Conam reafirma bandeiras de luta do movimento comunitário

Foram quatro dias de debates, participação e construção coletiva. Todas regiões, gerações, cores e bandeiras de luta das comunidades do Brasil marcaram presença no 11º Congresso da Conam — Confederação Nacional das Associações de Moradores. Em clima de unidade, o congresso reafirmou suas bandeiras de luta e sua mobilização para que o Brasil possa avançar com políticas sociais e desenvolvimento urbano.

A cidade de Praia Grande, em São Paulo, reuniu delegações e lideranças de todas as regiões do Brasil — que representaram as comunidades urbanas, rurais e tradicionais e reafirmaram a unidade do movimento comunitário.

Com o tema “Consolidar as Conquistas para Aprofundar as Mudanças”, o congresso aprovou por unanimidade a Tese e Plataforma de Lutas. Também por unanimidade foi aprovada a chapa para diretoria, chamada “A Voz da Conam” — que reconduziu Bartíria Lima da Costa à presidência da maior entidade comunitária do Brasil.

O processo de preparação do congresso durou cerca de quatro meses e envolveu aproximadamente 20 mil associações de moradores e mais de 500 cidades. No total, foram eleitos 2,8 mil delegados e mais de 1,6 mil participaram da plenária final do 11º Congresso.

Um dos momentos de maior repercussão do evento foi o ato político que aconteceu na noite de sexta-feira (27) e que contou com a presença de parlamentares, dirigentes partidários e representantes de autarquias e ministérios.

Durante sua participação, o presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo, reafirmou a importância do movimento comunitário para que o Brasil avance ainda mais nas transformações. Ele falou da necessidade do fortalecimento da unidade dos movimentos sociais e da importância do país avançar na construção de um Projeto Nacional de Desenvolvimento.
Representantes do governo e autarquias reafirmaram o papel do movimento comunitário autônomo e organizado para que se avance na consolidação das mudanças e no avanço nas conquistas.

O conjunto das lideranças comunitárias presentes debateram também a conjuntura nacional e internacional, políticas sociais, desenvolvimento, SUS, organização e desafios do movimento comunitário.

O congresso também contou com a presença do presidente da UNE, Augusto Chagas, dirigentes das principais centrais sindicais e de outros movimentos pela Reforma Urbana em nível nacional e internacional, com destaque para a Aliança Internacional de Habitantes — da qual a Conam é filiada e participa de projetos internacionais.

Com o fim do congresso, a Conam já se organiza para a jornada de lutas que acontecerá em agosto e integra o calendário anual da entidade.
 
Da redação

Nenhum comentário: