O Papel dos Comunistas Para a Construção do Socialismo no Brasil.


Não podemos negar que o socialismo é uma necessidade vital para a classe trabalhadora brasileira. Uma vez que, as contradições sociais inerentes ao sistema capitalista corroboram com a leitura de que esse modelo de produção precisa ser superado, já que o mesmo está falido e, principalmente, desmoralizado.

Quando enxergamos que o mundo capitalista está erguido sobre uma base socio-econômica marcada pela exploração humana, pelo imperialismo, pela guerra e pela exclusão social, somos obrigados a nos manifestar, a favor de uma ruptura com essa lógica que mercantiliza as relações sociais e que aliena as instituições políticas. É nesse momento que passamos a defender um projeto democrático, popular e socialista para construir assim, uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

Diante da atual conjuntura, podemos avaliar que a nossa realidade é otimista , mas ainda precisamos conquistar as condições necessárias para um projeto socialista voltado ao povo brasileiro. Ou seja, é necessário avaliar que a nossa situação tem que ser interpretada como uma etapa relevante para o avanço das lutas e do desenvolvimento. O jogo não está ganho para nenhum dos lados. E justamente por isso, é preciso ter ousadia e resiliência, para que possamos aprender e crescer com os nossos erros e assim, promover um debate mais fecundo e ideológico dentro da esquerda socialista.

Temos então, a reponsabilidade de formular uma verdadeira teoria revolucionária para o Brasil, inspirado nas lutas populares e nas experiências políticas ocorridas no país durante toda a sua história. Precisamos disputar e ocupar mais espaços dentro da sociedade, para que nossas ideias sejam amplamente divulgadas. Precisamos mobilizar e conscientizar o povo brasileiro, para multiplicarmos nossas forças, frente ao debate ideológico que temos que travar contra uma esquerda reacionária e uma elite conservadora.

É preciso garantir condições necessárias para endurecermos as lutas. E para chegarmos a esse patamar, torna-se necessário a mobilização popular, a solidariedade aos demais países na luta contra o imperialismo e a formação de um proletariado consciente de seu papel revolucionário, para construção histórica de uma republica dos trabalhadores.

E é nessa conjuntura que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) retoma o seu prestígio frente ao povo brasileiro e vai a luta, a fim de garantir as reformas necessárias para impedir que o capitalismo se reconstrua nesse atual momento de crise e que no seio de suas contradições, possamos unir forças para a supreção total desse nefasto modo de produção que parasita a juventude, descrimina as mulheres, e explora os trabalhadores.

Nenhum comentário: