ARTIGO - Dia do estudante - Por Ruzel Costa

No capítulo III da Constituição Federal artigo 205 esta escrito: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a consolidação da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Mas, infelizmente muitos jovens em idade escolar não estão matriculados devido a falta de vagas, ou por já estarem no mercado de trabalho ajudando no orçamento da familiar  ou até mesmo pela distância.

Estudante
É aquele que estuda, que pesquisa, que se propõe aprender algo que transforme a vida em sociedade. Antigamente, o estudante era conhecido como discípulo ou aprendiz; atualmente, é chamado de aluno ou discente.

Para a lei, estudante é aquela pessoa que, independente da idade, encontra-se matriculado em uma escola.

O estudante, como qualquer outra pessoa, possui direitos e deveres, de acordo com o regimento de cada estabelecimento de ensino.

A origem do dia
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um na cidade de São Paulo e o outro em Olinda, que mais tarde foi transferido para Recife. Até então, todos os interessados em estudar as leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Em São Paulo o lugar escolhido para acolhê-lo foi o Convento de São Francisco, no centro da cidade, em um edifício de taipa de estilo barroco, construído em meados do século XVII.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

No Brasil, algumas lutas tiveram os estudantes como atores principais, desencadearam mudanças significativas no cenário político nacional. A resistência à ditadura militar, a campanha pela saída de um ex-presidente, a conquista da meia-entrada em casas de espetáculos e do voto aos 16 anos, entre outras ações, que foram marcas importantes da organização dos estudantes.

Para um bom desempenho escolar o estudo diário é o segredo, principalmente na hora das avaliações acadêmicas, como também no Enem e nos concursos públicos para provimento de cargos e nos vestibulares.

Não há dúvidas de que a educação brasileira necessita de mudanças e de grandes investimentos para oferecer melhores oportunidades e qualidade a sua população, mas também existem projetos importantes implantados para a melhoria do sistema educacio- nal, como por exemplo a distribuição de livros e materiais didáticos, transporte escolar, informatização, mas também há projetos polêmicos deveriam ter a participação da sociedade como o Novo Enem unificado e que para muitas universidades publicas será a única forma de acesso ou a recente discussão no Conselho Nacional de Educação, determinando aos sistemas de ensino brasileiro a adoção do regime de Progressão Continuada, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, enseja questionamentos e reflexões sobre o assunto.

Parabéns a todos que procuram a informação, o conhecimento, a interação e a participação no atual processo.

Afinal somos todos estudantes.
Professor Ruzel Costa leciona no Centro Educacional Objetivo, Escola Ênio dos Santos Pinheiro e Faculdade Faro

Nenhum comentário: