Entre o Vazio das Gondolas, Ficou a Tristeza e as Incertezas.

O último domingo do mês de janeiro de 2011, também foi o último final de semana que o famoso Bompreço de Casa Caiada funcionou, uma vez que, a próxima segunda feira, será o último dia de funcionamento das atividades desse tão conhecido supermenrcado. O Blog da Unacomo, foi uma das primeiras ferramentas de comunicação a informar o encerramento das atividades do estabelecimento.

Entretanto, as informações obtidas por nossa equipe sobre as justificativas do fechamento da loja, localizada na praia de Casa Caiada, não foram compatíveis com as razões divulgadas por alguns leitores do Blog que por sinal, eram funcionários da citada empresa e rssaltaram que os motivos para o fechamento do supermercado se deu, devido a baixa rentabilidade da loja.

Segundo a funcionária, essa notícia ja era esperada, pois o bompreço de Casa Caiada, mesmo depois de 35 anos de existência, ja não vinha alcançando as metas estabelecidas pela gerência da rede Walmart. Segundo outros funcionários, além da filial de Olinda, outras lojas também vão fechar as portas,  devido aos baixos rendimentos.

Enfim, dentro de tantas incertezas, hoje o que presenciamos na loja foi uma grande tristeza, dos clientes e dos associados, que a medida em que o supermercado funcionava era comum vermos os funcionários desmontando as gondolas e embalando as mercadorias.  Um episódio lamentável para um supermercado que a mais de três décadas fazia parte da vida de muitos moradores e funcionários.

Multa de Trânsito: Essa Você Não Sabia.

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Código de Trânsito Brasileiro Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

Campanha do Basta de violencia Contra a Mulher

Campanha do Basta de violencia Contra a Mulher  acontece domingo dia 30/01/2011 com concentração no quartel de bairro novo as 9:00 horas. A campanha irá sensibilizar os frequentadores das praias e restaurantes de Olinda.

Estudantes prometem parar o Recife novamente na segunda-feira

Da Folha de Pernambuco

Os estudantes voltaram a protestar contra o aumento de 8,66% nas passagens de ônibus e prometeram parar o Recife, na próxima segunda-feira, caso a Grande Recife Consórcio de Transporte não reduza o valor da tarifa. Ontem à tarde, eles se reuniram em frente ao antigo prédio do Ginásio Pernambuca­no, na rua do Hospício, bairro da Boa Vista e seguiram, acom­panhados por um carro de som, à sede da Secretaria das Cidades, na rua Montevidéu.

Os jovens esperavam ser recebidos pelo secretário da pas­ta, Danilo Cabral. No entanto, foram recepcionados por 20 po­liciais militares que informaram que todos os funcionários da secretaria tinham sido liberados. “O secretário tinha pe­dido realizássemos nenhuma outra manifestação e assegurou que se reuniria com a gente hoje (ontem). Ao chegar na se­cretaria encontramos as portas fechadas e policiais nos informaram que não havia mais nenhum funcionário no local. Enquanto não houver um acordo, os protestos continuarão”, destacou o presidente do Diretório Acadêmico da UFPE, Daniel Pires.

O grupo voltará a se reunir na próxima segunda-feira e, de acordo com a presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), Stephannye Souza, a previsão é de que o número de manifestantes triplique com a volta às aulas. “Queremos deixar bem claro que se a passagem não baixar, vamos parar o Recife”, ameaçou. Os estudantes seguiram pela avenida Agamenon Magalhães e voltaram pela Conde da Boa Vista, encerrando o protesto por volta das 18h30 no cruzamento com a rua do Hospício.

A manifestação corria de forma pacífica até que aproximadamente 150 estudantes fecharam o cruzamento entre rua Bandeira Filho e a avenida Agamenon Magalhães. Preso no engarrafamento, o proprietário de um Honda Civic prateado furou o bloqueio feito pelos jovens e chegou a arrastar um deles por cerca de cem metros, alterando os ânimos na manifestação.

O rapaz foi retirado de cima do veículo pelo capitão Tibério Noronha, da Assessoria de Segurança do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com sede na Agamenon, e sofreu apenas escoriações. “Eu me coloquei na frente do carro e, assim que retirei a pessoa de cima do capô, o veículo entrou no TRE. Ele estava com crianças no carro e entrou no prédio porque ficou assustado”, destacou.

O proprietário do carro, um advogado de 40 anos, afirmou que o estudante se jogou em cima do veículo e que a filha e as sobrinhas, de 3, 4 e 5 anos, começaram a gritar achando que se tratava de um assalto. “Acho que tem que pedir pra baixar preço mesmo e protestar, mas não agindo com inconsequência e impedindo o direito de ir e vir de quem não tem nada a ver com aquilo”.

PARECER

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu ontem um parecer pelo arquivamento do Procedimento de Investigação Preliminar que investigava o reajuste. Segundo o promotor de Justiça Ricardo Van Der Linden, o Grande Recife Consórcio de Transporte usou o indicador responsável para medir a inflação oficial do País.

Entidades reivindicam criação de ministério da economia solidária

Da Agência Brasil

São Paulo – Pelo menos uma centena de cooperativas e associações de trabalhadores enviaram ao governo federal um pedido de criação da Secretaria Especial da Economia Solidária. O órgão, que teria status de ministério, seria responsável por articular projetos governamentais de apoio a empreendimentos associativos e também por centralizar as demandas dos cooperados.
 
Uma carta e um projeto de estrutura para a secretaria especial foram entregues à equipe de transição do governo da presidenta Dilma Rousseff, em dezembro de 2010. Segundo Daniel Tygel, secretário executivo do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (Senaes), o agora ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o atual secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, receberam a proposta elaborada na segunda conferência nacional sobre o tema.
 
Para Tygel, a secretaria é necessária porque, hoje, políticas públicas voltadas à economia solidária estão dispersas e desarticuladas. Ele disse que a Secretaria Nacional de Economia Solidária, ligada ao Ministério do Trabalho, fomenta o setor como alternativa de trabalho e renda. Entretanto, o Ministério do Meio Ambiente também tem projetos de economia solidária ligados à preservação da natureza e o Ministério da Justiça, projetos de cooperativas sociais para combate à violência.
 
Além disso, ainda existem projetos estaduais e municipais que apoiam a criação de associações e cooperativas de trabalhadores. “Falta uma cabeça articuladora para coordenar todas essas iniciativas”, afirma Tygel. “Temos que fortalecer os processos que têm como característica a priorização do desenvolvimento local e a distribuição de renda”.
 
Tygel defende ainda que a economia solidária tenha prioridade nos projetos que integrarão o chamado “PAC da erradicação da miséria”, que está sendo estruturado pelo governo federal. O novo PAC terá como uma de suas diretrizes a inclusão profissional.
 
“Queremos erradicar a miséria com um ganho na participação política da sociedade. A economia solidária tem esta característica”, disse Tygel.
 
O secretário adjunto da Senaes, Fábio José Bechara Sanchez, disse que a secretaria começou a diálogar com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para apoio às cooperativas nos novos projetos do governo federal.

Educação Ambiental: Um Desafio Para Transformação.

A cada dia que passa, os problemas ambientais passam a ser abordados em diferentes circunstâncias, devido a notável crise ambiental que, infelizmente, vivenciamos nesse século. Os padrões exigidos pelas sociedades globalizadas vem exigindo muita exploração sobre os recursos naturais. É válido ressaltar que, desde 2006, de acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) os problemas ambientais não estão tão distantes de nós, ou seja, são problemas contemporâneos a sociedade e justamente por isso, é preciso que formularmos respostas estratégicas para esses problemas.

