Concentração acontece nesta quinta-feira na Praça do Diário

Estudantes continuam a protestar contra o aumento de passagens

Depois de terem parado o trânsito do Centro do Recife na última terça-feira (11), em protesto contra o aumento das passagens de ônibus, estudantes e trabalhadores prometem continuar. Nesta quinta-feira (13) eles se reúnem às 14h na Praça do Diário.

Esta atividade está sendo organizada pelo Comitê. Foram convocados vários sindicatos e entidades estudantis para somar força. Eles irão entregar à população uma Carta aberta com todas as justificativas da manifestação.

As reivindicações passam por exigir do governo a gratuidade nas passagens de ônibus para estudantes e trabalhadores desempregados, bem como, a redução das tarifas para a população em geral.

Para eles, o atual aumento de 8,66% anunciado pelo governo Eduardo Campos (PSB) junto com o Grande Recife Consórcio de Transportes, além de ferir o direito de acesso ao transporte da população, foge da realidade econômica dos trabalhadores em nosso estado. Justificam que o aumento do salário mínimo é de apenas R$ 30, e os trabalhadores não terão condições para arcar com mais este aumento nas tarifas de ônibus.

Além do aumento da tarifa de ônibus, eles protestam ainda contra os salários de parlamentares. Eles defendem também que os trabalhadores recebam um salário digno, baseado no valor do DIEESE de mais de 2 mil reais.

MPPE exige ao Grande Recife cálculo do aumento

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu instaurar um procedimento de investigação preliminar sobre o aumento abusivo da tarifa de ônibus ao Grande Recife Consórcio de Transporte. A empresa terá cinco dias úteis para apresentar as planilhas de cálculos referentes aos percentuais de aumento. A ação foi proposta pelo promotor Ricardo Van Der Linden.

Nenhum comentário: