Curso de Cultura Contemporânea está com inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 4 de maio, as inscrições para o curso de Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Cinema. O módulo será realizado de 4 a 7 de maio, das 18h30 às 22h, na Fundação Joaquim Nabuco, localizada na rua Henrique Dias, 609, no Derby. Serão disponibilizadas 100 vagas.

Composto por cinco módulos: literatura, cinema, dança, artes plásticas e música, o objetivo do evento é atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas. Os interessados deverão preencher uma ficha no site e enviar para os e-mails: cadif@fundaj.gov .br ou moriza.costa@fundaj.gov.br . Informações: 3073.6659/3073.6753.

EMPRESA SELECIONA PROFISSIONAIS PARA TRABALHO IMEDIATO

A Saber Cuidar, empresa especializada em capacitação e agenciamento de profissionais para trabalhos domésticos seleciona colaboradores para compor seu quadro funcional. Os interessados deverão entrar em contato com a empresa pelo telefone (81)3231-0282 /9265-5065 ou enviar currículo para o email rh@sabercuidar.com.br Trabalho imediato.

Vagas para:

Chefe de Cozinha (Com experiência comprovada; Ensino Médio Completo);
Subchefe de cozinha (Com experiência comprovada como Cozinheiro: A/B/C; Ensino Médio);
Auxiliares de cozinha noções em saladas e preparação de massas(experiência; Ensino Médio);
Garçom (Com / Sem experiência comprovada; Ensino Médio Completo);
Entregador (Com/ Sem experiência comprovada; Ensino Médio Completo);
Atendente (Com experiência comprovada; Ensino Médio, noções em atendimento ao público);

INSCRIÇÕES PARA PLANSEQ DE OLINDA SÃO PRORROGADAS ATÉ 14 DE MAIO

Curso vai formar profissionais para atuar na área da construção civil - Foto: Raphaela de Paula/Pref.Olinda

O PlanSeQ Construção Civil, programa de capacitação profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, que será oferecido em Olinda, teve as inscrições prorrogadas até o dia 14 de maio.

O curso será dividido em duas etapas, a primeira começa no dia 10 de maio e a segunda está prevista para iniciar em 7 de junho. Para concorrer a uma vaga é necessário o candidato ser maior de 18 anos, ser beneficiário ou dependente do Programa Bolsa Família e estar cursando da 4º série em diante.

Os interessados devem se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro munidos dos seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família ou extrato e carteira profissional (páginas 1 e 2).

As aulas de qualificação serão realizadas em dois turnos (tarde e noite). O curso terá carga horária de 200 horas, sendo 4 horas diárias. As funções oferecidas são de pedreiro, azulejista, gesseiro, eletricista e pintor. Os alunos receberão formação teórica e prática. Todos os selecionados terão direito a fardamento, material didático, lanche e certificados.

SERVIÇO:

PlanSeQ Construção Civil
Cursos: pedreiro, azulejista, gesseiro, eletricista e pintor
Prazo de inscrição: 14 de maio
Informações: (81) 3426.0174

Eleições nas comunidades

A UNACOMO está dirigindo o processo eleitoral na Vila Popular, Alto da Bondade, Azeitona I e em Peixinhos, em especial estamos reativando a Associação dos Moradores da Vila Popular que encontrava-se desativada, e no Dia 16/05/2010 das 08h as 16h, na Escola Ageu Magalhães, acontecerá a  Reativação e Eleição da nova diretoria da entidade.

Já no Alto da Bondade a eleição será no dia 23/05/2010 das 08h as 16h na sede da associação, para votar os moradores(as) deverão realizar o cadastro na sede da entidade das 08h as 12h e das 14h as 17h.

Na Associação dos Moradores da Vila da Cohab e Comerciários de Peixinhos os animos para as eleições já estão a todas, no dia 07/05/2010 será realizada a Assembléia Geral para eleger a comissão eleitoral e aprovar o regimento, as eleições serão no dia 06/06/2010 das 08h as 16h na sede da associação, é importante ficar atento pois será preciso realizar o cadastro para poder votar.

A eleição do Conselho de Moradores da Azeitona I, será realizada no dia 13/06/2010 das 8h as 16h, na sede do Conselho.

É muito importante a participação dos moradores(as) nas eleições em suas comunidades, pois a direção eleita representa o bairro em todas as suas instâncias, com isso a associação pode captar cursos para a comunidade, cobrar do gestor público repostas e soluções quanto a água, calçamento, saúde, educação, entre outros, não é apenas ir votar no dia da eleição o papel do eleitor e sim dar sua parcela de contribuição no desenvolvimento das atividades da associação como também fiscalizar a entidade. Fiquem atentos e participem. Essa luta também é sua.

Marcos Morais
Presidente da UNACOMO

MOTÉIS OFERECEM DEZ VAGAS PARA CAMAREIRAS

Dois motéis do Recife estão com vagas abertas para os cargos de camareira. São dez oportunidades oferecidas pelos motéis Ninja e Turquesa, com o detalhe de poderem ser preenchidas por quem busca o primeiro emprego. Isso porque as candidatas não precisam ter experiência anterior na área para concorrer às vagas. Também não é necessário ter concluído o Ensino Médio (antigo segundo grau) para se candidatar. As selecionadas devem começar a trabalhar em junho - mês da Copa - período em que os estabelecimentos esperam aumentar o movimento.

O salário inicial será de R$ 514, mais adicional noturno de 30%. Entre os requisitos para as interessadas estão ter habilidade e rapidez para a limpeza, pois a selecionada deverá realizar a manutenção dos quartos, com vistoria de consumo, objetos e enxoval. A escala de trabalho varia semanalmente, funcionando por escalas - das 6h às 14h, 14h às 22h ou 22h às 6h.

A seleção será composta de uma entrevista individual e um teste prático, que vai durar 15 dias. A carteira de trabalho será assinada a partir do primeiro dia de atividade e o plano de cargo e carreiras permitirá alocação para outros cargos na empresa, a exemplo de recepcionista.

Os currículos podem ser entregues na portaria dos motéis durante todo o expediente, até o dia 3 de maio. O Ninja se localiza na rua Gastão Vidigal, 125, Várzea, no Recife, já o Turquesa está na rua Ribeiro Pessoa, 125, Dois Irmãos, também no Recife. Outras informações pelos telefones 3272-6590 (Ninja) e 3272-6602 (Turquesa).

RENNER QUER GERAR 840 EMPREGOS NO PAÍS EM 2010

A Renner, rede de lojas de departamentos de vestuário, revelou com exclusividade à reportagem seus planos de expansão para este ano. De acordo com as metas traçadas, a rede tem previsão de abertura de 12 lojas ao longo deste ano, em várias regiões do País. Como cada unidade contrata, em média, 70 funcionários, as novas lojas devem gerar aproximadamente 840 postos de trabalho.

Dessas vagas, a companhia informa que também haverá reserva de chances para pessoas com necessidades especiais. A empresa oferece oportunidades para cargos como os de auxiliar de expedição, auxiliar de estoque, fiscal de loja, costureira, auxiliar de loja, operador de caixa e assistente de crédito e cobrança.

Segundo a diretora de Recursos Humanos da Renner, Clarice Martins Costa, todos os cargos exigem idade mínima de 18 anos e o nível de escolaridade varia conforme a função a ser desempenhada. Além disso, a executiva destacou algumas características que são valorizadas no processo de seleção: “Os candidatos devem possuir qualidades essenciais para atendimento ao público como bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, capacidade de trabalho em equipe e identificação com o comércio”.

Quanto à escolaridade a diretora disse que para aos cargos de auxiliar de expedição, auxiliar de estoque, fiscal de loja e costureira, a rede exige o Ensino Fundamental completo (antigo 1° grau). Já para a função de auxiliar de loja, os candidatos devem cursar o Ensino Médio (antigo 2° grau). Enquanto que para as demais áreas, os profissionais devem ter concluído o Ensino Médio, sendo desejável experiência.

De acordo com Clarice, todo novo colaborador é submetido a um treinamento teórico, que contempla os valores e a cultura da empresa. “Após esse período, os colaboradores passam por treinamento em uma das unidades da rede para terem contato real com a dinâmica da loja e, dessa maneira, colocarem em prática o que foi aprendido na teoria. Cada profissional recebe, em média, 150 horas de treinamento durante o ano”, explicou.

Como se Inscrever

A Renner sempre divulga com antecedência seus processos seletivos. Portanto, quem deseja se candidatar às futuras oportunidades deve ficar atento. Porém, para quem já pretende se inscrever, a empresa oferece o seguinte endereço para o envio dos currículos: www.lojasrenner.com.br.

CONSULTORIA DE IMÓVEIS OFERECE 100 VAGAS DE EMPREGO

A Lopes Consultoria de Imóveis está selecionando jovens corretores para integrar a nova equipe de vendas da empresa no Recife. Estão disponíveis 80 vagas. Os interessados precisam ter 2º grau completo, e experiência na área comercial. Além de vagas para corretores, a Lopes oferece 20 vagas de emprego para o cargo de atendente de Telemarketing. Para concorrer é preciso ter 2º grau completo e pelo menos seis meses de experiência na área. Os interessados devem mandar currículo para rh-recife@lopes.com.br

ENERGIA ELÉTRICA FICARÁ 8,7% MAIS BARATA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou hoje (27) os índices do reajuste tarifário anual da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Os novos valores entram em vigor nesta quinta-feira (29) para os 185 municípios de Pernambuco e na cidade de Pedra do fogo, na Paraíba. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores da Celpe será de – 8,70% (negativo).

As novas tarifas já incorporam os efeitos da nova metodologia proposta no Termo Aditivo aprovado pela Aneel na reunião de diretoria do dia 2 de fevereiro deste ano. Os percentuais negativos refletem, entre outros fatores, a redução do custo da distribuidora com a compra de energia da Termopernampuco em razão da queda do dólar e do preço do gás.

Ao calcular os índices, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

OLINDA INICIA INSCRIÇÕES PARA CURSOS VOLTADOS AO SETOR HOTELEIRO

Estão abertas, até o dia 7 de maio, as inscrições para os cursos de recepcionista em meios de hospedagem e camareira. A realização é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda em parceria com o Senac Paulista e a Diageo.

O público-alvo é a população com idade entre 18 e 24 anos que esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio e possua renda familiar de até dois salários mínimos. O objetivo é capacitar pessoas que estão fora do mercado de trabalho, gerando assim mão de obra qualificada e melhoria de renda.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada na Casa do Turista, localizada na rua Prudente de Morais, 472, no Carmo, em Olinda, no horário das 8h às 13h. Informações: 3305-1060.

Fundaj inscreve em quatro cursos

Foi divulgado o calendário de cursos do programa Estudos da Cultura. O programa tem o objetivo de estabelecer um espaço de reflexão e produção que estimule a formulação de um pensamento crítico relacionado à cultura contemporânea. As inscrições para os cursos são gratuitas e só serão feitas presencialmente. É necessário preencher uma ficha de inscrição, que está disponível no site www.fundaj.gov.br.

As inscrições para os cursos “História, Cultura e Pós-modernidade: as seduções do efêmero” e “E se as imagens não existissem? Discutindo registros visuais e suas passagens entre arte, ética e encantamento”, poderão ser feitas até o dia 30 de abril. Já para o “Crítica e valor cultural” e “Corpo e cultura” os interessados terão até o dia 2 de julho.

O evento é direcionado para estudantes de graduação e pós-graduação, artistas, jornalistas, pesquisadores, curadores, críticos e professores.

Para participar, é necessário levar a ficha de inscrição preenchida, um currículo atualizado com foto e uma carta de intenção na Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural (CGCADIF), que fica no rua Henrique Dias, 609, no Derby. Informações: 3073-6659 ou 3073-6670

Domésticas podem se inscrever em curso profissionalizante gratuito

Nesta terça-feira (27) é celebrado o Dia da Empregada Doméstica. Em comemoração, estão sendo oferecidas inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos com encaminhamento ao emprego para domésticas de Cuidados com o Lar. As aulas acontecem na sede da empresa Saber Cuidar – na rua Paissandu, 714, no Derby.

Para se inscrever, é preciso levar documento de identidade, comprovante de residência e, se já trabalhou antes nessas áreas, uma carta de recomendação. As aulas serão nos dias 10, 11 e 12 de abril, das 14h às 18h. As alunas aprenderão noções básicas de hotelaria e governança, economia doméstica, gastronomia e outras técnicas necessárias para a prática da atividade. Informações: 3231-0282

Empreendedorismo é tema de três oficinas a partir de sábado

A Rede de Inovação e Empreendedorismo de Pernambuco (Rinepe), com o apoio do Sebrae-PE, promove três oficinas voltadas para empreendedores, nos próximos sábados: 24 de abril, e 08 e 15 de maio. Os temas das oficinas são: Planejamento Estratégico e Plano de Marketing para Empresas Inovadoras; Linhas de Financiamento para Empresas Inovadoras; e Como Elaborar seu Plano de Negócios.

Cada oficina terá uma carga horária de quatro horas. O local de realização é o laboratório do Porto Digital, na Rua do Apolo. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo Portal Rinepe, onde está disponível um formulário. Cada oficina vai oferecer três turmas, sendo as vagas limitadas. As aulas acontecem das 9h às 13h (turma da manhã) e das 14h às 18h (turma da tarde). A inscrição custa R$ 50. Informações: (81) 4141.2439.

Empresa abre 20 vagas na área de Telemarketing

A Lopes Consultoria de Imóveis oferece 20 vagas de emprego para o cargo de atendente de Telemarketing. Para concorrer é preciso ter 2º grau completo e pelo menos seis meses de experiência na área. Os interessados devem mandar currículo para rh-recife@lopes.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

A Lopes é uma empresa de intermediação e consultoria imobiliária do Brasil. Com mais de 74 anos de experiência, a companhia presta serviços de intermediação da venda de edifícios residenciais, loteamentos, condomínio de casas e flats nos mercados de alto padrão, médio padrão e padrão popular, além de consultoria financeira e contratual na aquisição de imóveis.

Maxxi Atacado oferece 70 vagas para o Cabo

O Maxxi Atacado está oferecendo 70 vagas de cargos operacionais para o Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Os interessados devem se dirigir à Agência do Trabalho, na rua Antônio de Souza Leão, no Centro do Cabo, munidos de identidade e currículo, até o dia 30 de abril.

Os interessados em uma das vagas devem ter ensino médio completo e experiência no varejo. Eles vão atuar como operador de caixa, repositor, técnico em manutenção, cartazista, conferente, operador de empilhadeira, pesquisador, fiscal de prevenção e perdas e atendente de farmácia.

Os contratados terão direito à assistência médica (extensiva aos dependentes legais) e odontológica, seguro de vida e vale-transporte.

Recife recebe curso para profissionais de cruzeiros

Acontece no Recife o inédito Curso Profissional em Turismo de Cruzeiros, com o qual o participante aprende como funciona a rotina nos navios e poderá participar de uma pré-seleção de trabalho. O encontro está marcado para o dia 2 de maio, a partir das 8h, no Recife Praia Hotel.

O curso é direcionado para profissionais de turismo e hotelaria e de outras áreas que queiram ingressar no trabalho de cruzeiros. De acordo com a diretora da empresa de consultoria Ar Cruise e ministrante do curso, Antonella Rovedo, os agentes de viagens também podem participar. Segundo ela, uma empresa confirmou uma seleção de 500 vagas no Nordeste, de junho até novembro. Informações: arcruise@arcruise.com

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Capacitação em Projetos Culturais

Seis cidades brasileiras participam de mais uma etapa do Programa de Capacitação em Projetos Culturais. Agentes de Arapiraca (AL), São Francisco do Conde (BA) e Currais Novos (RN) têm até o dia 17 de abril para se inscrever. Em Garanhuns (PE) e Campo Grande (MS), o prazo termina no dia 15 de maio. Para Macapá (AP), as inscrições seguem até 12 de junho.

As oficinas são gratuitas e pretedem capacitar, de forma continuada, agentes culturais dos setores público e privado. A intenção é qualificar a demanda no setor cultural e difundir conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais alinhados às políticas públicas e a parcerias e apoios diversificados.

O Programa tem três etapas: curso de nivelamento à distância, de livre acesso e destinado a apresentar conceitos básicos do campo da cultura; oficina presencial – com 80 vagas destinadas aos selecionados na primeira fase -, que ocorrerá em 36 cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além dos estados de Santa Catarina e Espírito Santo; e módulos avançados de aprofundamento de conteúdos, para os aprovados na segunda fase.

O curso é uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio das Secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura e de Políticas Culturais, em parceria com o Serviço Social da Indústria e o Instituto Itaú Cultural. A coordenação pedagógica e executiva, bem como o desenvolvimento dos conteúdos e das oficinas, está a cargo da Fundação Getúlio Vargas.

Mais de 400 mil moradias contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida

Programa garantiu contratação recorde de imóveis novos

O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) até o último dia 13 de abril alcançou 408.674 contratações, com volume de investimentos de R$ 21,5 bilhões, conforme anunciaram nesta quinta-feira (15) o ministro das Cidades, Marcio Fortes, e a presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho. O montante de contratações em 12 meses é recorde em se tratando de imóveis novos, quando comparados aos dados de mercado e da Caixa Econômica Federal. Em 2008, foram contratadas 299.484 moradias novas e, em 2009 (excluindo o MCMV) 327.467.

No ano passado, o MCMV foi responsável por 45,7% do total de novas unidades habitacionais financiadas por todas as entidades integrantes do Sistema Financeiro de Habitação. Dos 605.004 imóveis novos contratados, 275.528 foram do Minha Casa, Minha Vida. O programa foi responsável pela duplicação das contratações na comparação com o ano anterior.

O impulso dado ao mercado pelo programa foi muito forte, observou o ministro Marcio Fortes. Ele destacou a quantidade de empresas que passaram a operar desde o lançamento do Minha Casa, Minha Vida. Dados da Caixa demonstram que 665 empresas entregaram propostas à instituição. O Programa de Arrendamento Residencial (PAR), que inspirou o MCMV, em dez anos teve a participação de cerca de 400 empresas. "Isso demonstra o acerto e o sucesso do programa", disse.

A Caixa recebeu até a primeira quinzena de abril 813.719 propostas. Desse número, 480.668 são voltadas para atender famílias que recebem até R$ 1.395, público-alvo do MCMV. As contratações nessa faixa renda, na qual se concentra o déficit habitacional de 5,8 milhões de moradias, chegam a 203.997, das quais 82% estão em obras. Entre famílias com renda acima de R$ 1.395 e até R$ 2.790, são 167.368 contratações, sendo que o índice de execução de obras é de 71%.

Marcio Fortes afirmou que o prazo de contratação do programa é de um ano e oito meses, a partir do lançamento em março de 2009. A entrega de casas começou com dois empreendimentos, em Feira de Santana (BA) e Londrina (PR).

A presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, observou que nos últimos três meses foram contratadas 133 mil unidades, que representam 48% do total contratado no ano passado. "O processo de contratação está se acelerando a cada mês, com redução dos prazos de análise", afirmou.

No Acre, Mato Grosso, Goiás, Pará e Bahia, as propostas apresentadas pelas empresas ultrapassam as metas estabelecidas no programa para cada estado. Em Sergipe, em Rondônia, no Rio Grande do Sul, em São Paulo, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, o número de propostas está próximo de 90% da meta.

Seminário aborda Sistema Nacional de Cultura

Na próxima segunda-feira (19), o auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE recebe seminário sobre o Sistema Nacional de Cultura. O evento, que ocorre das 8h30 às 12h, contará com a presença do deputado Paulo Rubem, que é relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 416/05, em que são estabelecidas políticas públicas de gestão e financiamento da Cultura articuladas em todas as esferas governamentais. O debate é direcionado aos produtores e gestores culturais e à sociedade em geral.

Na ocasião, estarão presentes, ainda, representando a gestão cultural em nível federal, estadual e municipal, Tarciana Portella, representante regional do Ministério da Cultura; Teca Carlos, da Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe), e Renato Lins, secretário de Cultura da Prefeitura do Recife.

Festival da Juventude agita município do Cabo a partir deste domingo

O 5º Festival da Juventude do Cabo de Santo Agostinho terá início neste domingo (18), com a realização dos Jogos Abertos de Karatê de Pernambuco, na quadra da Escola Modelo de Garapu, a partir das 8h. O Festival prossegue durante toda a semana, com a realização de shows com artistas de renome nacional e regional, e uma ampla programação cultural, com mesas redondas de debates e oficinas temáticas. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal e só terminará no domingo dia 25.

Os interessados em participar das oficinas temáticas e culturais poderão se inscrever até segunda-feira (19), às 12h, nas secretarias de Juventude e Esportes e na de Cultura, localizadas na Rua Teixeira de Sá, n° 28, Centro (por trás do supermercado Arco-Íris), das 8h às 12h, e das 14h às 17h. Mais informações sobre as oficinas temáticas pelo telefone (81) 3521-6747. Sobre as oficinas culturais, o interessado deve ligar para a Secretaria de Cultura (3521-6761).

Espaço Ciência realiza evento em homenagem à cultura indígena

Em comemoração ao dia do índio (19), o Espaço Ciência realizará de 19 a 30 de abril a Quinzena dos Povos Indígenas. O objetivo é esclarecer aos visitantes sobre a importância da cultura indígena na formação do povo pernambucano.

A programação conta com diversas atividades para jovens e crianças. Os menores poderão se pintar ou brincar como os índios participando das oficinas “Urucum e Jenipapo: Pinturas corpóreas indígenas” e “Jogos Indígenas”. Para os adolescentes que querem aprender sobre a influência indígena na cultura pernambucana, o Espaço Ciência preparou a oficina “Tem coisa de índio nesse Maracatu”. Os visitantes poderão participar de outras oficinas que tratam da astronomia, arte e artesanato, e a relação dos povos indígenas com os animais e a terra.

Alunos aprendem técnicas de metareciclagem

O curso de “Metareciclagem de Computadores” abriu as inscrições gratuitas, que podem ser feitas na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, no Bairro do Derby, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A capacitação tem carga horária de 8 horas/aula, no período de 26 de abril a 7 de maio, em quatro turmas de dez alunos, em dois turnos: manhã, das 10h às 12h; e tarde, das 14h às 16h, na sede do Sindicato dos Bancários, na Avenida Manoel Borba, 564, na Boa Vista.


O curso é oferecido pelo Procon-Recife em parceria com a Associação Universo Cidadão e Sindicato dos Bancários pretende conscientizar as pessoas para o consumo sustentável, onde se possa reduzir a quantidade de lixo, reutilizar os produtos e reciclar as sucatas de computadores. Técnicas de como reutilizar equipamentos de informática com defeitos e montagem de novos aparelhos de computadores, fazem parte dos módulos da aprendizagem.

O programa, iniciado em 2009, resultou na montagem de Telecentro, na sede do Procon-Recife, Projeto de inclusão Digital, onde os consumidores podem acessar à internet e terem a indicação de sites de entidades de defesa do consumidor para que os mesmos possam buscar mais orientações e informações sobre seus direitos, bem como registrar suas reclamações.

Projeto Casa Brasil seleciona bolsistas

A Prefeitura do Recife publicou no Diário Oficial desta terça-feira (13) o Edital de Seleção de bolsistas para o Projeto Casa Brasil - Unidade de Peixinhos, com o objetivo de preencher vagas de Técnico de Laboratório Multimídia; Coordenador do Telecentro e Monitor da Unidade.

Os interessados deverão encaminhar o currículo (onde deve constar o cargo ao qual pretende concorrer) com cópias das devidas comprovações, até o dia 05 de maio de 2010, para a Secretaria de Assistência Social do Recife, situada na avenida Cais do Apolo (sede da Prefeitura do Recife), 925, Bairro do Recife, Recife/PE.

Os candidatos precisam ter mais de 18 anos; ter ensino médio concluído ou cursando em instituição reconhecida pelo MEC; não possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa do CNPQ ou outra instituição financiadora; ter conhecimento intermediário em software livre, além de morar nas proximidades de Peixinhos. A bolsa para os cargos de Técnico de Laboratório Multimídia e Coordenador de Telecentro é de R$630,00. Já para a função de Monitor, a remuneração será de R$300.

Sintepe promove encontro de combate a homofobia nas escolas

Começa nesta quinta-feira (15) o 1º Encontro Estadual sobre a Diversidade Sexual LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais) dos Trabalhadores em Educação. O tema do evento, que será realizado no auditório do Sintepe, é “Escola sem Homofobia”. O encontro acontece até este sábado (17).


Durante esse período serão debatidas as leis que defendem a diversidade e a luta contra o preconceito, discriminação e homofobia. Também haverá discussões sobre ações educativas nas salas de aula, prevenção de DST/AIDS e eleição do Coletivo sobre a diversidade sexual LGBT do Sintepe.

Ao todo, 250 pessoas participam do encontro. A sede do Sintepe fica na rua General José Semeão, 39, em Santo Amaro, próximo à Universidade Católica (Unicap). Mais informações: 2127-8872.

Seminário reúne especialistas para debater temas relevantes à juventude

O Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia (NEEPD), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE, promove nos dias 29 e 30 deste mês, o Seminário Nacional sobre Juventudes Pernambucanas, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (CFCH/UFPE). A pré-inscrição pode ser feita pelo e-mail: neepd@ufpe.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou, ou, ainda, pessoalmente no NEEPD.

O evento via reunir especialistas em juventude e movimentos juvenis para conferências, mesas-redondas e painéis, abertos para estudantes, pesquisadores e o público em geral, além de promover pré-lançamentos e lançamento de livros e uma exposição do projeto “Memória das Juventudes Pernambucanas”, do NEEPD.

Entre os temas que serão debatidos por estudiosos ligados à própria UFPE e a outras entidades da região Nordeste, questões da juventude contemporânea, suas manifestações políticas, estéticas e sociais. O evento visa estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores locais e nacionais, de forma a incrementar o acervo de trabalhos e pesquisas sobre o tema e constituir uma rede de instituições e pessoas que estudam o assunto.

Oficina gratuita de criação teatral acontece no Recife

Aeso promove debate sobre obrigatoriedade do diploma de jornalista

As Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) realizam, no dia 24 de abril, das 9h às 12h, no cineteatro da instituição, uma aula-palestra para debater o tema que tem preocupado profissionais do ramo e estudantes universitários: “A campanha pela nova regulamentação e obrigatoriedade do diploma de Jornalista”. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo da Aeso.

Planseq tem capacitação com 1.740 oportunidades

Os beneficiários do programa Bolsa Família no Recife terão a chance de participar de mais um Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq). Tem início hoje (13) a segunda etapa de inscrições para o Planseq 2009 - Construção Civil. Ao todo estão sendo ofertadas 1.740 vagas para as funções de armador, azulejistas, eletricista, encanador, gesseiro, instalador industrial, pedreiro e pintor. Os cursos são voltados para os beneficiários do Programa Bolsa Família. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira, dia 19.

Para participar, os interessados devem se dirigir às comunidades em que ocorrerão os cursos de qualificação para realizar o cadastro no programa (veja quadro). Entre os pré-requisitos necessários para assistir as aulas está a inscrição no Programa Bolsa Família (não precisa ser o titular do cartão), ter concluído a 4ª série do Primeiro Grau e ser maior de 18 anos. No momento da inscrição, é necessária a apresentação de cópia e original de Identidade, CPF, Comprovante de Residência e Número de Inscrição Social (NIS).

Os cursos oferecidos terão duração de 200 horas/aulas. Da carga horária total, 40 serão destinadas a qualificação social e 160 horas serão voltadas para a qualificação profissional. Neste último caso, o conteúdo será dividido em aulas teóricas e práticas. Os encontros acontecerão de segunda a sexta, nos turnos da manhã e à tarde, com carga horária diária de quatro horas.

Além da capacitação, os alunos selecionados receberão fardamento, material didático, lanches diários e certificação. O Planseq também contará com uma equipe que trabalhará a inclusão dos participantes dos cursos no mercado de trabalho. A previsão é de que as aulas tenham início na segunda quinzena de abril.

Navios oferecem 800 vagas. Saiba como concorrer

PARA atuar nos cruzeiros é preciso ter mais de 21 anos e fluência em inglês .

Está aberta mais uma seleção para contratação de brasileiros que desejam trabalhar a bordo de um transatlântico. A Infinity Brazil, agência de recrutamento para trabalho em cruzeiros marítimos, já havia anunciado o início do processo seletivo para a temporada 2010/2011, com expectativa de 1.500 contratações para atuação a bordo de navios de várias empresas. Desta vez, quem divulga suas ofertas de emprego é a Royal Caribean Cruises, empresa global de turismo que engloba a Royal Caribean International, Celebrity Cruises, Pullmantur, Azamara Club Cruises e CDF Croisieres de France.

A companhia de cruzeiros está em busca de 800 colaboradores para trabalhar em seus navios Royal Caribean International, Celebrity Cruises e Azamara Cruzes, com embarques no Brasil e no exterior. Para se candidatar às oportunidades de emprego, é preciso preencher os seguintes pré-requisitos: ter mais de 21 anos de idade, Ensino Médio completo (antigo 2º grau), nível fluente de inglês, conhecimento na área de atuação, além de ser dinâmico.

São ofertadas vagas para áreas como as de entretenimento, hotelaria, gastronomia e espetáculos. Esses setores dispõem de funções como auxiliar de serviços gerais, assistente de cozinheiro, garçom, atendente de restaurante, barman, camareiro, recreador ou educador infantil, técnico de espetáculo, diretor de cruzeiro, recepcionista de hotel, caixa, dealer de cassino, supervisor e gerente de hotelaria, bar e restaurante.

A empresa prefere não revelar o valor da remuneração para os contratados ou os benefícios garantidos. As etapas de seleção envolvem análise de currículo e entrevista.

Como se inscrever

Os interessados em trabalhar a bordo de um dos navios da Royal Caribean devem cadastrar-se gratuitamente por meio do seguinte endereço de email: recrutamento@rccl.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Outras informações sobre a seleção promovida pela empresa e as vagas disponíveis podem ser obtidas no site www.carreiraabordo.com

Abertas inscrições para isenção de taxas do vestibular IFPE

Começa nesta terça (13) e segue até esta quarta-feira (14) o período de solicitação para isenção de taxas do exame de seleção do vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Ensino a Distância (EAD) – 2010. Serão concedidas até 600 isenções para aqueles que comprovarem impossibilidade de pagar a taxa de inscrição, distribuídas entre os póoos para os cursos técnicos da e-Tec Brasil e para cursos superiores da UAB.

Os pedidos de isenção devem ser feitos em cada pólo, com apresentação de requerimento de isenção preenchido e acompanhado de documentação comprobatória: cópias de cédula de identidade e Histórico Escolar, comprovantes de renda, declaração de atividade autônoma (se o requerente ou membros de sua família exercer; caso estejam desempregados, apresentar cópias da rescisão do contrato de trabalho, do recibo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), do seguro desemprego ou de outros documentos que comprovem a situação relatada e da carteira de trabalho) e cópia de conta de energia elétrica do mês de fevereiro ou março.

São critérios avaliados: a renda familiar, consumo mensal de energia elétrica, data de nascimento e ano de conclusão do Ensino Fundamental (candidatos ao curso integrado) e do Ensino Superior (candidatos ao curso subseqüente/superior).

O resultado das avaliações dos pedidos de isenção será divulgado no site www.ifpe.edu.br no dia 26 de abril.

Vestibular – Serão ofertadas 400 vagas para cursos técnicos de Nível Médio Subsequente de Manutenção e Suporte em Informática e Informática para internet, além de outras 718 vagas para os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Geografia, na Modalidade de Educação a Distância, na forma semipresencial.

Edital para o concurso do Iasc já está disponível

A Prefeitura do Recife realizará concurso público destinado ao provimento de 220 vagas para o cargo de educador social do Instituto de Assistência Social (Iasc). Publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (13), o edital se encontra disponível no site da Covest, entidade responsável pelo processo seletivo, e da Prefeitura do Recife.

As vagas são voltadas para quem tem completo o Ensino Médio, ou equivalente. Os interessados em participar do concurso podem se inscrever no período de 19 de abril a 14 de maio. As inscrições podem ser realizadas via internet, no site da Covest. Após a inscrição, o candidato deve imprimir o seu boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária.

Serão reservados 10% das vagas (22) para pessoas com deficiência. Quem se encaixa neste perfil deve declarar sua condição no formulário de inscrição e apresentar laudo médico original (ou cópia autenticada) na sede da Covest-Copset, na rua Amaury de Medeiros, nº 206 – Derby.

A seleção pública prevê carga horária de 40 horas semanais de trabalho (diarista) ou em regime de plantão. O salário inicial é de R$ 685. As provas serão realizadas no dia 31 de maio. O resultado final do concurso será anunciado no dia 22 de junho, no site da Covest.

Fórum de Direitos Humanos tem início nesta quarta

Nesta quarta-feira (14) acontece a primeira oficina do V Fórum de Direitos Humanos do Recife. O evento será realizado às 14h, na rua Jayme da Fonte, nº 128, Santo Amaro.

Os participantes desta primeira oficina serão 200 jovens do bairro de Santo Amaro assistidos pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), executado em Pernambuco pela Secretaria Especial da Juventude e Emprego, que oferece atividades culturais, esportivas e educacionais a jovens de 15 a 24 anos.

Ação de lambe-lambe movimenta jovens do Projeto Comunicando Culturas

Dezoito jovens ligados ao Núcleo de Fotografia do Projeto Comunicando Culturas participam, nesta segunda (12) e terça-feira (13), de intervenções urbanas no centro do Recife no Marco Zero e na comunidade da Ilha de Deus, no bairro da Imbiribeira. Orientados pelos educadores do projeto, os alunos irão promover um lambe-lambe analógico-digital em espaço aberto, convidando transeuntes e moradores para serem retratados. Em ambos os dias, a ação acontece das 14h30 às 16h30.

Os jovens foram divididos em dois grupos: o primeiro atuará na praça da Independência no primeiro dia de atividades, e irá fotografar no Marco Zero, no segundo dia. Já o outro grupo trabalhará na Ilha de Deus durante os dois dias. Compõem o cenário para a intervenção no centro banquinhos, câmeras analógicas e digitais e lonas de 1,5m x 1,5m com imagens do Recife, que servem de plano de fundo para o lambe-lambe. Já a equipe da Ilha de Deus usará equipamentos de estúdio e fundo infinito para realizar as fotografias.

O resultado da intervenção poderá ser conferido durante exposição que será realizada na primeira semana de junho, na Torre Malakoff. Na ocasião, o público também poderá conferir os produtos realizados nos outros dois núcleos deste II Módulo do Projeto Comunicando Culturas - Audiovisual e Multimídia. O encerramento desta fase do projeto está previsto para o final de abril.

Aeso realiza inscrições para palestras de mercado imobiliário

As Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) realizam a palestra Mercado Imobiliário: Abordagem Micro e Macro Econômica e Perspectivas para o Estado de Pernambuco. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece nesta quinta-feira (15), a partir das 20h, no cineteatro da Barros Melo. Interessados podem se inscrever no site.

Oficina capacita donos de lan houses

O que sobra de lucro para o negócio lan house? Essa pergunta dá nome à oficina que irá repassar informações aos donos de lan houses de todo o Estado sobre como eles devem se habilitar ao Programa Lan House de Entretenimento, Aprendizagem e Programação (LEAP). A oficina será promovida, nesta segunda-feira (19), entre às 14h e 17h, no Centro de Educação Empresarial do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado na rua Tabaiares, Ilha do Retiro, Recife. As inscrições para o evento serão gratuitas e devem ser realizadas pelo telefone 0800-570.0800.

A oficina irá repassar aos empresários as informações de como eles devem elaborar as suas estruturas financeiras para serem empreendedores individuais, destacando a importância de eles formalizarem seus negócios para participarem do Programa.

O LEAP, lançado no dia 25 de março pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado (Sectma), prevê a inclusão digital e a capacitação de jovens no setor de Tecnologia da Informação (TI). A meta do programa é atender 90 municípios, formando 270 gestores (três por município, sendo um para cada lan house) e beneficiando 27 mil cidadãos em todo o Estado.

Edital estadual do Cine Mais Cultura contempla 46 iniciativas

A partir desta segunda-feira (12), Pernambuco passa a contar com 46 novos projetos contemplados no edital estadual do Cine Mais Cultura, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Os novos cines atuarão em nove das 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Dos projetos aprovados, 14 foram apresentados por pontos de cultura e passam a integrar as ações desenvolvidas pelos grupos culturais locais. Foram aprovados projetos na Região Metropolitana do Recife (17), na Zona da Mata Norte (7), no Agreste (9) e no Sertão do Moxotó (13).

Todos os aprovados no edital recebem equipamentos para exibição, kit de filmes da Programadora Brasil e oficina de capacitação para realizar sessões de cinema semanais. A capacitação, realizada pelo MinC, contemplará dois representantes de cada projeto selecionado, em data ainda a ser definida.

Confira os grupos selecionados:

Região Metropolitana do Recife

1. Maracatu Piaba de Ouro (Olinda)
2. Centro SUVAG de Pernambuco (Recife)
3. Associação Satélite (Olinda)
4. Unacomo (Olinda)
5. Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos - APTB (Recife)
6. Diálogos (Olinda)
7. Graúna - Juventude, Gênero, Arte e Desenvolvimento (Olinda)
8. Associação dos Artistas Plásticos de Fernando de Noronha (Fernando de Noronha)
9. Associação Teatral Ato - Art's ATA (Itamaracá)
10. Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto velho (Olinda)
11. Movimento de Articulação Ambiental e Cultural- MAAC (Recife)
12. Centro de Atendimento a Meninos e Meninas - CAMM (Recife)
13. Sociedade Cultural Pernambuco na Estrada (Recife)
14. Nave- Sociedade de Arte e Tecnologia (Recife)
15. Laboratório de Intervenção Artística - Laia (Camaragibe)
16. Lar de Sandro (Recife)
17. Espaço Cultural de Santo Amaro(Recife)

Zona da Mata

18. Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro (Paudalho / Mata Norte)
19. Grupo Cultural dos Palmares - Grucalp (Palmares / Mata Sul)
20. Ponto de Cultura Retretas - Filarmônica 28 de Junho (Condado / Mata Norte)
21. Associação dos Filhos e Amigos de Vicência (Vicência / Mata Norte)
22. Associação Cultural dos Mamulenguieros e Artesãos de Glória do Goitá (Glória do Goitá / Mata Norte)
23. Centro de Educação Musical de Joaquim Nabuco (Joaquim Nabuco / Mata Sul)

Agreste

24. Grupo de Apoio aos Meninos de Rua - GAMR (Gravatá / Agreste Central)
25. Cia. de Eventos Lionarte (Limoeiro / Agreste Setentrional)
26. Associação Caruaruense de Ensino Superior - Asces (Caruaru / Agreste Central)
27. Associação do Comércio da Indústria e Agroindustrial de Garanhuns (Garanhuns / Agreste Meridional)
28. Centro de Criação Galpão das Artes (Limoeiro / Agreste Setentrional)
29. Sociedade Musical Padre Ibiapina (Taquaritinga do Norte / Agreste Setentrional)
30. Associação de Desenvolvimento e Assistência Social de Taquaritinga do Norte - Adastaq (Taquaritinga do Norte / Agreste Setentrional)
31. Centro de Artesanato Tareco e Mariola de Belo Jardim (Belo Jardim / Agreste Central)
32. Associação Capoeira e Taekwon-do: O pé do clã (Brejo da Madre Deus / Agreste Central)

Sertão

33. Associação e Movimento Comunitário Aliança (Arcoverde / Sertão do Moxotó)
34. Federação das Associações Comunitárias do Cedro - Faced (Cedro / Sertão Central)
35. Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Sertânia (Sertânia / Sertão do Moxotó)
36. Associação Nação Coripós (Santa Maria da Boa Vista / Sertão do São Francisco)
37. Associação de Arte e Cultura de Jatobá (Jatobá / Sertão de Itaparica)
38. Instituto Chico Torres (Salgueiro / Sertão Central)
39. Jovem Sertão (Petrolina / Sertão do São Francisco)
40. Associação Cultural, Artística e Social Raízes (Petrolina / Sertão do São Francisco)
41. Associação das Mulheres de Ibimirim - AMI (Ibimirim / Sertão do Moxotó)
42. Associação Cultural Pedra do Reino (São José do Belmonte / Sertão Central)
43. Maracatu Nação Matingueiros (Petrolina / Sertão do São Francisco)
44. Associação São Geraldo (Arcoverde / Sertão do Moxotó)
45. Associação Solidária de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais (Belém de São Francisco / Sertão do São Francisco)
46. Associação Urucungo (Arcoverde / Sertão do Moxotó).


A UNACOMO irá executar o Projeto em Parceria com a AMCOP - Associação dos Moradores da Cohab Ouro Preto, que estará cedendo o espaço da sede para as exibições e o CEJU - Centro de Juventude, Desenvolvimento e Cidadania, que estará com uma equipe de jovens desenvolvendo todo o trabalho.

Rio Doce recebe o projeto Rua da Cidadania

Mais uma edição do projeto Rua da Cidadania acontece em Olinda, e desta vez o bairro de Rio Doce será beneficiado com informações sobre projetos e programas oferecidos pela prefeitura de Olinda.

A partir das 9h deste sábado (10), a Rua 16 em Rio Doce estará recebendo o projeto que de quinze em quinze dias oferece às comunidades de Olinda serviços prestados pela secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

Neste sábado a população que comparecer a rua 16, em Rio Doce vai poder realizar Cadastramento no Bolsa Família, conseguir isenção de taxas em Concursos Públicos, declaração à Celpe, confecção de documentos (Carteira de Trabalho, Interestadual para Pessoa Idosa e Livre Acesso), obter informações sobre os Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Programa Jovem Adolescente, como também elaboração de currículo, atendimento as vitimas de violência e prevenção ao uso das drogas. A população poderá também encontrar uma área recreativa com atividades culturais.

ITV realiza curso gratuito de Direito Constitucional e Cidadania

O Instituto Teotônio Vilela (ITV) oferece o curso gratuito de Direito Constitucional e Cidadania. As aulas acontecem nos dias 15, 22 e 29 de abril, das 9h às 12h, na sede do instituto, localizada no bairro do Derby. As inscrições devem ser feitas através do e-mail: itvpernambuco@gmail.com

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelo telefone: 3423-8771. Ao todo, serão preenchidas 75 vagas.

Governo Federal lança mapeamento das comunidades tradicionais de terreiro em Recife

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial lançam, nesta sexta-feira (09), em Recife (PE), o Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro localizadas na capital pernambucana e em sua Região Metropolitana. O lançamento será às 15h, no Centro Cultural Rossini Alves, no Ministério Público de Pernambuco.

A ação vai identificar, reconhecer e apresentar dados para a promoção de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e melhoria da qualidade de vida nas comunidades tradicionais de terreiro.

Com o mapeamento, o ministério pretende contribuir para o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais e sempre respeitando a diversidade cultural, econômica e social das comunidades.

Projeto Parabólica chega em Palmares

A Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), juntamente com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Prefeitura do Recife, promovem nos próximos dias 12 e 13 de abril, no Recife, o projeto Parabólica Palmares. A iniciativa vai capacitar organizações da sociedade civil, gestores públicos e artistas para apresentar projetos em 2010 para desenvolvimento de políticas públicas e propostas que disseminem a cultura afro-brasileira.

O evento será realizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto, na avenida Visconde de Suassuna, 99, Boa Vista.

A programação do primeiro dia tem início às 19h, quando será apresentado o histório da Fundação Palmares. As atividades do dia 13 começam às 9h, sendo abordados vários temas, como o funcionamento das ferramentas do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov); linhas de orçamento para fomento e promoção à cultura afro-brasileira, entre outros.

Para participar da ação, o interessado poderá se inscrever online no site www.palmares.gov.br ou baixar a ficha de inscrição no site www.fundarpe.pe.gov.br e enviá-la preenchida para a sede da Fundarpe, na Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife-PE, CEP: 50050-000.

PMO promove curso para setor hoteleiro

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, em parceria com o SEBRAE e SENAC, realizam, no período de 13 a 23 de abril, um curso de camareira destinado à rede hoteleira de Olinda. A capacitação será realizada nos estabelecimentos participantes e ministrado através de quatro horas de aulas teóricas e 36 horas de aulas práticas. As inscrições custam R$ 50 (por participante) e podem ser realizadas até o dia 09 de abril, no horário das 08h às 13h, na Casa do Turista.

Aeso - Barros Melo seleciona professores de nível superior

As Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) selecionam professores de nível superior nas áreas de Cinema, Produção Fonográfica, Direito, Telecomunicações, Administração, Artes Plásticas, Jornalismo,  Fotografia, Design, Publicidade e Informática. Os interessados devem cadastrar currículo no www.barrosmelo.edu.br/curriculos.

PCR promove curso de história do Recife

A Gerência de Formação Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) realiza, entre os dias 20 e 30 de abril, o curso de história e cultura do Recife.  As inscrições podem ser feitas nos dias 6 e 7 de abril, na sala 22 do 6º andar da PCR. O curso, que tem suas aulas ministradas na Faculdade Maurício de Nassau, tem como objetivo identificar e refletir sobre a relação entre cidade, cultura e cotidiano, na perspectiva da História Social, através da diversidade de seus sentidos. Mais inormações: 3355-8048 / 8046.

Encerram amanhã as inscrições para palestra gratuita do Ibmec

Seguem até amanhã (terça-feira) as inscrições para a palestra “A Nova Dimensão Profissional em Tempos de Hipercompetitividade”, promovida pelo City Business School/Ibmec, nesta quinta-feira (08). O evento ocorrerá na sede da escola de negócios, em Boa Viagem, e é gratuito. As inscrições podem ser realizadas através do site www.citybs.com.br ou pelo telefone (81) 3466.1066.

A palestra abordará o atual contexto competitivo do mercado profissional e como o indivíduo deve ser portar nesse contexto. Os principais tópicos apresentados serão: empregabilidade, competitividade, comportamento empreendedor, gestão e organização de carreiras e marketing pessoal. No comando do evento, estará o executivo carioca Antônio Carlos Kronemberger.

LBV oferece 100 vagas para curso de informática


A Legião da Boa Vontade (LBV) está oferecendo 100 vagas para o Curso de Informática Básica, destinados a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, a idade exigida é a partir de 16 anos, cuja escolaridade mínima, esteja cursando ou concluído o 9º ano (8ª série). O curso tem duração de três meses, na qual aprendem as ferramentas do Office, digitação e noções de cidadania.
Para se inscrever, o estudante precisa estar munido de xerox da RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. O candidato fará uma prova de habilidades em língua portuguesa e matemática. A inscrição inicia nesta terça-feira (6), no horário das 8h às 11h, na sede da LBV, localizada na rua dos Coelhos 219, Boa Vista. Informações: 3413-8600. As aulas terão início no dia 17 de maio.