Mercado Eufrásio Barbosa será requalificado e incluído no circuito municipal de turismo

Requalificar o mercado popular Eufrásio Barbosa, no Varadouro, em Olinda, para inseri-lo futuramente no circuito municipal do turismo. É com esse pensamento que técnicos da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda vêm trabalhando assiduamente para esboçar o projeto completo de requalificação que contemplará toda a estrutura do imóvel tombado. Além disso, espaços no mercado poderão ser criados para dinamizar a acessibilidade do local com outras áreas, que já fazem parte do circuito.

 Na manhã de ontem, ao receber a equipe de reportagem da Folha, a secretária de Cultura de Olinda, Márcia Souto, comentou como anda o projeto e o grande objetivo com a ação. “O projeto contemplará toda a área do mercado. A ideia é fazer com que o local entre no circuito turístico da cidade desenvolvendo atividades diariamente”, informou a secretária, escondendo maiores detalhes para o dia de apresentação oficial do projeto.

Ainda de acordo com Márcia, toda a área do mercado será preservada mesmo com o processo de requalificação que se iniciará dentre alguns meses. “A intenção com essa requalificação é manter a integridade do imóvel, pois o mesmo é tombado e é a história da cidade”, enfatizou, tirando qualquer possibilidade da estrutura ser demolida, como alguns comentavam.

Em uma das ações que melhorará o funcionamento do espaço, está a implantação de uma via que dará acesso ao Mosteiro de São Bento, no Sítio Histórico. O corredor de ligação passará por trás do mercado, numa área de mata. O projeto ainda visa retomar atividades que outrora estavam desabitadas como as lanchonetes, peixarias, teatro, espaço de apresentação de atrações entre outros.
 
Segundo Márcia, ideia é preservar toda a área e desenvolver atividades
 A ideia, que ainda está em fase de elaboração, já desperta contradições de opiniões dos comerciantes e freqüentadores do local pela sua viabilidade. “Sempre freqüentei aqui e é esse abandono. Se eles fizessem um terço do que prometem aqui seria tão bom. Mas...”, falou o autônomo Antônio Mergulhão, 59. Já para o vendedor de arte Houtelo Chagas, 54, se as ações de melhorias realmente vierem serão bem vindas. “Um espaço desse deve ser utilizado todos os dias com eventos e feiras livres. Se melhorarem o mercado será maravilhoso para nós e para o povo de Olinda”, disse o vendedor, que comercializa no local há mais de 12 anos.

 Após ser apreciado pelo Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Governo do Estado e o Conselho de Preservação, o projeto seguirá para o processo de licitação. Em seguida, haverá o processo de execução. A intervenção no imóvel está avaliada em R$ 4 milhões. A verba, que será destinada para esse projeto, vem do Ministério do Turismo e do Governo do Estado.

VERBA

O dinheiro dos artistas que se apresentaram na programação da Prefeitura de Olinda, no último Carnaval, vem sendo liberada normalmente. A informação foi passada pela secretária de Cultura do município Olindense, Márcia Souto, após ser indagada pela reportagem da Folha sobre possíveis atrasos na liberação do cachê de alguns artistas locais. Segundo a secretária, um dos fatores que normalmente atrasa o pagamento dos artistas está na falta de prestação de contas por parte deles (artistas) após a apresentação. Ainda de acordo com a secretária, o empenho com o valor total do cachê já foi liberado. Desse valor, a primeira parcela foi paga, já a segunda parcela do pagamento só sairá mediante a prestação das contas na sede da Secretaria de Cultura.
Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: