Secretário garante tarifa acessível após reestruturação do transporte público

Intervenção não vai penalizar a população, diz Danilo Cabral

O anúncio feito pelo governador Eduardo Campos, na última quarta-feira, sobre as grandes obras que serão realizadas no Estado até a Copa do Mundo de 2014, para resolver problemas de mobilidade no trânsito, inicialmente parece ter agradado a maioria dos pernambucanos. Contudo, à medida que se analisa os projetos com mais calma, algumas dúvidas começam a surgir. O aumento nas passagens de ônibus é um dos temas mais comentados entre os usuários do transporte. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, na manhã de ontem, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, falou sobre as intervenções e esclareceu alguns questionamentos da população. Ele reafirmou que um dos principais objetivos das medidas é garantir a reestruturação do transporte público, oferecendo um serviço de mais qualidade com tarifa acessível a todos.

Segundo o secretário, atualmente, 30% dos moradores do Grande Recife não usam transporte público porque não podem pagar as passagens. “Apesar disso, fechamos 2010 com a sexta tarifa mais barata do Brasil. Em 2007, nós tínhamos a sex­ta passagem mais cara do País”, informou. Segundo Cabral, hoje não existe contrato formal entre as empresas de ônibus e o Governo. Mas, até o ano que vem, será criado um projeto de lei que irá regulamentar a concessão de linhas de ônibus. O Estado definirá os critérios desse documento. “Com isso, saem ganhando empresa, Estado e usuários, pois ficam mais à vontade para garantir um bom serviço e caso não cumpram o proposto poderemos caçar a autorização dada a elas”, pontuou, acrescentando que uma das prioridades do Governo é garantir o preço justo das tarifas.

Após a conclusão dos corredores de ônibus, os veículos irão operar no sistema de Transporte Rápido de Ônibus (TRO) e serão equipados com ar-condicionado, sistema de segurança através de registro de imagens, contagem eletrônica de passageiros e GPS. “Diferentemente de outros estados onde o passageiro paga uma tarifa válida por um determinado período de tempo, aqui em Pernambuco os usuários do TRO pagarão um único bilhete. Ele poderá percorrer por todos os Terminais Integrados (TI) e mini-estações por tempo indeterminado sem precisar efetuar um novo pagamento”, contou o secretário das Cidades.

Ele destacou ainda que por conta do Sistema de Monitoramento da Frota, previsto para entrar em funcionamento no início de 2012, os usuários do coletivo poderão saber o tempo de espera dos ônibus. Além disso, os terminais integrados contarão com painéis de LCD, que informarão a localização dos ônibus e o tempo de espera. “Com isso, a pessoa poderá aproveitar melhor o seu tempo, por não perder horas esperando na parada de ônibus. Ele poderá saber o tempo para se deslocar até a parada. Até por questão de segurança ou de estar exposto à chuva e ao sol”, informou. Esses dados também poderão ser obtidos pela internet e torpedos enviados para os celulares daqueles que se cadastrarem no sistema.

Elevados

Sobre a construção dos quatro viadutos na avenida Agamenon Magalhães, principal corredor viário do Recife, Danilo Cabral disse que este projeto é o melhor no ponto estético, financeiro e de circulação. “Pois o elevado vai garantir mais agilidade para quem trafegar no sentido Olinda-Boa Viagem, além de permitir que as pessoas também migrem de for­ma mais rápida no eixo leste-oeste”, explicou. De acordo com o secretário, para erguer os elevados na Agamenon não será necessário um grande número de desapropriações na área. “Alguns locais por onde passarão os elevados já são largos, como é o caso da Paissandu e Rui Barbosa”, acrescentou. Ainda conforme Cabral, o orçamento das obras já inclui os valores das possíveis desapropriações. Devido à retirada de alguns sinais de trânsito na via serão construídas passarelas que possibilitarão a passagem dos usuários das mini-estações, que serão construídas no próximo ao canal da Agamanenon, para as laterais da avenida.

Questionado sobre os transtornos durante as obras, Danilo falou que é um mal necessário que a população está disposta a passar. “De ontem (anteontem) para hoje conversei com algumas pessoas e todo mundo destacou a importância dessas intervenções. Claro que sabem que terão um período de transtornos, mas após a conclusão o benefício será permanente e muito maior”, destacou, acrescentando que durante esse período contará com o apoio da Prefeitura do Recife para assegurar a fluidez do trânsito.

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: