Secretaria promove ação para tratar epidemia de crack no Estado

Nesta sexta-feira (3), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu mais uma ação para tratar da epidemia de crack no Estado. Uma série de capacitações com equipes de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) serão feitas com o intuito de melhorar a abordagem e o atendimento clínico dos usuários, além do correto encaminhamento aos serviços de atenção territorial. Álcool e outras drogas também estarão no conteúdo programático da atividade. O primeiro curso será na sede da SES, no Bongi, nesta sexta (3), a partir das 13h, reunindo 101 participantes de 11 hospitais da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata e seis UPAs.

Entre os pontos que serão abordados durante a capacitação está a necessidade de saber fazer a abordagem do usuário, acolhendo-o no serviço de saúde, sem discriminação. Além dos procedimentos que devem ser adotados pela equipe médica multidisciplinar. O objetivo é ver a problemática sob a perspectiva da droga e reforçar a importância do preenchimento do formulário para diagnosticar onde a mesma está presente e qual o nível de dependência dos usuários.

A segunda capacitação será no dia 06/06, em Garanhuns, com 28 participantes de quatro hospitais do Agreste e da UPA de Caruaru. No dia 10, em Petrolina, serão 36 profissionais de seis unidades de saúde. A quarta e última turma será dia 15, na sede da SES, com 105 participantes de 11 hospitais da RMR e Zona da Mata e de sete UPAs. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos auxiliam os técnicos da SES nos trabalhos, que seguem as propostas da Rede Estadual de Enfrentamento ao Crack, iniciada em 2010 por várias secretarias do Governo do Estado.
Com informações da assessoria

Nenhum comentário: