Eduardo Campos é aprovado por 85% dos recifenses, diz pesquisa

 
A administração do governador Eduardo Campos (PSB) é aprovada por 85% da população do Recife, conforme nova pesquisa realizada pelo Instituto Exatta. O levantamento, publicado com exclusividade pela Folha de Pernambuco, aponta também que 13% dos entrevistados desaprovam a gestão do socialista, enquanto 1% não soube avaliar ou preferiu não responder. A consulta foi realizada entre os dias 3 e 4 deste mês, por meio de 500 entrevistas empreendidas aleatoriamente, levando em consideração cotas de sexo, idade, grau de instrução, classe social e de regiões da cidade. A pesquisa possui uma margem máxima de erro de 4,3% para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%.
Esta é a segunda rodada de pesquisas Exatta, neste ano, sobre a aprovação do Governo Eduardo Campos, e revela um crescimento de seis pontos percentuais em relação à primeira, realizada em julho. Na oportunidade, a consulta apresentou, no Recife, 79% de aprovação. Curiosamente, o índice de desaprovação diminuiu três pontos em pouco mais de um mês, passando de 16% no primeiro levantamento para 13%. O número de indecisos naquela pesquisa era de 4%.
No detalhamento da consulta por regiões do Recife, o governador Eduardo Campos obtém o melhor resultado na Região Político-Administrativo (RPA) 2, que reúne os bairros da Zona Norte, com 96% de aprovação e 4% de desaprovação. O segundo melhor índice alcançado pelo gestor foi verificado na RPA-1, com 88% de aprovação e 12% de desaprovação. O pior desempenho do socialista é registrado na RPA-3, que compreende os bairros da Região Nordeste do município, com 77% de aprovação e 19% de desaprovação.
Com relação à avaliação da administração de Eduardo Campos, 24% dos entrevistados a classificaram como ótima, 44% acham boa, 20% consideram regular, 5% como ruim e 6% acham péssima. No detalhamento deste item, o melhor resultado obtido pelo socialista foi na RPA-2, onde o gestor alcançou 36% de ótimo e 44% de boa. E o pior resultado é apresentado entre os entrevisdados da RPA-6, que compreende os bairros da Zona Sul do Recife, com 8% de péssimo e 3% de ruim.
Questionados sobre a possível influência do governador Eduardo Campos na eleição do próximo ano, 25% dos entrevistados da pesquisa Exatta afirmaram que votariam com certeza no candidato apoiado pelo socialista. Outros 30% assumiram que o alinhamento com o gestor aumentaria o desejo de votar neste postulante. Já 34% indicaram que o voto é uma decisão pessoal, não considerando prováveis apoios. Não votariam de jeito nenhum no candidato de Eduardo, 6%, e outros 4% disseram que diminuiria a vontade de votar neste candidato.

Nenhum comentário: