Ônibus: categoria ameaça parar

DIARIAMENTE, 2,7 mil ônibus circulam pelo Recife e Região Metropolitana

“Uma grande surpresa está por vir para os empresários de ônibus”. Foi limitado a essas palavras que o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Recife, Patrício Magalhães, comentou ontem, por telefone, ao ser questionado sobre a ameaça de uma possível greve dos motoristas de ônibus do Recife e Região Metropolitana. Atualmente, mais de seis mil condutores trabalham na região atendendo a uma demanda diária de 1,8 milhão de usuários. São 2,7 mil ônibus nas ruas rotineiramente.

Após os recentes protestos dos estudantes contra o aumento das passagens de ônibus e dos comerciantes informais  contra a retirada dos camelôs das ruas, a classe a reivindicar alguma coisa, desta vez, é a dos motoristas de transportes urbanos do Recife e Região Metropolitana. Segundo alguns deles, que não quiseram se identificar, ao serem indagados na manhã de ontem, a não observância de seus direitos deixa a classe revoltada.

“Estamos sem reajustes salariais, não estão pagando os adicionais direito e nem a nossa hora extra. Quando pagam é de forma incorreta. Somado a isso, tem as condições precárias de trabalho. Alguns terminais não têm nem banheiro para usarmos. Por conta disso, tem muito motorista indo trabalhar em Suape, pois pagam melhor e dão boas condições de trabalho”, comentou um motorista, numa parada de ônibus, enquanto esperava os passageiros entrar no coletivo.

Procurado pa­ra saber se as reivindicações dos motoristas procedia, Almir Buonora, gerente-geral da Cidade Alta, umas das empresas filiadas ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), comentou sobre o assunto.

“O aumento da tarifa não está ligado diretamente ao aumento dos salários. No ano passado não tivemos aumento nas tarifas e a categoria teve um reajuste de 6,22%. Uma coi­sa não está ligada a outra. Existe uma data ba­se para a solicitação de aumento de salário. No caso deles, é no mês de julho. Agora, as obrigações mensais têm que ser pagas todos os meses de forma legal. Se essas obrigações não estão sendo pagas por parte de algumas empresas cabe a justiça decidir o que está certo ou errado. Mas, acho que se houver greve, ela não será a forma correta, pois prejudica a população. Se isso vier acontecer será uma surpresa”, declarou.

Ainda que não haja uma previsão concreta de quando ocorrerá a paralisação, a expectativa é de que pelos próximos dias os motoristas se mobilizem contra os empresários. A greve, se confirmada, promete afetar a mobilização da população.

O povo fala

"Se a greve realmente acontecer vou achar ruim, porque o meu marido precisa estar no trabalho no horário certo todos os dias" Adriana Patrícia de Moura, 25

"Se isso acontecer vai prejudicar muito, porque eu sempre vou para Muribeca duas vezes por semana e pego dois ônibus" Eunice Rodrigues da Silva, 76.

"Utilizo os ônibus pelo menos três vezes por semana. Se os motoristas fizerem greve vai prejudicar muito a população" Auzilene Francisca, 41

"Se os ônibus pararem vai ser um caos, pois pego todos os dias uns dez ônibus para resolver problemas de minha família"  Ivone Barros, 79
Fonte: Folha de Pernambuco

Um comentário:

nega disse...

Esta classe como todos tem direito por reivindicarem por seus direitos sendo que cada cidadão só ver o seu lado e não podemos ser assim. Como cidadã peço apoio e compreensão a toda a população e dar apoio e pedir apoio as reividicação que qualquer classe " categoria "!. pois se não dermos apoio ou lutarmos pelos nossos direitos vamos para o fundo talvez até voltar a escravidão que muitos empresarios ainda praticam!!!!