O alerta ambiental, presente no discurso e nas ações das organizações ambientalistas visa uma reconstrução da ética global em relação ao meio ambiente. Sabe-se que os problemas ambientais se configuram em proporções globais e necessita de um grande esforço coletivo para uma nova adequação na forma de relacionamento com o meio ambiente e consequentemente, com a vida.

Várias matérias ja foram publicadas em revistas, Jornais e em sites abordando sobre o problema ambiental no planeta Terra. São inúmeras as reportagens em diversos telejornais que mostra como a poluição vem afetando nossas vidas cotidianamente. Até mesmo no cinema, o alerta ambiental encontrou espaço para conscientizar a população sobre os danos causados pela sociedade ao meio ambiente, por meio de brilhantes documentários.

Entretanto, mesmo com ampla divulgação em diversos meios de comunicação, a convivência entre sociedade e meio ambiente, ainda é, bastante, desarmoniosa. É nessa perspectiva que a questão política e econômica passa a fazer parte do contexto ambiental, uma vez que, são nessas esferas que encontramos fatores como: crescimento demográfico, aumento na concentração de gás carbonico na atmosfera, desmatamento, extinção de espécies, exploração pesqueira, consumo irresponsável dos recursos naturais, ampliação das frotas veiculares que notavelmente influencia na dinâmica planetária, caudando danos que afeta diretamente a vida animal.

São esses apontamentos que tornam a questão ambiental algo muito complexo e que exige a participação de varios atores sociais. Uma vez que, todos esses danos causados a biosfera ao longo dos anos, esta completamente interligado a construção histórica da nossa sociedade de consumo, onde o bem estar social é definido como sinônimo de crescimento econômico.

Ou seja, nosso atual modelo de desenvolvimento coloca uma imensa carga sobre o planeta, e para garantirmos o futuro da civilização humana precisamos agir e pensar no rumo da sustentabilidade. É preciso que a sociedade em geral, tome para si essa responsabilidade de tornar o meio ambiente mais saudável. Precisamos pensar de maneira Socioambiental.

Diante de tudo isso, podemos concluir que a problemática ambiental é um problema que interessa a todos os setores sociais. E a comunidade em si tem a responsabilidade de se enganjar nesse processo de transformações necessárias para uma utilização racional dos recursos naturais.

Nessa conjuntura, podemos concluir que a Educação Ambiental nasce através da necessidade de novas práticas e reflexões sobre o ecossistema em uma concepção mais ampla, e principalmente, além dos conceitos determinados pelas ciências biológicas. É um campo do conhecimento que envolve diferentes abordagens científica. È justamente por isso que o processo de construção da Educação Ambiental se constrói na perspectiva socioambientalista.

Sustentabilidade: Uma Idéia Necessária.

O Momento atual, marcado pelo aparecimento de grandes desastres ambientais, de uma certa forma, vem direcionando a população a vir a ter uma maior sensibilização sobre as multicausalidades que geram os efeitos e as mudanças no ecossistema. E diante disso, a visão antropoêntrica que paira sobre a sociedade, concebendo o ser humano como o centro do mundo e transformador do espaço natural, devido as condições culturais e ao processo de socialização vem perdendo espaço ao longo dos anos, devido aos novos paradígmas socioambientais que os movimentos ambientalistas e ecologistas vieram construindo e conquistando mais espaços ao longo das últimas décadas.

E nessa conjuntura, a palavra chave para avançarmos cada vez mais sobre as mudanças necessárias para uma boa convivência planetária é a sustentabilidade. Ou seja, precisamos propor mudanças positivas para que a idéia de cultura e sociuedade possam dialogar de forma efetiva com meio ambiente e a natureza.

REFLEXÃO:

"Cresci brincando no chão, entre formigas. De uma infância livre e sem comparamentos. Eu tinha mais comunhão com as coisas do que comparação. Porque se a gente fala apartir de ser criança, a gente faz comunhão: de um orvalho e sua aranha, de uma tarde e suas graças, de um pássaro e sua árvore. Então eu trago das minhas raízes crianceiras a visão comungante e oblíqua das coisas. Eu sei dizer sem pudor que o escuro me ilumina. É um paradoxo que ajuda a poesia e que eu falo sem pudor. Eu tenho que essa visão oblíqua vem de eu ter sido criança em algum lugar perdido onde havia transfusão da natureza e comunhão com ela."
Manuel de Barros, 2003

Manifestação festiva sai em defesa do Clube Vassourinhas

Publicado em 26.01.2011, às 20h41
Do JC Online

Foliões se unem para reabertura do Clube Vassourinhas

Foto: Guilherme Fujimoto/JC Online Foliões, passistas, artistas, integrantes de blocos e outros interessados pelo Carnaval se reuniram na noite desta quarta-feira (26) para sair em defesa do Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas, no Largo do Amparo, em Olinda. Recheado de frevo, o evento nomeado "Abrace o Clube Vassourinhas” acontece porque o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) interditou o local devido a falhas na sua estrutura.

"Se não tiver o Vassouras aqui, não tem Carnaval em Olinda", exclama o bonequeiro Alexandre de Souza. "Todos os blocos, todas as prévias passam por aqui, é uma parte da nossa tradição", continua o folião. Só de passistas, o organizador do protesto-festa, Garnner Cruz, espera 300. A concentração começou por volta das 18h, com carro de som, bonecos gigantes e estandartes. Os presentes seguiram para os 4 Cantos e depois voltaram para o Largo do Amparo.

No local estava sendo realizado um abaixo-assinado para ser entregue ao MPPE nesta sexta-feira (28). E a organização já prevê uma manifestação no dia 1º de fevereiro na Assembleia Legislativa. "Queremos sensibilzar a população para reabrir o Clube", afirma Garnner, líder do Movimento Carnaval Popular de Olinda. O Vassourinhas está fechado desde o dia 22 de dezembro. Cerca de 40 agremiações carnavalescas saem de lá todo carnaval.

"Não podia fechar de vez, o espaço é também é de outras coisas culturais, como aula de frevo e orquestra", defende o músico André Luiz Melo Neto, integrante dos Clarins de Olinda. Cerca de 180 crianças participam das oficinas de frevo no Clube.

O MPPE recebeu denúncias de moradores incomodados com o barulho. Segundo Garnner, um grupo solidário de estudantes e professores da UFPE se disponibilizou a fornecer um plano de reforma acústica de graça. Para o diretor-secretário Hugo Barbosa, parte do problema é causado por carros de som: "Eles chegam com aqueles carros equipados com som potente e ligam no máximo", diz.

Projeto Cine na Praia.


Além das diversas atividades esportivas, a Colônia de Férias da Prefeitura de Olinda, situada na orla da praia de Bairro Novo, também foi cenário para as exibições do Cine na Praia. Projeto executado pela própria Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, por meio da Coordenadoria de Juventude. Com o Tema: Educação Ambiental - Um Desafio para a Transformação, que foi trabalhado por meio de debates e exibição de audiovisuais, como: A História das Coisas, A Carne é Fraca, Ilha das Flores etc. O projeto contou com a participação do diretor da UNACOMO, Wallace de Melo, que foi um dos idealizadores da proposta do projeto e um dos responsáveis pela exibição dos audiovisuais.

Folha Online: Primeira Reunião entre Governo e Centrais para Discutir Salário Mínimo Termina Sem Acordo.

Da Agência Brasil

Brasília – Terminou sem avanços a primeira reunião entre o governo e as centrais sindicais para negociar o reajuste do salário mínimo. A proposta apresentada hoje pelo secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, foi de R$ 545 para o mínimo e mais 80% do índice de reajuste do mínimo para o aumento dos aposentados.

As centrais sindicais defendem salário mínimo de R$ 580, além de 10% de reajuste para os aposentados e mais a correção da inflação na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Para Gilberto Carvalho, o mais importante é que o governo está mantendo a política de valorização do salário mínimo e não pode abrir precedentes de quebra do acordo com as centrais para reajustar o valor de acordo com a inflação do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

Além disso, diz o ministro, o governo cumprirá o acordo também no próximo ano, quando o reajuste poderá chegar a 13%. “Nós já sabemos que, no ano que vem, teremos um aumento importante, que poderá chegar a 12%, 13%. Portanto, nós colocamos para as centrais sindicais a inconveniência de quebrar esse acordo agora”, afirmou o ministro, após a reunião.

Mesmo sem avanço nas propostas do governo, os sindicalistas disseram ter saído satisfeitos com a instalação da mesa de negociações e o agendamento de um novo encontro na próxima quarta-feira (2).

“Nenhum de nós estava esperando chegar aqui e sair com tudo resolvido. Reclamamos porque não estávamos sendo recebidos pelo governo. Agora temos a garantia de que, em qualquer coisa que diga respeito aos trabalhadores do Brasil, serão ouvidas as centrais sindicais. Isso é uma coisa que conseguimos com o governo Lula e não tínhamos garantia no governo Dilma”, afirmou o presidente da Força Sindical e deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP).

Mas, apesar da continuidade das negociações, o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, admitiu que o governo deverá endurecer o discurso com relação ao aumento do mínimo. Segundo ele, Gilberto Carvalho sinalizou que o assunto poderá ficar para o Congresso Nacional, no momento de votar a medida provisória que trata do reajuste. “É uma possibilidade. Não tendo acordo, vai para o Congresso. Estou sentindo que o governo vai ser muito duro na negociação”, admitiu o sindicalista.

Sobre a correção da tabela do IRPF, contudo, o governo poderá ser mais flexível. A proposta de Carvalho é corrigir a tabela de acordo com a meta de inflação, que é de 4,5%. Ele admitiu, no entanto, que a negociação poderá avançar mais se for desvinculada da discussão do salário mínimo.

“Nós não queremos vincular as duas coisas para não dar a impressão de que estamos fazendo uma troca. Vamos retomar as negociações do mínimo e do Imposto de Renda na próxima semana, mas eticamente não queremos passar a impressão de 'toma lá, da cá'”, ressaltou o ministro.

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/617183?task=view.

Nota Pública:

A CONAM e a Luta pela Reforma Urbana no Combate às |Tragédias.

 
Nos últimos anos temos acompanhado os efeitos das fortes chuvas ocorridas em varias regiões Brasileiras, aonde vidas humanas, bairros e cidades vêm sendo destruídas nessas tragédias.

É comum responsabilizar a natureza e a população mais carentes que vivem em áreas de riscos pelos desastres diante das manifestações da natureza, sabemos que tal afirmativa é uma falácia, quando o poder público se exime da responsabilidade de planejar a ocupação do espaço urbano comete crime humanitário.

As chuvas são fenômenos naturais, mas seus efeitos são sociais, pôr atingir de forma diferenciada a população das cidades. A inexistência de uma política habitacional e de planejamento na ocupação do espaço urbano origina a construção de cidades desumanas e de exclusão social, podemos afirmar que as tragédias que vitimaram milhares de pessoas nos últimos anos são de responsabilidade social e moral do poder público nas três esferas de governo.

A questão central é a mercantilização das cidades pelos interesses do mercado imobiliário que empurra os trabalhadores para morar em áreas irregulares e sem infra-estrutura. A lógica de produção mercantil das cidades não oferece moradias dignas a preços compatíveis com a renda da população trabalhadora, levando esta a ocupar áreas impróprias para a habitação.

A omissão do poder público no enfrentamento da segregação sócio espacial e sua subordinação aos grandes interesses econômicos, e sua incapacidade de tornar efetiva a Função Social da Cidade prevista no Estatuto das Cidades. O Estatuto contém instrumentos jurídicos e urbanísticos com o objetivo de garantir que a cidade e a propriedade urbana cumpram a sua função social e possibilitem a vida digna de todas (os) como o acesso à moradia, ao saneamento ambiental, à mobilidade, à educação, à saúde, ao trabalho, à cultura, ao lazer entre outras políticas públicas inclusivas.

O Estatuto das Cidades e a Lei n.º 11.445 reconhecem o Saneamento Ambiental como um direito fundamental vinculado ao direito à cidade. Define como princípios fundamentais o saneamento como um conjunto de serviços e infra-estrutura, que envolve serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, rede de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, detenção ou retenção de vazões de cheias, destinação adequada das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas. Estes serviços, se prestados adequadamente a todos, poderiam garantir maior qualidade de vida e reduzir os riscos de enchentes e mortes decorrentes das chuvas, evitando as catástrofes que vivemos.

Chamamos atenção sobre a catástrofe na Região Serrana do Rio de Janeiro considerada a maior já ocorrida no Brasil, não atingiu apenas bairros populares e irregulares, mas bairros de classe média alta com condomínio de luxo, isto demonstra a necessidade de uma política de gestão no uso da ocupação do solo.

As tragédias não podem ser evitadas com políticas paliativas e desconectadas, mas com políticas integradas de curto, médio e longo prazo devendo ao Poder Público garantir a implementação dessas políticas e desses direitos para que as futuras gerações não sejam vitimadas.

A CONAM preocupada com os acontecimentos nos últimos anos vem a publico cobrar do poder público nas três esferas de governo um plano nacional que articule as políticas públicas de prevenção de acidentes, planejamento urbano, meio ambiente e saúde pública numa ação integrada para que se evitem danos materiais e perdas de vidas humanas.

É mais humano e mais barato investir em políticas de regularização fundiária, moradia para famílias de baixa renda e em prevenção a desastres naturais do que liberar elevados recursos como o governo federal vem fazendo nestes últimos períodos para recuperação de cidades e bairros.

Faz-se necessário que o Ministro das Cidades convoque uma reunião do Conselho Nacional das Cidades junto com os Ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional, para discutirmos a elaboração um Plano Nacional de Prevenção a acidentes de catástrofes que tenham metas emergenciais e eficazes e que seja obrigatoriedade para os estados e municípios.

Além disso, a implementação do Estatuto das Cidades, a implementação de Zonas Especiais de Interesse Social - ZEIS e a aplicação maciça de recursos do programa Minha Casa Minha Vida para as 5 milhões de famílias que vivem em áreas de risco em todo o Brasil são medidas que podem contribuir para que no verão de 2012 não vejamos acontecer essas tristes catástrofes.

São Paulo, 20 de janeiro de 2011

A UNACOMO apóia integralmente este documento.
 
Marcos Morais
Presidente da UNACOMO

Sergio Xavier Assume Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e Gera Conflito Ideológico com Deputado Daniel Coelho..

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos atrai mais um partido para a sua base aliada. Na última quinta feira (20/01), Sergio Xavier foi nomeado como novo secretário de governo de Pernambuco.

O presidente estadual do PV, e  candidato a governo do estado de Pernambuco nas últimas eleições, Sergio Xavier, foi anunciado pelo governador Eduardo Campos, como novo secretário de sua gestão para assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O novo secretário é um político bastante experiente na adiministração pública, tendo experiencia em cargos executivos no ministério do Meio Ambiente e Cultura, além do Sebrae, Chesf e Sudene.

Após três semanas de negociações, entre Eduardo Campos e o Partido Verde duraram três semanas, e foi concluida com a vinda do PV para a base aliada do governo do estado, abrindo assim, novas perspectivas políticas para o crescimento da sigla no estado.

Entretanto, essa aliança PSB-PV não agradou ao Deputado Estadual Daniel Coelho (PV-PE), que se manifesta como opositor ao governo do estado, desde o início do seu mandato. Em matéria publicada no Jornal do Commercio, Daniel vive hoje em uma dissidência interna. Por maioria de votos, a Executiva do PV aprovou o ingresso da legenda na base de apoio ao governador Eduardo Campos (PSB), indicando também o presidente estadual da sigla, Sergio Xavier, para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (25/01).

Daniel Coelho que estava cotado para ser líder da bancada de oposição na ALEPE lamenta pela dicotomia ideológica presente em seu partido, uma vez que,  durante as eleições o PV se manifestou como oposição ao governo e  após os resultados das urnas, o partido tornou-se um aliado ao governo.

Wallace de Melo Gonçalves Barbosa.
Ciêntista Político e Diretor de Ciência e Tecnologia da UNACOMO.

Seminário Voltado para Jovens Aborda o Tema Sexualidade.

Recife sedia nos dias 28, 29 e 30 deste mês, o Seminário "Sexualidade: Qual é a sua?”, que tem como público alvo, adolescentes a partir de 15 anos, jovens e líderes de igrejas. O projeto pretende tratar os inúmeros problemas relacionados à sexualidade e que têm determinado não apenas o bem-estar, mas também a visão da maioria dos jovens e adolescentes.

Homossexualidade, abuso e vício sexual, são alguns dos temas abordados. O evento acontecerá na Faculdade Boa Viagem, Campus 1, Imbiribeira e os palestrantes serão Andréa Vargas, da Avalanche Missões Urbanas, Willy Torresin e Denis Ferreira, ambos do Exodus Brasil. O seminário ainda contará com algumas atrações, como DJs e bandas.
 
As inscrições, que custam R$60, podem ser feitas através do site www.congressolink7.com.br, na livraria Luz e Vida, ou ainda, na Igreja Batista do Ipsep.

Governo pode rever limites de potência e altura de antenas de rádios comunitárias

Da Agência Brasil

Brasília - O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cézar Alvarez, se reuniu hoje de manhã (22) com representantes da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) para discutir reivindicações do setor. Alvarez tomou conhecimento das principais questões levantadas no 7º Congresso Nacional da Abraço, que ocorreu esta semana em Brasília.

Foi a primeira vez em 14 anos que o governo federal estabeleceu um canal de diálogo com a associação e o tom foi de conciliação. “Há uma determinação expressa da presidenta Dilma Rousseff ao ministro [do Planejamento] Paulo Bernardo no sentido de trabalhar a relação com rádios comunitárias - com a Abraço em particular como uma das maiores [entidades representativas] do setor - dentro de uma qualificação da radiodifusão como um todo”, disse Alvarez.

O secretário garantiu que as rádios comunitárias terão espaço no Ministério das Comunicações, mas não definiu nada sobre a criação de uma subsecretaria para atender o setor. A proposta de criação de uma subsecretaria foi aprovada na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em dezembro de 2009.

Apesar da indefinição quanto à subsecretaria, Alvarez garantiu que os radiodifusores comunitários terão espaço na elaboração do marco regulatório da comunicação. “Ele ainda está em fase de estudo no Executivo e ainda tem muitas etapas de debate com a sociedade e com o Legislativo antes de ser implementado”.

Uma das principais reivindicações que surgiram durante a reunião é o tratamento diferenciado da potência e da altura das antenas das rádios comunitárias, atendendo a variações urbanísticas e de relevo das cidades. Segundo a Lei da Radiodifusão Comunitária, a potência das rádios é limitada em 25 watts e a antena não pode superar 30 metros de altura. A Abraço pede uma potência dez vezes maior. Alvarez admitiu que a questão pode ser discutida. “Temos que trabalhar com essa questão da diversidade social e regional do Brasil”, afirmou.

Os representantes da Abraço também cobraram medidas para que a verba de publicidade do governo também seja distribuída às rádios. O representante do ministério disse não ter uma posição sobre o assunto, mas prometeu estudá-lo.

Entre as reivindicações estão ainda a discriminalização das rádios comunitárias, o fim das ações de agentes de fiscalização e policiais nas emissoras e anistia para quem foi condenado por botar no ar uma rádio sem amparo legal. “No Rio de Janeiro, é preciso deixar de tratar as rádios comunitárias em favelas como se estivessem a serviço dos traficantes”, disse um delegado fluminense.

O secretário executivo do ministério pediu que as denúncias sejam relatadas com documentação completa para averiguação de responsabilidades. Uma nova reunião com os radiodifusores comunitários deve acontecer em 30 dias.

Rádios comunitárias reivindicam criação de subsecretaria específica no Ministério das Comunicações

Da Agência Brasil

Brasília - A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) reivindica a criação de uma subsecretaria específica no Ministério das Comunicações. Esse é um dos principais pontos que está sendo discutido no 7º Congresso Nacional da Abraço, que ocorre até amanhã (22) em Brasília. A proposta da subsecretaria surgiu na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em dezembro de 2009, e pretende intensificar o processo de criação das rádios comunitárias.

Os representantes das rádios comunitárias pedem também participação nas discussões sobre a criação do novo marco regulatório para a comunicação. “Estamos reafirmando algumas lutas históricas das rádios comunitárias que nunca foram atendidas”, disse o coordenador geral da Abraço, José Luiz do Nascimento Sóter.

Para a coordenadora do coletivo de mulheres da Abraço, Inês Fortes, a criação da subsecretaria e o novo marco regulatório da comunicação são promessas que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu e não cumpriu. “Vamos cobrar do governo a execução das propostas aprovadas na primeira Confecom. São compromissos que o Lula não implementou”.

O setor reivindica também acesso a recursos que permitam o seu funcionamento. “A grande dificuldade dessas rádios são os recursos. Você tem uma salinha que gasta energia, telefone e as pessoas que trabalham lá são sempre voluntárias”, disse o professor de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco, José Mário Austregésilo. Para ele, as rádios comunitárias são importantes porque “têm sido um canal para fortalecer a comunicação pública, que pode fortalecer a democratização da informação”.

De acordo com o coordenador geral da Abraço, o problema dos recursos deve ser resolvido pelo governo. “A questão pode ser resolvida por meio da criação de um fundo para o desenvolvimento das rádios comunitárias”.

O Congresso reúne, desde ontem (20), cerca de 500 delegados que representam rádios comunitárias de todo o país. Amanhã (22), será definido um calendário com as ações que a Abraço deve executar até janeiro de 2014.

Homem da Meia Noite Escolhe Hmenageados.

Publicado em 23.01.2011
Jornal do Commercio.
Boneco gigante mais famoso do Carnaval de Olinda vai reverenciar no desfile deste ano o jornalista José Mário Auregésilo, 65 anos, e a carnavalesca e foliona Jodecilda Airola de Lima, Dona Dá, 71

Perto de completar 80 anos, o Homem da Meia Noite vai homenagear neste Carnaval quem ajudou a contar parte de sua história e quem sempre o recepcionou com muita folia nas ladeiras de Olinda. O jornalista José Mário Austregésilo, 65 anos, e a carnavalesca e foliona Jodecilda Airola de Lima, Dona Dá, da Rua da Boa Hora, 71, são os escolhidos.

“Ela é uma personagem ilustre do Carnaval de Olinda, recepciona todas as agremiações com muita alegria na porta de sua casa. José Mário, por sua vez, tem uma ligação muito forte com a troça. Produziu o único vídeo sobre a história do Homem da Meia Noite”, explica Adolpho Alves e Silva, presidente da agremiação.

A apresentação dos homenageados acontecerá na noite da próxima quarta-feira, na sede da troça, na Rua do Bonsucesso, quando haverá também a entrega do prêmio Gigante Cultural a seis personalidades que ajudam a manter viva a memória da agremiação e do Carnaval de rua.

“Recebo esta homenagem com grande emoção e alegria. Em 1998, quando fui o homenageado do Carnaval, fiz questão de sair no Homem da Meia Noite”, diz José Mário. Há 45 anos registrando a folia pernambucana como jornalista, pela TV Universitária, TV Jornal e outros veículos, ele se prepara para manter o mesmo ritmo este ano.

Sua admiração pelo gigante de Olinda começou na infância, quando morava na Encruzilhada, no Recife, e esperava, com a família, a passagem do Homem da Meia Noite pela Estrada de Belém. Naquele tempo havia até carros alegóricos, muitos deles ornamentados bem perto da casa de Zé Mário. “É uma lembrança muito bonita”, diz. O desfile, nos últimos anos, na madrugada do domingo de Carnaval, ficou restrito à Cidade Patrimônio.

NOVIDADES:

O Homem da Meia Noite completará 80 anos em 2012. Os preparativos para o aniversário especial já começaram e incluem a inauguração, em fevereiro próximo, de uma loja própria, para venda de artigos da agremiação, e de um café-bar.

Conforme Adolpho Alves e Silva, a loja venderá réplicas do calunga, camisas, sandálias customizadas, canetas, imãs de geladeira e outros objetos para quem cultua o principal símbolo da folia olindense ou visita a cidade querendo levar uma lembrança de valor cultural.

O presidente, como sempre, faz mistérios sobre a saída do gigante no domingo 6 de fevereiro. Antecipa, apenas, que o tema deste ano é “Sou calunga nordestino sim senhor, rumo aos 80.”

JC Online: Polícia Federal Apreende 15 quilos de Crack em Águas Compridas.

No começo da noite deste sábado (22), às 18h, policiais federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) apreenderam 15kg de crack no bairro de Águas Compridas, em Olinda. Na ocasião foram presos dois rapazes: Robson Ferreira da Silva, de 23 anos, que já foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de armas anteriormente; e Wellington Ramos Barbosa, 30 anos, que também possui antecedentes criminais por já ter realizado um assalto com arma de fogo.

Após 20 dias de investigação a operação foi concluída. Robson Ferreira estaria a mando de seu tio, que é presidiário e dá continuidade ao tráfico de dentro da cadeia. O acusado inclusive alugou um imóvel em Águas Compridas, desde dezembro de 2010, para funcionamento de uma espécie de laboratório de transformação de pasta base de cocaína em crack.

Três equipes de policiais federais foram montadas para operação, de acordo com as características físicas dos suspeitos e apuração prévia de informações. A polícia se dirigiu até o local suspeito, onde encontrou Robson dirigindo um Fiat/Uno, com Wellington de passageiro. Na abordagem, foi encontrado primeiramente 1kg de crack, dentro de uma sacola. Após a descoberta, Robson colaborou com os policiais e revelou que dentro da casa tinha mais substâncias.

Na residência foram encontradas além dos 15kg da droga, uma espingarda calibre 12 (com três munições intactas), uma balança de precisão, um forno micro-ondas e uma quantia de R$ 3.713. Após o flagrante, os dois acusados receberam voz de prisão e foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal no Cais do Apolo, para que fossem adotados os procedimentos da polícia judiciária.

Robson e Wellington foram autuados por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico e posse ilegal de armas. Caso sejam condenados, poderão pagar penas que variam entre 5 a 26 anos de reclusão. Após as praxes processuais, os dois foram submetidos a exame de corpo de delito e em seguida encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), onde ficarão à disposição da justiça de Olinda.

Bompreço de Casa Caiada Encerra suas Atividades em 31 de Janeiro.


O Famoso Bompreço, localizado na beira mar da praia de Casa Caiada - Olinda, só irá funcionar até o dia 31 de Janeiro de 2011. Tal informação foi obtida por meio de alguns funcionários do estabelecimento que passaram a comuncar aos clientes mais próximos da loja.

De acordo com um dos funcionários, a gerência justificou que entre os motivos que levaram ao encerramento das atividades do supermercado, um deles, está ligado as confusões e as brigas ocorridas na praia, geralmente nos finais de semana, afetando diretamente a segurança dos funcionários e clientes.

Seja qual foi o motivo, o clima dentro do supermercado é de tristeza e incerteza dos funcionários, pois ainda não sabem se vão ser demitidos ou transferidos para outras unidades da rede de supermercado. Além disso, a população local que frequenta o supermercado cotidianamente, também recebeu a notícia com muita lamentação. Mesmo não saindo ainda notas oficiais sobre esse caso, continuamos aguardando mais informações.

Mutirão para doação de geladeiras será realizado em três bairros do Grande Recife

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), continua cadastrando clientes interessados em participar do programa de doação de refrigeradores e lâmpadas econômicas. Nesta semana (17 a 21), o Projeto Nova Geladeira está promovendo mutirão de inscrição em três bairros do Grande Recife. As novas localidades atendidas pela iniciativa são Curcurana, em Jaboatão dos Guararapes, Beira Rio, em São Lourenço da Mata e Rio Doce, em Olinda. Desde que foi criado, em 2006, o projeto já distribuiu quase 40 mil geladeiras e mais de 500 mil lâmpadas.

Para ser beneficiado, é preciso atender alguns requisitos. Entre eles, estar cadastrado na tarifa social de baixa renda, apresentar um consumo médio de energia acima de 70 kW/mês, possuir uma geladeira velha funcionando na residência para entregar no momento da troca e não ter participado de nenhum projeto de doação ou venda de geladeira na Celpe.

Os interessados devem procurar os locais de inscrição, das 9h às 16h, munidos de CPF , carteira de identidade, Número de Inscrição Social (NIS) ou do cartão Bolsa Família. Os participantes devem também apresentar a última conta de energia paga. Após a inscrição, a empresa agendará o dia, horário e local da troca do equipamento. Mais informações: (81) 3034 6382.

Onde realizar as inscrições:

Associação dos Moradores de Curcurana – Rua Água Fina, 104, Barra de Jangada;
Centro de Referência em Assistência Social – av. Beira Rio, 16, São Lourenço;
Associação dos Moradores de Rio Doce primeira e segunda etapas- Rua das Gardênias, 03.

Com informações da Assessoria

Fábrica de chocolates finos abre 198 vagas no Nordeste

Da Folha de Pernambuco

A Cacau Show, fabricante de chocolates finos com mil lojas espalhadas pelo País, já começa a se preparar para a movimentada época de Páscoa. A partir deste mês, a empresa vai receber currículos de candidatos interessados em concorrer às mais de 3,1 mil oportunidades de emprego temporárias que serão abertas nas lojas que integram a rede.

São chances para vendedores e atendentes de loja. Os nove estados do Nordeste somam 198 chances previstas, sendo 66 delas dirigidas apenas à Bahia. Em Pernambuco, a rede possui oito lojas nas cidades do Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina.

Quem for contratado iniciará seu trabalho apenas em março, mas o processo seletivo desses profissionais já começa no mês que vem. Para candidatar-se a uma das oportunidades basta possuir mais de 18 anos, ter completado o Ensino Médio e possuir experiência em vendas.

VALE DOURADO



Além da Cacau Show, outras empresas também buscam profissionais temporários para suprir a demanda da Páscoa. Uma delas é a Vale Dourado, que pretende contratar 100 funcionários para atuarem em sua unidade fabril, situada em Salvador, na Bahia. As contratações vão ter início em fevereiro, com possibilidade de efetivação a partir de março. Os interessados em participar dos testes de seleção devem cadastrar seus currículos no site da Vale Dourado, na seção "Trabalhe Conosco".


Segundo a empresa, a demanda chega a triplicar durante o período de Páscoa. Em 2011, a Vale Dourado tem como meta produzir mais de 160 toneladas de ovos de chocolate em três gramaturas diferentes: 45 gramas, 100 gramas e 160 gramas.

INSCRIÇÃO

Os interessados em participar do processo seletivo da Cacau Show devem apresentar seus currículos nas lojas mais próximas de suas residências. Os endereços podem ser consultados no site da fabricante de chocolates - www.cacaushow.com.br. Já quem desejar participar da seleção da Vale Dourado, deve se inscrever no site www.valedourado.com.br. Na seção “Trabalhe Conosco”, o profissional precisa criar um cadastro pessoal, preenchendo as informações necessárias para a indústria, com isso ele fica automaticamente disponível para o banco de dados.

Moradores a mais de 30 anos de Olinda Sofrem com empura empura das prefeituras

As comunidades de Beira Mangue na 1ª e 2ª Etapa de Rio Doce, Boa Fé e Sítio dos Cravos na 4ª Etapa de Rio Doce, parte do Alto da Conquista, do Alto do Sol Nascente e da Chã da Mangabeira sofre com a disputa territorial dos limites entre os dois municípios com isso quem está sofrendo é a população que está sem atendimento aos serviços básicos de saúde, educação, lixo e iluminação.

A Prefeitura de Olinda retirou suas responsabilidades empurando-as a prefeitura do Paulista, com uma atitude isolada da associação dos moradores da comunidade através de oficio enviado ao Conselho Municipal de Saúde prejudicou ainda mais a comunidade pois a Prefeitura de Olinda encerrou seus serviços de saúde, sem que houvesse a contraprestação po Paulista.

Ao todo já foram realizadas 05 Audiências Públicas com a Prefeitura de Olinda e do Paulista, há vários CD's com reportagens da imprensa, documentos enviados até então a Deputada Estadual Luciana Santos(hoje eleita federal e ex-prefeita da cidade de Olinda), solicitações da também ex-prefeita Jacilda Urquisa para que fossem incorporada essas áreas ao município de Olinda, pedidos a Sexretaria Estadual das Cidades e até o Ministério das Cidades, já que a Cidade de Olinda já vem prestando serviço a mais de 30 anos as comunidades hoje desamparadas por ambas as prefeituras.

O Fórum de Entidades da Cidade Tabajara, através de Marcos Quirino, junto a Associação dos Moradores do Alto da Conquista através de Dona Dida, ambos diretores da UNACOMO estão denunciando mais uma vez ao Ministério Público de Pernambuco o descasso e arbitrariedades contra o Povo.

Trechos de Matéria Retirada do Jornal: FOLHA COMUNITÁRIA que atua na Cidade Tabajara e em Bairros vizinhos. Coordenado pelo diretor da UNACOMO: Jamesson Santos.



email: infofolha@bol.com.br

Inscrições Gratúitas para Cursos Preparatórios para o Vestibular.



Inscrição do PORTAL : 19 de janeiro a 21 de janeiro (LOCAL: DAMUC, no centro de ciência da saúde (CCS)- UFPE).










Inscrição do PROJETO INTERAÇÃO: 20 de janeiro a 10 de fevereiro (LOCAL: centro de filosofia e ciencias humanas (CFCH)- UFPE)













Inscrição do VESTIBULAR SOLIDARIO : 01 de fevereiro a 06 de fevereiro (LOCAL: Hall do Centro de Educação (CE)- UFPE)

PROJETO CRIANÇA FELIZ (Temporários)

O Instituto de Desenvolvimento da Criança e Adolescente - Criança Feliz seleciona profissionais a fim de preencher vagas de contratação temporária para a execução do Projeto "ARTE-EDUCAÇÃO AMBIENTAL", financiado pela Petrobrás S.A em parceria com o CEDCA/PE e COMCAP.

EDUCADOR - (a) Ensino médio completo com magistério, desejável com vivência em ambiente escolar.

COORDENADOR(a) PEDAGÓGICO(a) - Ensino Superior completo em Pedagogia/desejável* experiência de 6 meses, mesmo que não comprovada em CTPS.

PROFESSOR(a) DE DANÇAS POPULARES - Escolaridade mínima não exigida é necessário experiência, sem tempo mínimo determinado, com danças populares (frevo, maracatu, cavalo marinho, xaxado, ciranda entre outras) ou balé popular.

PROFESSOR(a) DE HIP HOP - Escolaridade mínima não exigida é necessário experiência sem tempo mínimo determinado na área

PROFESSOR(a) DE BALLET CONTEMPORÂNEO - Escolaridade mínima não exigida/é necessário experiência sem tempo mínimo determinado na área/desejável* já ter realizado trabalho com crianças.

INSTRUTOR DE ARTES - Ensino médio completo ou cursando superior em Artes (Licenciatura)/é necessário experiência na área de reciclagem e/ou trabalhos manuais, desejável, vivência em ambiente escolar.

Para todas as vagas, faz-se necessário ser proativo e ter boa relação interpessoal para realização de trabalho em equipe. É desejável que o candidato resida na Zona Norte.

Os candidatos poderão entregar CV (com foto) no período de 12 a 19 de janeiro de 2011, das 9h às 12h e das 14h às 17h na sede do Instituto sito à Rua 125, n° 132 - Maranguape Um/Paulista ou no mesmo período através do e-mail: criancafeliz-icf@hotmail.com informando no campo "Assunto" a vaga pretendida.

UNACOMO Participa de Entrevista na Radio Amparo FM


Na última Quarta Feira (12/01/2011) o Vice-Presidente da Unacomo, Marcos Quirino, junto com o Diretor de Ciência e Tecnologia, Wallace Melo, participaram de entrevista no programa do radialista Vagner Souto, na Rádio Amparo. O programa abordou a temática: Os Avanços e os Obstáculos dos Movimentos Popular na última década. Além da UNACOMO, também esteveram presentes os representantes da FEMOCOHAB, da Associação do Córrego do Monte e da Associação da Cohab 7º RO - Ouro Preto.


Os campeões de reclamações no Procon

O Procon Recife dilvulgou hoje a lista dos top 10 na lista de queixas dos consumidores em dezembro/2010. Algumas surpresas, outras não, no mais variado tipo de desrespeito ao cidadão.

1. Eletroshop
2. Hipercard
3. Insinuante
4. Oi
5. Itaú
6. Compesa
7. Bompreço
8. Consul
9. Bradesco
10. Banco Ibi
 
Você tem alguma bronca contra essas ou outras empresas? Conta aí pra gente se prevenir.

Autor: Marco Bahé

Saiba como ajudar as vítimas das chuvas que atingem o Rio de Janeiro

Com objetivo de ajudar as vítimas das chuvas que estão devastando o Rio de Janeiro, o Governo de Pernambuco e a Arquidiocese de Recife abriram uma conta no Banco do Brasil para arrecadar doações.

Aqueles que desejam ajudar,devem enviar as quantias para a agência 3612-9, conta corrente: 102011-0.

Paulista vai construir 1.128 casas populares

Da Folha de Pernambuco

Prefeito Ives Ribeiro assinou ontem a ordem de serviço para iniciar as obras

O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, assinou, no final da tarde de ontem, a ordem de serviço para a construção de 1.128 casas populares, na comunidade Nossa Prata, na PE-22, bairro de Maranguape II. Além destas, que serão edificados com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, no local ainda estão sendo construídas mais 310 residências e uma creche, com verbas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Os imóveis serão tipo duplex, com áreas de 51,96 m² (térreo) e 56,59 m² (primeiro andar), ou 47,58 m² (térreo) e 54,18 m² (primeiro andar). Com um investimento de mais de R$ 47 milhões, a previsão de entrega do total de 1.438 casas é em dezembro deste ano.
 “O terreno de 18 hectares foi doado pela prefeitura, sendo que cinco hectares entrarão dentro do projeto de preservação ambiental. Além da creche, o Minha Casa, Minha Vida ainda propõe a construção de um equipamento comunitário. Então, estão previstos uma praça, um posto de saúde, uma escola e área para caminhada”, contou o prefeito. Ele ainda acrescentou que toda as vias serão pavimentadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da construção de um sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. “Estamos estudando, também, a implantação de uma linha de transporte para a comunidade”, colocou Yves Ribeiro.

As casas irão beneficiar, especificamente, três movimentos populares, que há cerca de cinco anos têm lutado por moradia: o movimento 15 de novembro, formado por 136 famílias assentadas ao lado do cemitério de Arthur Lundgren I; 27 de dezembro, que possui 346 ocupantes habitando áreas de Maranguape II; e a comunidade Nossa Prata, com 860 ocupantes. “As residências que sobrarem serão doados a outras famílias que moram em áreas de risco, terrenos irregulares e vivem em situação precária”, afirmou o diretor de Habitação da Prefeitura de Paulista, Alberto Victor Anjos. Para o gerente de negócios da Caixa Econômica Federal, Marcos Borges, a parceria da Caixa com a prefeitura e os movimentos sociais tem priorizado moradia, saúde e educação.

Diario de Pernambuco: novamente o desencorajamento da cidadania

Protesto chegando à Grande Recife Consórcio de Transporte
por Robson Fernando*
para o Acerto de Contas

Chama atenção a nova onda de cidadania ativa que, abalando o centro do Recife, expressa a intolerância de parte do povo aos abusos vindos do poder público. Por outro lado, algo que também vem atraindo os olhares atentos da população é a atitude do Diario de Pernambuco, que vem tratando com verdadeiro ódio e patente tendenciosidade as manifestações de rua ocorridas no velho centro.


Repetiu-se, na edição de 12 de janeiro, o papelão da publicação do dia 28 de dezembro, em que se havia dedicado a notícia intitulada “Manifestação tumultua centro” para atacar o protesto cidadão contra o alto aumento dos parlamentares federais e estaduais. Mas dessa vez de forma ainda mais enfaticamente agressiva e repudiatória, praticamente sensacionalista.

 
Na primeira página (manchete “Quando o protesto sai pela culatra”) e na notícia chamada “Mais uma vez, a cidade refém”, deu-se ênfase máxima aos engarrafamentos que a paralisação sequencial das avenidas Conde da Boa Vista e Cais de Santa Rita causou, e reservou-se apenas uma descrição residual às causas e às consequências positivas do protesto. O leitor de mais senso crítico percebe que o Diario desistiu de posar de mídia imparcial e passou a investir num ponto de vista tornado óbvio – a apologia à ordem sociopolítica em detrimento da cidadania e da democracia.

ATÉ QUANDO VAMOS PAGAR ESSA CONTA?

PARTICIPE AMANHÃ AS 14h, NA PRAÇA DO DIÁRIO, NO CENTRO DO RECIFE, DE MAIS UM PROTESTO CONTRA O AUMENTO ABUSSIVO DAS PASSAGENS.

A UNACOMO CONVOCA TODA A SOCIEDADE PERNAMBUCANA A PARTICIPAR, NÃO PODEMOS FICAR PARADOS NEM CALADOS.


Ministério Público abre investigação para apurar aumento das passagens de ônibus no Recife

Exclusivo
Publicado no Blog de Jamildo

PORTARIA Nº 001/11 -19ª PJCON

PROCEDIMENTO DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR

 
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, através da 19ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, com atuação na Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor, no uso de suas atribuições legais, com fulcro no art. 8º, § 1°, da Lei Federal nº. 7.347/85;

Considerando que incumbe ao Ministério Público a defesa dos interesses difusos e coletivos da sociedade, inclusive os direito do consumidor de transportes coletivos;

Considerando que conforme o Art. 4º, inciso II, do Código de Defesa do Consumidor, deve haver uma "ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor";

Considerando que os recentes aumentos nos preços das passagens / bilhetes de ônibus, concedidos pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano e homologado pela Agência Reguladora de Pernambuco, podem ter sido realizados em desacordo com a normatização vigente;

Considerando que o Art. 4º, inciso III, da Lei nº 8.078/90 estabelece a necessidade de "Harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica (art. 170, da Constituição Federal), sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores".

Considerando que nos termos do Art. 4 º, Incisos VI e VIII, que preceituam, respectivamente, "a coibição e repressão eficientes de todos os abusos praticados pelo mercado de consumo...", e que haverá "uma racionalização e melhoria dos serviços públicos";

Considerando a necessidade de esclarecimento dos percentuais de reajuste praticados aos índices legais e bem assim a certeza de que os mesmos reverterão em favor o consumidor.

Resolve:

1 - Instaurar o presente procedimento de investigação preliminar;

2 - Notifique-se ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano e a Agência Reguladora de Pernambuco e a Grande Recife Consórcio de Transportes, para que informem no prazo de 05 (cinco) dias úteis sobre as planilhas de cálculos referentes ao percentuais de aumentos concedidos recentemente, e, sua fundamentação fática e jurídica.

Autue-se. Registre-se. Cumpra-se.

Recife, 12 de janeiro de 2011

RICARDO VAN DER LINDEN DE V. COELHO

19º Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital com atuação na Defesa do Consumidor

Concentração acontece nesta quinta-feira na Praça do Diário

Estudantes continuam a protestar contra o aumento de passagens

Depois de terem parado o trânsito do Centro do Recife na última terça-feira (11), em protesto contra o aumento das passagens de ônibus, estudantes e trabalhadores prometem continuar. Nesta quinta-feira (13) eles se reúnem às 14h na Praça do Diário.

Esta atividade está sendo organizada pelo Comitê. Foram convocados vários sindicatos e entidades estudantis para somar força. Eles irão entregar à população uma Carta aberta com todas as justificativas da manifestação.

As reivindicações passam por exigir do governo a gratuidade nas passagens de ônibus para estudantes e trabalhadores desempregados, bem como, a redução das tarifas para a população em geral.

Para eles, o atual aumento de 8,66% anunciado pelo governo Eduardo Campos (PSB) junto com o Grande Recife Consórcio de Transportes, além de ferir o direito de acesso ao transporte da população, foge da realidade econômica dos trabalhadores em nosso estado. Justificam que o aumento do salário mínimo é de apenas R$ 30, e os trabalhadores não terão condições para arcar com mais este aumento nas tarifas de ônibus.

Além do aumento da tarifa de ônibus, eles protestam ainda contra os salários de parlamentares. Eles defendem também que os trabalhadores recebam um salário digno, baseado no valor do DIEESE de mais de 2 mil reais.

MPPE exige ao Grande Recife cálculo do aumento

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu instaurar um procedimento de investigação preliminar sobre o aumento abusivo da tarifa de ônibus ao Grande Recife Consórcio de Transporte. A empresa terá cinco dias úteis para apresentar as planilhas de cálculos referentes aos percentuais de aumento. A ação foi proposta pelo promotor Ricardo Van Der Linden.

TABAJARA: CAOS NA SAÚDE!

Nas duas unidades de Saúde da Família, há mais de seis meses faltam: médicos, remédios e até mesmo os materiais de uso permanente, como luvas, estão escassos, impossibilitando o trabalho da dentista e dos outros profíssionais.

Conforme a moradora da rua Pique, Sra Maria de Lourdes dos Santos, que sofre de hipertensão, de problemas neurológicos e psiquiátricos, quando a mesma procura pelos serviços prestados pelo Posto de Saúde, só encontra o remédio para a sua pressão arterial, faltando assim, os demais medicamentos. Essa situação, praticamente, obriga a família da moradora, fazer uma cotização mensal, para a compra dos remedios, que custam, ao todo, uma média de R$ 500,00 (Quinhentos Reais).

Em relação a falta de médicos, a moradora, em muitos casos, tem que se deslocar até a cidade de Arcoverde (252 km de distância do Recife), sua cidade natal para conseguir se consultar com um psiquiatra.

