Ipojuca disponibiliza 595 vagas em programa de cursos profissionalizantes gratuitos

Ipojuca contabiliza, ao longo do ano, uma taxa de ocupação hoteleira média de 90%, nos mais de 12 mil leitos existentes no município. Esses número estão em expansão, segundo a secretaria municipal de turismo, e devem crescer ainda mais com a proximidade da Copa de 2014. Para conseguir atender essa demanda com excelência, a Prefeitura de Ipojuca lançou, na noite de ontem, um ciclo de cursos profissionalizantes gratuitos, através do Programa de Qualificação Profissional em Turismo (Qualitur).

A ação é resultado de uma parceria com o Ministério do Turismo e o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Produtivo (Idesp). O evento de lançamento foi realizado no Clube Municipal de Ipojuca. Ao todo, foram disponibilizadas 595 vagas para residentes no município. As aulas começam hoje e serão ministradas em escolas municipais de Ipojuca.

Estão sendo oferecidos cursos de camareira, atendente de caixa, garçom, barman, recepcionista, gestão hoteleira, turismo para empreendedores e boas práticas na manipulação de alimentos. Eles têm carga horária de 63 horas/aula. As aulas serão ministradas de segunda a sexta, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h, com turmas de até 35 alunos. Os cursos se estenderão até o dia 6 de setembro. “A qualificação profissional tem sido a prioridade do governo desde o início da gestão. Vários profissionais que já atuam na área receberam qualificação. Agora estamos formando novas pessoas para trabalharem com turismo. Cerca de 80% dos beneficiados pelos cursos são atuam no ramo”, explicou o secretário de turismo de Ipojuca, Diego Jatobá.

Os alunos não apreenderão apenas conhecimentos técnicos. Os cursos possuem um módulo inicial comum, composto por disciplinas que abordarão temas como história do turismo; preservação do patrimônio histórico e cultural como instrumento de desenvolvimento econômico; as sociedades na cultura do turismo; turismo e desenvolvimento sustentável; turismo de eventos; e turismo de gastronomia. “Já estamos fazendo contatos com algumas as federações de países que participarão da Copa do Mundo de 2014. É nossa meta receber delegações no nosso município. Para isso, precisamos estar preparados”, afirmou Diogo Jatobá.

Nenhum comentário: