Estudantes prometem parar o Recife novamente na segunda-feira

Da Folha de Pernambuco

Os estudantes voltaram a protestar contra o aumento de 8,66% nas passagens de ônibus e prometeram parar o Recife, na próxima segunda-feira, caso a Grande Recife Consórcio de Transporte não reduza o valor da tarifa. Ontem à tarde, eles se reuniram em frente ao antigo prédio do Ginásio Pernambuca­no, na rua do Hospício, bairro da Boa Vista e seguiram, acom­panhados por um carro de som, à sede da Secretaria das Cidades, na rua Montevidéu.

Os jovens esperavam ser recebidos pelo secretário da pas­ta, Danilo Cabral. No entanto, foram recepcionados por 20 po­liciais militares que informaram que todos os funcionários da secretaria tinham sido liberados. “O secretário tinha pe­dido realizássemos nenhuma outra manifestação e assegurou que se reuniria com a gente hoje (ontem). Ao chegar na se­cretaria encontramos as portas fechadas e policiais nos informaram que não havia mais nenhum funcionário no local. Enquanto não houver um acordo, os protestos continuarão”, destacou o presidente do Diretório Acadêmico da UFPE, Daniel Pires.

O grupo voltará a se reunir na próxima segunda-feira e, de acordo com a presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), Stephannye Souza, a previsão é de que o número de manifestantes triplique com a volta às aulas. “Queremos deixar bem claro que se a passagem não baixar, vamos parar o Recife”, ameaçou. Os estudantes seguiram pela avenida Agamenon Magalhães e voltaram pela Conde da Boa Vista, encerrando o protesto por volta das 18h30 no cruzamento com a rua do Hospício.

A manifestação corria de forma pacífica até que aproximadamente 150 estudantes fecharam o cruzamento entre rua Bandeira Filho e a avenida Agamenon Magalhães. Preso no engarrafamento, o proprietário de um Honda Civic prateado furou o bloqueio feito pelos jovens e chegou a arrastar um deles por cerca de cem metros, alterando os ânimos na manifestação.

O rapaz foi retirado de cima do veículo pelo capitão Tibério Noronha, da Assessoria de Segurança do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com sede na Agamenon, e sofreu apenas escoriações. “Eu me coloquei na frente do carro e, assim que retirei a pessoa de cima do capô, o veículo entrou no TRE. Ele estava com crianças no carro e entrou no prédio porque ficou assustado”, destacou.

O proprietário do carro, um advogado de 40 anos, afirmou que o estudante se jogou em cima do veículo e que a filha e as sobrinhas, de 3, 4 e 5 anos, começaram a gritar achando que se tratava de um assalto. “Acho que tem que pedir pra baixar preço mesmo e protestar, mas não agindo com inconsequência e impedindo o direito de ir e vir de quem não tem nada a ver com aquilo”.

PARECER

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu ontem um parecer pelo arquivamento do Procedimento de Investigação Preliminar que investigava o reajuste. Segundo o promotor de Justiça Ricardo Van Der Linden, o Grande Recife Consórcio de Transporte usou o indicador responsável para medir a inflação oficial do País.

Nenhum comentário: