UNACOMO Comemora 23 Anos de Lutas Comunitárias. (08/05/1988)

O ano de 1988 é um período muito relevante para a história das lutas comunitárias em Pernambuco e em Olinda, uma vez que, foi o ano da fundação da União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda - UNACOMO, com objetivos de representar e fortalecer as lutas comunitárias no município e no estado.

E foi no dia 08 de maio de 1988 que várias lideranças comunitárias iniciaram os primeiros trabalhos para fundar uma federação de moradores em Olinda, visando organizar e politizar as diversas entidades comunitáras existentes na cidade. 

É válido ressaltar que o contexto histórico que marca a fundação da UNACOMO é caracterizado por um período onde o país vivenciava os primeiros anos da redemocratização política brasileira, após os governos militares. Além disso, foi o ano de criação da atual constituição, denominada na época como a Constituição Cidadã. Tendo em vistas esses fatos históricos, podemos então afirmar que a União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda traz consigo, uma herança histórica de muita lutas e conquistas sociais.

Nesses 23 anos, muitas coisas aconteceram no decorrer da conjuntura política e nas ações dos diversos movimentos sociais no Brasil e no restante do planeta, entretanto, a necessidade de fortalecer a luta do povo, permaneceu e ficou cada vez mais complexas, haja vista, o surgimento de novas bandeiras e novos atores políticos, e a UNACOMO continuou cumprindo o seu papel de forma virtuosa e satisfatória, respondendo sempre à altura, aos diveros obstáculos surgidos na sua trajetória. Cristalizando-se ainda mais como a principal representação dos movimentos comunitários de Olinda.

Saudações Comunitárias.

Nenhum comentário: