Boato de enchente causa tarde de pânico no Recife

O Recife viveu uma tarde de pavor por conta de boatos de uma grande enchente que ocorreria nesta quinta-feira (05). Colégios fecharam as portas mais cedo, algumas repartições públicas decidiram encerrar as atividades antes do horário previsto e até um shopping na Zona Norte fechou preventivamente no meio da tarde e liberou os funcionários. O trânsito ficou caótico e muitas pessoas que estavam em ônibus decidiram deixar o veículo e seguir a viagem a pé.

Entretanto, a Defesa Civil do Recife (Codecir), explicou, por meio de uma nota, que não orientou o fechamento de qualquer estabelecimento comercial, escolas ou unidades de saúde por causa da elevação do nível do Rio Capibaribe. “A decisão de encerramento antecipado do expediente coube única e exclusivamente a esses estabelecimentos”, explicou o documento.

De acordo com o major Cássio Sinomar, coordenador-executivo da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), apesar o aumento no volume das barragens de Tapacura e de Carpina, a situação não preocupa. “Não há nenhum indicativo de que ocorra uma enchente. Tapacurá está vertendo, como todo ano, e Carpina trabalha com um nível mais elevado. Por isso, liberamos água dessas barragens, para ela trabalhar com um nível mais baixo. Mas esse é um procedimento normal. Fizemos isso na Semana Santa e não houve nenhum problema”, explicou.
Ainda segundo o major, com a liberação dessas águas, aliada a um pico de maré, pode provocar cheia em algumas áreas ribeirinhas. “Não há razão para pânico. O que a Codecipe orienta é que as pessoas que não conhecem suas áreas, liguem para a defesa civil da sua cidade e procure informações. Eles tem esse mapeamento das áreas onde há possibilidade de cheia. Mas, não existe razão para pânico”, destacou.

Até o governador Eduardo Campos foi para uma rádio tentar tranqüilizar a população. “A situação neste momento é a mera alta. Então, o rio cheio, canais cheios também com águas que descem e, em alguns canais, não tendo para onde a água ir porque o rio está cheio e a maré está alta, então, eles transbordam. Isso não é enchente, é transbordar. Esse boato de enchente foi aumentado com as redes sociais agora”, disse.

Segundo o governador, o Estado conta com técnicos e pessoal qualificado e dedicado trabalhando em tempo integral para garantir a segurança da população. “Podemos afirmar que não há no momento qualquer possibilidade de vivermos um quadro de enchente na Região Metropolitana do Recife, assegurou.

“Se algo de extraordinário estivesse acontecendo, o primeiro a avisar a população seria o Governo. Eu iria para a televisão, para o rádio, ia dizer qual era o problema e quais as providências que precisariam ser adotadas. Nós estamos trabalhando com a verdade e a verdade será sempre a nossa guia nesse momento”, complementou.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: