11º CONGRESSO DA CONAM

O 11º Congresso da Confederação Nacional das Associações Comunitárias, que aconteceu desde sexta feira até esse domingo(29) na cidade de Praia Grande-SP, com o tema “Consolidar as Conquistas para aprofundar as mudanças”.

Aproximadamente duas mil entidades participam do Encontro, com representação do movimento de todos os Estados Brasileiro. A UNACOMO junto a sua delegação teve papel fundamental nas discussões de todas as mesas de debatem contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do Brasil, com várias propostas apresentadas.

Os debates foram sobre os diversos temas relacionados às cidades, como moradia e regularização fundiária, segurança pública, economia solidária, Sistema Único de Saúde, Educação e políticas públicas para juventude, idosos e mulheres.

Conam debate políticas públicas para habitação e saúde

De acordo com a presidente da Conam, Bartíria Lima da Costa, o objetivo do evento foi ampliar as discussões voltadas às plataformas de luta do movimento. “Os principais temas de discussão serão a moradia e a saúde. A política das cidades e a reforma urbana são sempre temas fortes. Na saúde, vamos discutir a regulamentação de recursos e o fortalecimento do SUS.”

Estiveram presentes também diversas entidades dos movimentos sociais e aliados da luta comunitária brasileira.

“Precisamos nos organizar, levantar temas importantes no encontro e, assim, mobilizar e engajar a sociedade nessa luta por melhores condições de moradia”, ressalta. “Esse encontro é uma consequência do trabalho que realizamos nas sessões plenárias”, pontua Bartíria.

A partir dos relatos de desafios cotidianos das lideranças presentes, o movimento precisa ter uma agenda organizada. “Discutimos amplamente assuntos como a PEC 285, da Moradia Digna, que está em tramitação no Congresso”, exemplifica.

Além das lutas por melhores condições de moradia, uma das mesas mais aguardadas é a do Sistema Único de Saúde, que abordou o fortalecimento e o controle social do SUS. “Essa mesa gera expectativa. Existe uma grande necessidade em saber os rumos da saúde pública”.

A Conam é uma entidade do movimento popular comunitário com o papel de organizar as federações estaduais, uniões municipais, associações comunitárias, entidades de bairro e similares. Atualmente, a Conam reúne mais de 550 uniões municipais de associações de moradores, com presença em 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

A UNACOMO parabeniza a todos(as) os delegados de Pernambuco e Olinda pela grande participação nos debates, além de todas as delegações do Brasil, vamos seguir juntos na luta do povo.

Marcos Morais
Presidente da UNACOMO

Nenhum comentário: