Debatendo com a Juventude

Foi com bastante motivação que os membros do Centro de Juventude: Desenvolvimento e Cidadania participaram de vários eventos políticos, promovidos por diversos candidatos em algumas cidades da região metropolitna do Recife. E um ponto que pode ser destacado com grande positividade, se refere a participação de jovens eleitores representantes de diversos segmentos políticos participando ativamente de campanhas, eventos, debates etc.

Em um período eleitoral marcado por grande apatia da população em relação a classe política devido a ocorrência de escândalos envolvendo recursos  públicos, ocasionou às insituições políticas uma notável perca de prestígio  na visão do eleitorado, principalmente os que compõem a Classe Média. E foi justamente por tal motivo que, a disputa eleitoral em vários locais do Brasil se tornou uma tarefa bastante árdua. A busca por votos não foi tão fácil assim, principalmente para os candidatos que pleiteavam cargos no legislativo. O eleitor passou a pedir não somente propostas, mas também explicações.

E diante disso, a presença de jovens eleitores, engajados em campanhas passou a ter um papel de destaque, não somente pelo entusiasmo inerente ao comportamento dos jovens, mas também, pelo discurso dotado de esperança, que a juventude consegue demonstrar para a população em geral. A rebeldia irresponsável sede lugar a cidadania ativa. E foi nessa conjuntura que as campanhas eleitorais organizadas pelas juventudes de várias agremiações partidárias se empoderaram do debate político e levaram a discursão para vários espaços ocupado por outros eleitores, como praças, escolas, universidades, praias, boates, shows etc.

O número de jovens eleitores (16 até 29 anos) nessas eleições será bastante expressivo, haja vista que, temos a maior geração de jovens da história. Esse fato deve ser um argumento importante para corroborar com a constante necessidade do protagonismo juvenil sobre as questões relevantes da política brasileira, uma vez que, tratar sobre questões referentes a educação básica, a geração de emprego e renda, a saúde pública, a formação profissional, o acesso a comunicação e a cultura, é envolver diretamente a juventude brasileira, uma vez que, todos esses aspectos são de interesse a tal parcela demográfica. E é nesse aspecto que, ter jovem dentro de comitês eleitorais, participando da vida política é considerado algo de muita virtuosidade.

A sociedade precisa realmente enxergar a juventude brasileira como uma camada estratégica para o desenvolvimento do país. É daí que vai sair a nossa futura classe trabalhadora, os nossos dirigentes políticos, os nossos ciêntistas, atletas enfim, nossos cidadãos. Portanto, mesmo diante de toda apatia eleitoral,  motivada por fatores como:  os (des)serviços públicos, corrupção e impunidade que paira sobre os "pinóquios" disfarçados de políticos, que desmotivam o eleitor ir às urnas exercer o seu histórico direito cidadão, chegando a favorecer alguns candidatos que aparecem com estratégias bastante excêntricas e se elegem devido a um voto erroneamente denominado de "voto de protesto", precisamos mostrar que a esperança nunca deve ter fim e que a responsabilidade na construção do Brasil que queremos é um dever coletivo.

E é justamente nesses momentos que presenciamos a verdadeira vontade do jovem em contribuir para o desenvolvimento social que os "cyberespaços" se tornaram engrenagens importantes  para favorecer um maior empoderamento juvenil em certos debates informais, que ganham uma proporção considerável na opinião pública, uma vez que, muitos jovens militantes utilizam o Orkut, Twitter, FaceBook e Blogs etc. para debater de forma muito coerente sobre assuntos relevantes ligados a conjuntura política em todas as suas esferas.

Nesse contexto, conquistar o jovem para debater sobre os rumos da coletividade é sem dúvida, uma ação de virtuosidade sem igual, pois é diante dos momentos eleitorais que a juventude tem que conquistar maior espaço e intervenção na agenda pública, para que as políticas destinadas a população juvenil se concretize e avance cada vez mais. E o primeiro passo para tudo isso começa com o voto consciente.

Wallace Melo - Diretor do Centro de Juventude e Diretor da UNACOMO

Nenhum comentário: