Planseq tem capacitação com 1.740 oportunidades

Os beneficiários do programa Bolsa Família no Recife terão a chance de participar de mais um Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq). Tem início hoje (13) a segunda etapa de inscrições para o Planseq 2009 - Construção Civil. Ao todo estão sendo ofertadas 1.740 vagas para as funções de armador, azulejistas, eletricista, encanador, gesseiro, instalador industrial, pedreiro e pintor. Os cursos são voltados para os beneficiários do Programa Bolsa Família. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira, dia 19.

Para participar, os interessados devem se dirigir às comunidades em que ocorrerão os cursos de qualificação para realizar o cadastro no programa (veja quadro). Entre os pré-requisitos necessários para assistir as aulas está a inscrição no Programa Bolsa Família (não precisa ser o titular do cartão), ter concluído a 4ª série do Primeiro Grau e ser maior de 18 anos. No momento da inscrição, é necessária a apresentação de cópia e original de Identidade, CPF, Comprovante de Residência e Número de Inscrição Social (NIS).

Os cursos oferecidos terão duração de 200 horas/aulas. Da carga horária total, 40 serão destinadas a qualificação social e 160 horas serão voltadas para a qualificação profissional. Neste último caso, o conteúdo será dividido em aulas teóricas e práticas. Os encontros acontecerão de segunda a sexta, nos turnos da manhã e à tarde, com carga horária diária de quatro horas.

Além da capacitação, os alunos selecionados receberão fardamento, material didático, lanches diários e certificação. O Planseq também contará com uma equipe que trabalhará a inclusão dos participantes dos cursos no mercado de trabalho. A previsão é de que as aulas tenham início na segunda quinzena de abril.

Nenhum comentário: