Jornal do Commercio: Concurso Premiará Vídeo Sobre Olinda.

Adolescentes moradores da Cidade Patrimônio da Humanidade têm até o dia 24 para postar o trabalho no YouTube. Em cada categoria, a premiação é de US$ 500. Chegou a hora de jovens moradores de Olinda mostrarem seu talento ao mundo. Eles têm até as 23h do próximo dia 24 para produzir um vídeo sobre a cidade, postar no YouTube e, assim, participar de competição internacional envolvendo todos os lugares com título de Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Depois de postar o vídeo, em qualquer formato aceito pelo YouTube, é preciso preencher a ficha de inscrição no site www.olinda.pe.gov.br. O concurso é promovido pela Organização das Cidades Patrimônio Mundial (OCPM) e o filme deve ter no máximo cinco minutos de duração, com o tema Olinda, Patrimônio Cultural da Humanidade. Só serão aceitos trabalhos confeccionados em inglês, francês ou espanhol, línguas oficiais da OCPM.

A competição é aberta a adolescentes de 14 a 17 anos e jovens de 18 a 21, que concorrem em categorias separadas. Imagens e trilhas sonoras de terceiros podem ser incluídas no vídeo apenas se a pessoa tiver autorização comprovada para usá-las. A seleção se dará em duas etapas – local e internacional – e o vencedor de cada categoria ganha 500 dólares.

De acordo com Márcia Souto, secretária de Patrimônio de Olinda, todos os trabalhos postados até 24 de abril serão analisados por uma comissão julgadora formada por professores das Faculdades Integradas Barros Melo e profissionais da área de cinema e vídeo. “Selecionaremos dois, um de cada categoria, para representar Olinda na competição internacional”, informa a secretária.

O resultado da primeira etapa será divulgado até as 23h do dia 2 de maio próximo, no site da prefeitura. Em agosto, na segunda fase, a OCPM anuncia os premiados. O vencedor da categoria 14 a 17 anos receberá o prêmio numa cerimônia realizada na prefeitura da cidade onde mora, de setembro de 2011 a março de 2012. A data ainda não está definida.

O vencedor da categoria de 18 a 21 anos recebe a premiação durante o Congresso Mundial da OCPM, previsto para novembro deste ano na cidade de Sintra, em Portugal. O jovem terá a taxa de inscrição no congresso, despesas de transporte, hospedagem e refeições custeados pela OCPM, organizadora do concurso Minha cidade, nosso patrimônio mundial.

Márcia Souto informa que a prefeitura divulgou o concurso nas escolas do município e promoveu oficina de produção e edição de vídeo para os interessados, numa parceria com as Faculdades Integradas Barros Melo. As aulas, conduzidas pelo coordenador do curso de cinema da faculdade, Leonardo Castro, terminou sexta-feira passada, com 16 adolescentes de 14 a 17 anos.

Sediada em Quebec, no Canadá, a OCPM reúne 235 cidades dos cinco continentes. Com o concurso, a entidade espera despertar nos jovens o interesse e respeito pelo patrimônio histórico. Olinda integra a lista de Cidades Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1982.

Nenhum comentário: