Diario de Pernambuco: novamente o desencorajamento da cidadania

Protesto chegando à Grande Recife Consórcio de Transporte
por Robson Fernando*
para o Acerto de Contas

Chama atenção a nova onda de cidadania ativa que, abalando o centro do Recife, expressa a intolerância de parte do povo aos abusos vindos do poder público. Por outro lado, algo que também vem atraindo os olhares atentos da população é a atitude do Diario de Pernambuco, que vem tratando com verdadeiro ódio e patente tendenciosidade as manifestações de rua ocorridas no velho centro.


Repetiu-se, na edição de 12 de janeiro, o papelão da publicação do dia 28 de dezembro, em que se havia dedicado a notícia intitulada “Manifestação tumultua centro” para atacar o protesto cidadão contra o alto aumento dos parlamentares federais e estaduais. Mas dessa vez de forma ainda mais enfaticamente agressiva e repudiatória, praticamente sensacionalista.

 
Na primeira página (manchete “Quando o protesto sai pela culatra”) e na notícia chamada “Mais uma vez, a cidade refém”, deu-se ênfase máxima aos engarrafamentos que a paralisação sequencial das avenidas Conde da Boa Vista e Cais de Santa Rita causou, e reservou-se apenas uma descrição residual às causas e às consequências positivas do protesto. O leitor de mais senso crítico percebe que o Diario desistiu de posar de mídia imparcial e passou a investir num ponto de vista tornado óbvio – a apologia à ordem sociopolítica em detrimento da cidadania e da democracia.

ATÉ QUANDO VAMOS PAGAR ESSA CONTA?

PARTICIPE AMANHÃ AS 14h, NA PRAÇA DO DIÁRIO, NO CENTRO DO RECIFE, DE MAIS UM PROTESTO CONTRA O AUMENTO ABUSSIVO DAS PASSAGENS.

A UNACOMO CONVOCA TODA A SOCIEDADE PERNAMBUCANA A PARTICIPAR, NÃO PODEMOS FICAR PARADOS NEM CALADOS.


Nenhum comentário: