Conferências municipais reúnem mais de 15 mil mulheres em Pernambuco

Até agora oito municípios do estado de Pernambuco já promoveram suas conferências de Políticas Públicas para Mulheres. Vicência, Paulista, Serra Talhada, Passira, Moreno, Bonito, Casinhas e Orocó realizaram encontros para debater sobre assuntos de interesse do público feminino, como a implementação de novas políticas públicas que garantam a igualdade de direitos entre mulheres e homens. As propostas municipais serão votadas e encaminhadas para a III Conferência Estadual de Políticas para Mulheres de Pernambuco (III CEPM-PE), que ocorrerá de 24 a 26 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Em 2011, a previsão é que cerca de 15 mil mulheres participem de 122 conferências municipais, sendo 100 municipais e 22 regionais. A III CEPM-PE contará com a participação de 700 mulheres, sendo 650 delegadas e 50 convidados e convidadas. Em  2007, a II CEPM-PE garantiu a promoção de 55 conferências locais, regionais e a Estadual, através do diálogo estabelecido entre Governo Estadual e governos municipais, federal e a sociedade civil.

Na Conferência Estadual serão debatidos temas como Análise da realidade social, econômica, política, cultural e de segurança das mulheres, nacional e estadual, e dos desafios para a construção da igualdade de gênero, respeitando os recortes de raça/etnia, de geração, de orientação sexual, de classe e de condições físicas das mulheres; Discussão e avaliação das desigualdades entre homens e mulheres no Estado; e por último, Avaliação e aprimoramento das políticas desenvolvidas pela SecMulher frente ações que integram II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Cristina Buarque enfatiza que as conferências são fundamentais para mudar a mentalidade machista e patriarcal e permitir que as mulheres ocupem mais espaços de poder. Entre as propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual estarão a questão da saúde da mulher, a autonomia política e financeira e muitos outros desafios para construção da igualdade de gênero. As próximas conferências municipais estão programadas para o dia 17 de agosto nos municípios de Jurema, Agrestina, Ingazeira e Tamandaré.

Com informações da assessoria

Um comentário:

Solange Carvalho disse...

Mirandiba realizou dia 13/09/2011 sua I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Contou com a participação de mais de 100 mulheres e suas propostas serão levadas à Conferência Estadual.

Solange Carvalho
Coordenadora da Secretaria da Mulher - Mirandiba