Já a Sra Palmira, moradora da rua Irajá, reclama que nunca teve visita dos Agentes de Saúde da Família, somente os Agentes de Vigilância Ambiental que atuam no combate a Dengue e outras epidemias.

Na verdade encontra-se no PSF que se localiza na Rua Nevada (ao lado do CRAS, antido CSU) apenas, uma nutricionista, uma psicóloga, uma dentista e uma auxiliar de enfermagem que segundo alguns usuários, a mesma não atende bem, tratando as pessoas com indiferença e geralmente chega atrasada no local de trabalho. Sem esquecer que a Maternidade Brites de Albuquerque encontra-se em reforma e com isso, a população está sofrendo para ter suas crianças fora de Olinda.

Salientamos que somos nós que pagamos os vencimentos (salários) de todo e qualquer agente público e no mínimo merecemos ser tratados com respeito.

Matéria Retirada do Jornal: FOLHA COMUNITÁRIA que atua na Cidade Tabajara e em Bairros vizinhos. Coordenado pelo diretor da UNACOMO: Jamesson Santos.

“Se a passagem não baixar, o Recife vai parar”.

Especial para o Folha Digital

O protesto contra o aumento das passagens dos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) começou por volta das 13h30. Os estudantes pararam o trânsito na av. Conde da Boa Vista com bandeiras e cartazes. Sentados em frente aos ônibus, eles exigem de imediato a redução dos preços.

Segundo Stephannye Vilela, representante da Uespe, os estudantes pretendem realmente bloquear a passagem dos carros enquanto não conseguirem uma resposta. O grito dos estudantes confirma suas pretensões: “Se a passagem não baixar, o Recife vai parar”.

Os responsáveis pela organização do protesto, a União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRPE, UFPE e Unicap, além da UJR (União da Juventude Rebelião), querem uma auditoria para que seja aprovada a necessidade no aumento.

Saindo da Boa Vista, os estudantes seguem para av. Guararapes. O trânsito ficou bloqueado e a Polícia Militar acompanha tudo.

Com destino ao Grande Recife consórcio de Transportes, que fica ao lado do batalhão da Polícia Militar, o protesto segue pela av. Dantas Barreto em frente à Igreja de Santo Antônio. No início, segundo estimativas da polícia, havia 100 estudantes na manifestação, número que agora só aumenta com o apoio de populares, chegando a mais de 300 pessoas.60 homens do 16° Batalhão da Polícia Militar também acompanham o protesto para manter a ordem no local.

Próximo ao Cais de Santa Rita houve um pequeno tumulto provocado por motociclistas que tentavam furar o bloqueio feito pelos estudantes. O trânsito ficou parado nos dois sentidos da Via.

A manifestação tomou corpo e já são cerca de 500 pessoas entre comerciantes informais, populares e estudantes. Todos acabam de chegar ao Grande Recife Consórcio de Transportes, onde um estudante de cada movimento organizador irá se reunir com a presidenta Tarciana Ferreira.

O motorista André Carneiro Leão, 31, sentiu-se bastante prejudicado pela passeata. À caminho do trabalho, passou mais de 30 minutos parado no trânsito. “Essa não é a maneira certa de conseguir a redução”, disse ele, mostrando indignação.

 
Mais informações em instantes

Recife tem 17 vagas de estágio na área de saúde

Da Folha de Pernambuco

A Secretaria de Saúde do Recife inscreve até o dia 17 de janeiro estudantes interessados em concorrer às vagas de estágio curricular no Programa de Saúde Mental e Programa de Redução de Danos no Consumo de Álcool e outras Drogas.

Serão preenchidas 17 vagas, direcionadas a estudantes dos cursos de enfermagem, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Os interessados devem estar ingressando no período em que cursará a disciplina de estágio curricular obrigatório, exigida pelo curso, comprovando com declaração emitida pela instituição de ensino; ter disponibilidade de quatro horas diárias para realizar o trabalho em um turno; e disponibilidade para participar das reuniões das equipes técnicas dos serviços nos dias, horários e turnos pré-estabelecidos.

Seleção

A primeira etapa da seleção será uma prova de conhecimentos, que será realizada no dia 21 de janeiro, das 9h às 12h. Os classificados para a segunda fase participarão de uma entrevista que ocorrerá nos dias 27 e 28 de janeiro. A relação dos candidatos aprovados sai em 1º de fevereiro.

As inscrições ocorrerão das 8h às 12h na sede da Diretoria de Gestão do Trabalho (DGGT) / Gerência Operacional de Formação Profissional (rua Alfredo de Medeiros, 71, Espinheiro). É preciso apresentar RG e CPF, currículo, histórico escolar e carta de intenção. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3355-2811.

LBV oferece vagas para curso gratuito de informática

A Legião da Boa Vontade (LBV) está com inscrições para o preenchimento de 100 vagas para o Curso de Informática Básica, destinados a jovens e adultos em situação social desfavorável, a idade exigida é a partir de 14 anos e escolaridade mínima a partir do 9º ano (8ª série). São três meses de aulas em que os alunos aprenderão sobre ferramentas de editores de textos e planilhas, digitação, apresentação de slides e internet, além de noções de cidadania.

Para se inscrever o estudante precisa da cópia do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. O candidato fará uma prova de habilidades em língua portuguesa e matemática.

A inscrição para o curso vai até o dia 20 de janeiro, das 08h30 as 16h. Interessados devem se dirigir, a sede da Legião da Boa Vontade (LBV), localizada na Rua dos Coelhos 219, Boa Vista. Informações pelo telefone 3413-8600.

Com informações da assessoria

Fiquem atentos na hora de comprar o material escolar

Publicado na Folha de Pernambuco

Pesquisa realizada pelo Procon de Pernambuco revela que a diferença no preço do material escolar pode chegar até a 925%. Ou seja, num exemplo prático, isso quer dizer que enquanto alguns consumidores gastaram R$ 8,20 na compra de um apontador de lápis da Faber Castel na Livraria Jaqueira (Graças, Recife), outros pagaram apenas R$ 0,80 no mesmo produto na Papelaria 12 de Março (avenida Presidente Getúlio Vargas, Olinda). Essa diferença astronômica de valor foi constatada entre os dias 3 e 7 deste mês, na sondagem que alcançou 11 estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana.
O levantamento feito na Livraria Modelo, Livraria Módulo, Atacadão de Papelaria, Livraria Jaqueira, Atacadão dos Presentes, Magazine São José, Livraria Ponta de Lápis, Lojas Americanas, Livraria e Papelaria Criar, Diday Papelaria e Papelaria 12 de Março teve base nos 51 produtos mais solicitados nas listas de material escolar. “Orientamos o consumidor a não aceitar a indicação dos colégios para determinadas livrarias porque eles costumam ganhar percentual sobre venda. É possível chegar a uma redução média de 40% nos gastos”, analisou o coordenador-geral do Procon-PE, José Rangel.
Em comparação com a pesquisa feita no mês passado, verifica-se que houve redução de preços em sete itens. O destaque fica pa­ra o ca­derno bro­chura com 96 folhas: a média do menor preço em dezembro de 2010 era de R$ 2,80 e, em janeiro deste ano, R$ 1,10, uma variação percentual de - 154,55%. O papel dobradura, que passou de R$ 0,15 para R$ 0,25 e a tesoura pequena, que foi de R$ 0,80 para R$ 1,20, tiveram aumentos de 66% e 50%, respectivamente. A planilha com a pesquisa na íntegra estará disponível nos próximos dias no site do Procon-PE: ttp://www.procon.pe.gov.br/.
Os colégios que não respeitarem regras gerais, como o direito de adquirir material usado, podem ser denunciados pelo telefone 08002821512 e sofrerão aplicação de multa pecuniária.