Caranguejo Tabaiares recebe Projeto de Inclusão Social e Educação Ambiental

Será lançado nesta terça-feira, às 13h, o Projeto Reciclados, iniciativa do Movimento Preservar que tem objetivo de contribuir com a transformação social e fortalecer a consciência ambiental de comunidades ribeirinhas do Recife e Olinda através do reaproveitamento de garrafas PET. A primeira comunidade a ser contemplada com a iniciativa é a de Caranguejo Tabaiares, localizada nos bairros de Ilha do Retiro e Afogados.

O projeto, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, desenvolverá ações educacionais de empreendedorismo e ambientalismo em seis comunidades de baixa renda, sendo três em Olinda e outras três no Recife. Serão beneficiados cerca de 140 jovens e adultos com idade a partir dos 18 anos (23 em cada comunidade), previamente selecionados em processo de seleção pública.

Os jovens vão participar de oficinas como empreendedorismo, preservação do meio ambiente e cooperativismo/associativismo e aulas práticas de confecção de produtos com o PET, como materiais escolares e para eventos, artigos de decoração para festas infantis, objetos utilitários, dentre outros. A parte pedagógica tem a participação do Instituto Monã, uma organização social que trabalha com consultoria e didática do meio ambiente.

As garrafas PET utilizadas na manufatura dos produtos serão compradas diretamente de catadores ou associações de catadores de comunidades de baixa renda, ampliando assim o alcance da iniciativa.

Com informações da assessoria
 

Nenhum comentário: