações das entidades.

Hoje o movimento social tem um papel muito importante na vida orgânica de nossas cidades é preciso se fortalecer para garantir seus direitos e assim cumprir com seus deveres.

Estamos aguardando ansiosos essa nova campanha de filiação, quer conhecer mais sobre a UNACOMO/PE?

União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda(UNACOMO), Fundada em 03 de Maio de 1988, é uma entidade sem fins lucrativos, foi fundada através de mobilizações de outras entidades de Olinda com a finalidade de aglutinar forças entre as associações e conselhos de moradores, assim dando maior respaldo as lutas vivenciadas pelas entidades a frente dos governos. 

No nosso último congresso foi aprovado a área de abrangência de nossa entidade passando a ser União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda e Pernambuco(UNACOMO/PE)

Desenvolvemos importantes projetos em parceria com vários órgãos, um dos principais foi o programa segundo tempo do ministério do esporte.

União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda e Pernambuco(UNACOMO/PE), com sede a Av. Carlos de Lima Cavalcante, 720, Bairro Novo-Olinda/PE, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem dentre seus objetivos agregar entidades dos movimentos comunitários e sociais, no intuito de atribuir valores e fortalecer os movimentos sociais na luta por políticas públicas justas e com qualidade para o povo. Buscando sempre os objetivos comuns no atendimento às suas entidades filiadas no estado, a UNACOMO/PE vem desenvolveu projetos nas comunidades, como, por exemplo, projetos de parceria dos quais participaram a UNACOMO/PE, Comunidades e Prefeitura de Olinda, em que foram executadas drenagens nas comunidades de Olinda; Programa Segundo Tempo, do governo federal em parceria com a UNACOMO/PE  que atendeu a 10.000 crianças; XI Natal sem Fome, na comunidade de Jardim Fragoso; Curso de Capacitação de Liderança Comunitária; Ciclo de debates na TV Nova Nordeste; Projovem Trabalhador; Curso de Juventude, Política e Desenvonvimento Social; Práticas de Seleções; Acompanhamento jurídico e realização de eleições às entidades filiadas, etc.

A UNACOMO/PE tem como objetivo a luta pela igualdade étnico racial, pelo meio ambiente, por habitação, trabalho e renda, pela promoção da criança, adolescente, mulher e idoso, pela liberdade de expressão, sexo e religião. Participamos do Conselho de Desenvolvimento Urbano, Conselho de Saúde, de Meio Ambiente, do Orçamento Participativo e o Conselho Curador da FUNESO. Enfim participamos da vida ativa do nosso estado.

Como Baixar a Ficha? ao clicar aqui você irá visualizar como abrirá a página e onde você deve clicar para baixar. Agora é só baixar.

Baixe a ficha de filiação.



Posse dos novos conselheiros do CMASO


Campanha contra a violência


Audiência Pública sobre a CELPE


Programa de Parceria


Projeto Segundo Tempo


Eleições nas comunidades


Campanha de combate as drogas


Trote Legal parceria entre UNACOMO/PE, Prefeitura de Olinda e DCE da FUNESO


Ciclo de Debates sobre as eleições na TV Nova Nordeste


Oficina Práticas de Seleções na Assoc. Mor. de Salgadinho


Ciclo de Debates na TV Nova Nordeste - Juventude


8° Congresso da UNACOMO/PE no Colégio Santa Emília


Projovem Trabalhador


Reunião da Diretoria da UNACOMO/PE


Campanha Moradia Digna


Projeto Política, Juventude e Desenvolvimento Social, realizado na Casa de Passagem


Conferência das Cidades


Reunião sobre o Terminal Integrado de Xambá na Escola Nova Olinda


Ato em Jardim Fragoso


Campanha de Combate a Intolerância Religiosa com o Ministério Público



Regras para criar municípios voltam ao Senado

Aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto que regulamenta a criação de municípios (PLS 104/2014 — Complementar). A votação da matéria está ligada à decisão sobre um veto presidencial a outra proposição que buscava regulamentar o tema. O novo texto, apresentado por Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), é fruto de um acordo entre o Executivo e os parlamentares, mas, como sofreu modificações na Câmara, deve passar por reexame no Senado.

O PLS 104/2014 estabelece critérios de viabilidade financeira e população mínima e regras para a consulta à população por meio de plebiscito. O texto aprovado no Senado previa requisitos como população de 6 mil habitantes nas Regiões Norte e Centro-Oeste, 12 mil no Nordeste e 20 mil no Sul e Sudeste. Além disso, exigia território com área mínima de 200 quilômetros qujadrados, no Norte e Centro-Oeste, e 100 quilômetros quadrados, nas demais regiões. A Câmara, no entanto, retirou a exigência territorial.

O texto proíbe a criação, incorporação, fusão ou desmembramento se isso inviabilizar municípios já existentes. Qualquer procedimento deve ser realizado entre a data de posse do prefeito e o último dia do ano anterior às eleições municipais seguintes. Se o tempo não for suficiente, apenas depois da posse do novo prefeito poderá ser dado prosseguimento ao processo.

Além da retirada do requisito territorial, a Câmara alterou regra relativa ao número de imóveis na área que pretende se separar. O texto do Senado exigia um núcleo urbano com número de imóveis maior que a média observada nos municípios que constituem os 10% com menor população no estado. No texto aprovado pela Câmara, o mínimo de imóveis pode ser contado em toda a área, independentemente de estar ou não em núcleo urbano.

Processo
Para que tenha início o processo de alteração, o texto prevê a necessidade de requerimento dirigido à assembleia legislativa do respectivo estado. O pedido deve ser subscrito por, no mínimo, 3% dos eleitores residentes em cada um dos municípios envolvidos para a fusão ou incorporação de municípios e, no mínimo, 20% para o caso de criação. Esses números foram mantidos pela Câmara.

Em caso de rejeição, um novo pedido com igual objetivo poderá ser apresentado à assembleia legislativa somente depois de 12 anos.

A apresentação do projeto foi uma alternativa ao PLS 98/2002 — Complementar, também de Mozarildo, integralmente vetado pela presidente Dilma Rousseff em outubro de 2013. A justificativa foi de que o projeto, da forma como estava, estimularia a criação de pequenos municípios pelo país, fragmentando ainda mais a divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios e impedindo uma boa gestão municipal. O veto ainda não foi votado pelo Congresso.

Fonte: Jornal do Senado.

TODOS JUNTOS CONTRA A HOMOFOBIA


A Constituição Federal Brasileira garante, no artigo 3º, inciso IV: “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”. 
Todos temos o direito de vivermos felizes! ‪#‎SomosTodosIguais‬ perante a lei. 
Constituição Federal: http://bit.ly/1bJYlGL.

3° ENCONTRO DE CAPOEIRA


SEGUNDAS DIDÁTICAS




Dica rápida.

A GENTE = Nós. 
AGENTE = de trânsito, de polícia, 007....

A gente, apesar de significar NÓS, concorda na 3ª pessoa do singular.

Ele FEZ. A gente FEZ. Nós FIZEMOS.

^^
Boa semana pa nois.
Prof. Diogo Xavier

Portal Fórum: Saiba como se portar quando for abordado pela polícia.

Tendo em vista os recentes abusos de policiais militares, “guia do enquadro” é divulgado nas redes sociais


Uma cartilha elaborada pelo Programa de Apoio Institucional às Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ensina como se portar quando for abordado pela Polícia Militar. Tendo em vista os recentes abusos policiais, o “guia do enquadro” gerou repercussão nas redes sociais.

A cartilha reforça quais são os direitos e deveres do cidadão considerado suspeito pela Polícia Militar. Para que a abordagem não se torne uma grande crise, recomenda-se não correr, deixar as mãos visíveis, evitar movimentos bruscos, não tocar no policial, não fazer ameaças ou falar palavras ofensivas.

O que grande parte da população e até os próprios policiais desconhecem é que algemar o suspeito não é uma necessidade. Na verdade, um cidadão não pode ser algemado se ele não estiver violento ou tentando uma fuga. Outros direitos importantes são a possibilidade de pedir para um não policial ser testemunha em caso de revista e de só se submeter a isso caso o oficial seja do seu mesmo sexo.

Fonte: Portal Fórum

Confira outras informações na cartilha:



Marcha Mundial das Mulheres


9° CONGRESSO DA UNACOMO/PE



São oferecidos cursos gratuitos de idiomas e informática básica em Olinda

Cursos de informática básica e idiomas são oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Comunicação e Idiomas(NTECI) da Secretaria de Educação de Olinda. Os interessados em participar dos cursos ainda podem se inscrever no Núcleo, que fica na Rua 15 de Novembro, nº 135, em Olinda.

Estão abertas vagas para cursos de Inglês, Espanhol e Informática Básica. Os interessados devem realizar suas inscrições, que seguem até o fechamento das turmas. Para os que desejarem fazer cursos de idiomas são oferecidas duas turmas por turno,com as aulas de inglês no turno da manhã e as de espanhol no turno da tarde. As matriculas já podem ser feitas após a inscrição. O curso de Informática Básica e Excel acontece somente no horário da noite.

As inscrições serão iniciadas no período de 21 a 25 de julho e as aulas estão previstas para serem iniciadas em agosto.

Para se inscrever o aluno deverá levar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de residência, e informar dois números de telefones para contato. Para participar dos cursos de idiomas é necessário ser maior de 14 anos. Já para os cursos de informática os interessados devem ter mais de 12 anos.

SERVIÇO:

Inscrições para cursos de idiomas e informática
Local: NTECI – Núcleo de Tecnologia, Comunicação e Idiomas (Rua 15 de Novembro, nº135, Varadouro)
Outras informações: 3305 1072 ou 3305 1073

Participe do Nosso Bingo Cultural


FAÇA PARTE DESTA LUTA VOCÊ TAMBÉM


A UNACOMO/PE, convida todas as suas filiadas para realizarem a atualização de cadastros conforme a nova ficha de filiação e convida todas as entidades do estado de Pernambuco que ainda não são filiadas a UNACOMO/PE, que venham filiar-se.

Próximo ano haverá Congresso da UNACOMO/PE, queremos ampliar ainda mais as filiações de entidades em todo o estado, já estamos atingindo a algumas entidades no interior do estado, isso é muto importante pois mostra o fortalecimento da entidade que teve seu berço a cidade de Olinda e hoje atende a diversos municípios.

Nossa proposta de atingir o a nível estadual, surgiu depois de algumas solicitações de entidades que a princípio eram da cidade do Paulista, Igarassu e Recife, que sempre estavam solicitando nossa presença em reuniões desde fundações a reorganizações das entidades.

Hoje o movimento social tem um papel muito importante na vida orgânica de nossas cidades é preciso se fortalecer para garantir seus direitos e assim cumprir com seus deveres.

Estamos aguardando ansiosos essa nova campanha de filiação, quer conhecer mais sobre a UNACOMO/PE?

União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda(UNACOMO), Fundada em 03 de Maio de 1988, é uma entidade sem fins lucrativos, foi fundada através de mobilizações de outras entidades de Olinda com a finalidade de aglutinar forças entre as associações e conselhos de moradores, assim dando maior respaldo as lutas vivenciadas pelas entidades a frente dos governos. 

No nosso último congresso foi aprovado a área de abrangência de nossa entidade passando a ser União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda e Pernambuco(UNACOMO/PE)

Desenvolvemos importantes projetos em parceria com vários órgãos, um dos principais foi o programa segundo tempo do ministério do esporte.

União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda e Pernambuco(UNACOMO/PE), com sede a Av. Carlos de Lima Cavalcante, 720, Bairro Novo-Olinda/PE, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem dentre seus objetivos agregar entidades dos movimentos comunitários e sociais, no intuito de atribuir valores e fortalecer os movimentos sociais na luta por políticas públicas justas e com qualidade para o povo. Buscando sempre os objetivos comuns no atendimento às suas entidades filiadas no estado, a UNACOMO/PE vem desenvolveu projetos nas comunidades, como, por exemplo, projetos de parceria dos quais participaram a UNACOMO/PE, Comunidades e Prefeitura de Olinda, em que foram executadas drenagens nas comunidades de Olinda; Programa Segundo Tempo, do governo federal em parceria com a UNACOMO/PE  que atendeu a 10.000 crianças; XI Natal sem Fome, na comunidade de Jardim Fragoso; Curso de Capacitação de Liderança Comunitária; Ciclo de debates na TV Nova Nordeste; Projovem Trabalhador; Curso de Juventude, Política e Desenvonvimento Social; Práticas de Seleções; Acompanhamento jurídico e realização de eleições às entidades filiadas, etc.

A UNACOMO/PE tem como objetivo a luta pela igualdade étnico racial, pelo meio ambiente, por habitação, trabalho e renda, pela promoção da criança, adolescente, mulher e idoso, pela liberdade de expressão, sexo e religião. Participamos do Conselho de Desenvolvimento Urbano, Conselho de Saúde, de Meio Ambiente, do Orçamento Participativo e o Conselho Curador da FUNESO. Enfim participamos da vida ativa do nosso estado.

Como Baixar a Ficha? ao clicar aqui você irá visualizar como abrirá a página e onde você deve clicar para baixar. Agora é só baixar.

Baixe a ficha de filiação.



Posse dos novos conselheiros do CMASO


Campanha contra a violência


Audiência Pública sobre a CELPE


Programa de Parceria


Projeto Segundo Tempo


Eleições nas comunidades


Campanha de combate as drogas


Trote Legal parceria entre UNACOMO/PE, Prefeitura de Olinda e DCE da FUNESO


Ciclo de Debates sobre as eleições na TV Nova Nordeste


Oficina Práticas de Seleções na Assoc. Mor. de Salgadinho


Ciclo de Debates na TV Nova Nordeste - Juventude


8° Congresso da UNACOMO/PE no Colégio Santa Emília


Projovem Trabalhador


Reunião da Diretoria da UNACOMO/PE


Campanha Moradia Digna


Projeto Política, Juventude e Desenvolvimento Social, realizado na Casa de Passagem


Conferência das Cidades


Reunião sobre o Terminal Integrado de Xambá na Escola Nova Olinda


Ato em Jardim Fragoso


Campanha de Combate a Intolerância Religiosa com o Ministério Público