Emprego: Começa época de seleções

Quem está à procura de emprego deve se preparar para concorrer à uma das 16 mil oportunidades temporárias que as lojas do comércio varejista devem abrir para atender à demanda do final do ano. Com a chegada de setembro, as empresas começam a receber currículos para contratar novos funcionários. “As entrevistas devem acontecer entre outubro e novembro, mas as contratações devem começar a partir de dezembro.

Geralmente são contratos de experiência, por três meses”, detalhou o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Recife, Fred Leal. Ele disse ainda que o período que compreende os meses de fevereiro e março é o momento em que os profissionais que apresentam os melhores desempenhos são efetivados.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Eduardo Catão, “o número de vagas está um pouco acima do que foi apresentado no ano passado, quando foram criadas 13 mil oportunidades. A expectativa é de que as vagas se mantenham nesse patamar. O número de contratações em 2010 foi muito bom e esse ano também deve ser positivo”, disse. Catão estima que a média de contratação definitiva fique em torno de 20% dos trabalhadores que ingressam no mercado por meio de vagas temporárias.

As vagas são destinadas a diversas funções, como atendente de loja, estoquista, empacotadores e embaladores para presente. “Os profissionais que desejam concorrer as vagas devem ter cursado o Ensino Médio, ter conhecimentos em informática, porque normalmente as lojas são informatizadas, e ter conhecimentos em matemática, além de saber abordar o cliente”, orientou Catão.

Nenhum comentário: