Paulista vai construir 1.128 casas populares

Da Folha de Pernambuco

Prefeito Ives Ribeiro assinou ontem a ordem de serviço para iniciar as obras

O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, assinou, no final da tarde de ontem, a ordem de serviço para a construção de 1.128 casas populares, na comunidade Nossa Prata, na PE-22, bairro de Maranguape II. Além destas, que serão edificados com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, no local ainda estão sendo construídas mais 310 residências e uma creche, com verbas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Os imóveis serão tipo duplex, com áreas de 51,96 m² (térreo) e 56,59 m² (primeiro andar), ou 47,58 m² (térreo) e 54,18 m² (primeiro andar). Com um investimento de mais de R$ 47 milhões, a previsão de entrega do total de 1.438 casas é em dezembro deste ano.
 “O terreno de 18 hectares foi doado pela prefeitura, sendo que cinco hectares entrarão dentro do projeto de preservação ambiental. Além da creche, o Minha Casa, Minha Vida ainda propõe a construção de um equipamento comunitário. Então, estão previstos uma praça, um posto de saúde, uma escola e área para caminhada”, contou o prefeito. Ele ainda acrescentou que toda as vias serão pavimentadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da construção de um sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. “Estamos estudando, também, a implantação de uma linha de transporte para a comunidade”, colocou Yves Ribeiro.

As casas irão beneficiar, especificamente, três movimentos populares, que há cerca de cinco anos têm lutado por moradia: o movimento 15 de novembro, formado por 136 famílias assentadas ao lado do cemitério de Arthur Lundgren I; 27 de dezembro, que possui 346 ocupantes habitando áreas de Maranguape II; e a comunidade Nossa Prata, com 860 ocupantes. “As residências que sobrarem serão doados a outras famílias que moram em áreas de risco, terrenos irregulares e vivem em situação precária”, afirmou o diretor de Habitação da Prefeitura de Paulista, Alberto Victor Anjos. Para o gerente de negócios da Caixa Econômica Federal, Marcos Borges, a parceria da Caixa com a prefeitura e os movimentos sociais tem priorizado moradia, saúde e educação.

Nenhum comentário: