Faixa etária para vacinação da Hepatite B será ampliada no Recife


Serão imunizadas quase 280 mil pessoas a mais do que no ano passado
A partir deste ano, a faixa etária para vacinação contra a Hepatite B foi ampliada para pessoas de até 29 anos de idade. No ano passado, o Ministério da Saúde já havia ampliado de 19 para 24 anos. Com isso, o Ministério da Saúde aumenta em 163% o número de pessoas beneficiadas com a vacina, em todo o Brasil. A estimativa é de que cerca de 83,2 milhões de doses sejam fornecidas. Além de prevenir a Hepatite B, a intenção é erradicar a doença a longo prazo em todo o Brasil. A vacina ainda é fornecida para grupos mais vulneráveis da população, independente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.
De acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), a frequência de casos encontrados da Hepatite B, no Brasil, já pode ser considerada baixa. No Recife, por exemplo, apenas 39 casos da doença foram confirmados no ano de 2011. A maioria destes casos está na faixa etária que será beneficiada este ano, entre 20 e 34 anos. No ano passado, a vacinação contemplou cerca 432 mil pessoas na capital pernambucana. Este ano, com a ampliação da faixa etária, serão beneficiadas mais de 712 mil pessoas, o que corresponde a 280 mil vacinações a mais.

A vacina contra a Hepatite B já pode ser encontrada em todos os 160 postos de saúde do Recife. Diferente de outras imunizações, esta não apresenta reação adversa. Para ficar livre da doença, a pessoa deve tomar três doses, sendo a segunda um mês após a primeira, enquanto que a terceira deve ser aplicada seis meses após a primeira dose. “O ideal seria que toda a população tomasse a vacina, pois a Hepatite B é uma doença grave, que pode ramificar e evoluir para um câncer de fígado. A ampliação da faixa etária é de fundamental importância, porque a doença também é transmitida por relação sexual, e a faixa dos 24 aos 29 anos corresponde a pessoas que estão com a vida sexual ativa”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, Elizabeth Azoubel.

A Secretaria de Saúde do Recife, em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, está realizando desde setembro do ano passado, uma grande ação para imunizar adolescentes em idade escolar, oferecendo a vacina em escolas municipais, indicadas pelo Programa de Saúde na Escola (PSE), onde o público alvo são jovens de 11 a 18 anos. O PSE vai realizar a terceira dose da ação nestes estudantes no próximo mês de março. Ao todo, cerca de 11.800 alunos estão sendo contemplados. A intenção é que a ação seja ampliada em 2012. “Queremos inserir não só escolas da rede pública, como também da rede particular da capital pernambucana. A fim de diminuir mais ainda o número de casos da doença”, declarou a gerente do PSE, Lívia Mello.

A Hepatite B é uma infecção no fígado que às vezes não apresenta sintomas, podendo tornar-se uma doença crônica. Em geral, apenas 30% dos infectados pelo vírus apresentam sintomas. A transmissão da doença ocorre por relação sexual desprotegida, acidentes com exposição a material biológico, procedimentos cirúrgicos odontológicos e de hemodiálise onde não forem aplicadas as normas adequadas de biossegurança. Outras formas de contágio são o compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, materiais para colocação de piercing e tatuagens, alicates de unha e instrumentos para uso de drogas.

Nenhum comentário: