Internet, Cidadania e Juventude!

Durante as últimas décadas, o debate a respeito da comunicação vem ganhando cada vez mais força e ocupando importantes espaços dentro dos âmbitos institucionais e acadêmicos. Ao interligar o verdadeiro papel que os meios de comunicação tem para o desenvolvimento social, encontramos um grande consenso sobre a relevância do amadurecimento dessa temática tendo em vista, a consolidação de uma cidadania mais ativa e democrática.

Diante disso, vários foram os setores sociais que passaram a se apropriar do debate sobre as comunicações, no Brasil, ficando cada vez mais clara, a concepção do verdadeiro papel que os meios de comunicação desempenham dentro da sociedade, no que diz respeito a questões como: opinião pública, economia, valores estéticos, comportamentos eleitorais etc. E assim, esse debate passou a ser abordado com um maior interesse por vários atores políticos, pelos movimentos sociais, por entidades e oganizações.

E nessa construção progressiva de idéias, a medida que o debate avançava, iam ficando nítidos, a presença dos interesses que conduziam o funcionamento dos grandes meios de comunicação no Brasil. Trazendo uma maior consistência ao tema e exigindo cada vez mais, um direcionamento político a respeito das concessões públicas dos meios de comunicação.

As idéias se amadureceram e novas atitudes iam surgindo, como jornalismo alternativo e as rádios comunitárias. Todos os esforços contribuiam cada vez mais para as discursões a respeito da necessidade de uma democratização nas comunicações brasileiras. Entretanto, as medidas neoliberais de marginalização e criminalização dos movimentos sociais ofuscavam rigorosamente a presença dessa temática nos espaços públicos e políticos. As informações eram distorcidas, a mídia servia, cada vez mais aos interesses comerciais e alienadores, e funcionava cada vez menos na ação cidadã. As visões preconceituosas e conservadoras eram amplamente divulgadas pela grande mídia. A estética do consumo vinha com o rótulo de Hollywood, enquanto que a realidade brasileira era varrida para debaixo do tapete".

No final da década de 1990, a internet torna-se uma grande aliada para o fecundo debate sobre a relevância dos meios de comunicação na construção de uma sociedade mais igualitária e desenvolvida E assim, jornalistas, intelectuais e pesquisadores, passaram a dialogar com mais intensidade divulgando suas idéias e resoluções para um público cada vez maior e mais diversificado. O problema da comunicação passou a ser tratada de uma maneira mais interdisciplinar e coletiva. E diante todos esses avanços, os jovens passaram a desempenhar um papel protagonista diante todo esse processo, multimplicando assim o campo das opiniões e aumentando cada vez mais, os limites desse debate.

E nesse jogo de múltiplos interesses, a internet foi ganhando maior importância para a democratização das comunicações, influenciando assim a sociedade em diversos aspectos. E no fim da primeira década do século XXI, termos como: banda larga, lan house, wireless, messenger e redes sociais se solidificaram cada vez mais entre jovens de vários cantos do país.A acessibilidade passa a atingir as classes médias e baixas com mais intensidade devido a programas de inclusão digital.

E conceitos como cybercultura e cyberespaços se solidificam cada vez mais nos discursos e nas práticas de vários movimentos (principalmente os juvenis), a internet passou a ter grande peso político muito grande, principalmente nas denominadas redes sociais, influenciando assim uma grande parcela da população. Tornando-se um campo fecundo para a juventude manifestar as suas idéias e os seus valores sociais.

Nenhum comentário: