Corte no Orçamento não vai afetar Programa Minha Casa, Minha Vida, diz Miriam Belchior

Brasília - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou hoje (17) que o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento Geral da União não vai afetar a segunda edição do Programa Minha Casa, Minha Vida. A meta é entregar 2 milhões de casa até 2014. Ela destacou ainda que, este ano, os recursos repassados para a construção das moradias populares aumentaram 5% em relação a 2010. “Não temos nenhuma preocupação”, disse.

Ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Miriam lembrou que 300 mil habitações foram entregues na primeira fase do programa – apesar da previsão de 1 milhão de unidades. Questionada sobre a possibilidade de descumprimento dessa meta, ela ressaltou que é preciso um tempo mínimo para que as obras sejam concluídas.

“Começamos o programa em abril de 2009. As primeiras contratações se deram no final de 2009. É neste ano que a maior parte será entregue. Não temos essa preocupação. Acreditamos que a meta será alcançada”, afirmou. A estimativa da pasta é que mais 300 mil moradias sejam entregues até dezembro.
 
Unidades da segunda edição do Minha Casa, Minha Vida respeitarão acessibilidade

As unidades habitacionais entregues na segunda edição do Programa Minha Casa, Minha Vida respeitarão normas de acessibilidade para pessoas com deficiência, de acordo com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Segundo ela, na primeira etapa do programa, apenas 3% das moradias eram adaptadas para esse público.

Ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, Miriam Belchior explicou que as casas serão maiores e terão portas e janelas mais largas, além de piso de cerâmica em todos os cômodos e azulejo nas paredes dos banheiros e cozinhas.

“Além do aumento das unidades habitacionais de 1 milhão para 2 milhões, estamos tornando as casas ainda melhores”, disse. Outra estratégia do governo é investir em sistemas de aquecimento solar, já que, segundo a ministra, o uso do chuveiro elétrico chega a comprometer até 30% do orçamento de famílias de menor renda.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: