ENERGIA ELÉTRICA FICARÁ 8,7% MAIS BARATA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou hoje (27) os índices do reajuste tarifário anual da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Os novos valores entram em vigor nesta quinta-feira (29) para os 185 municípios de Pernambuco e na cidade de Pedra do fogo, na Paraíba. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores da Celpe será de – 8,70% (negativo).

As novas tarifas já incorporam os efeitos da nova metodologia proposta no Termo Aditivo aprovado pela Aneel na reunião de diretoria do dia 2 de fevereiro deste ano. Os percentuais negativos refletem, entre outros fatores, a redução do custo da distribuidora com a compra de energia da Termopernampuco em razão da queda do dólar e do preço do gás.

Ao calcular os índices, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Nenhum comentário: