Conferência Municipal de Saúde de Olinda

Discutir propostas para a gestão da saúde no município, no estado e no país. Esse foi o objetivo da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Olinda realizada entre os dias 14 e 15 deste mês no Teatro Beberibe, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco.

Também estiveram presentes à mesa de abertura o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, o representante do Ministério da Saúde, e chefe de gabinete do ministro Alexandre Padilha, Mozart Sales, a secretária de saúde, Tereza Miranda, a secretária executiva de saúde, Tereza Mendes, a representante do Conselho Municipal de Saúde, Cristina Santiago, entre outras autoridades.

A ideia do evento foi debater as principais reivindicações da população e elaborar propostas a serem tratadas nas conferências estaduais e federais. Com o tema: Todos usam o SUS! Qualidade de Saúde para trabalhadores e usuários Olindenses, o evento contou com cerca de 300 participantes dos quais 240 Delegados.

A Secretaria de Saúde indicou 26 delegados que fizeram parte das Coordenações de Saúde e participaram da conferência como representantes do segmento da gestão, tendo direito à voz e voto. Mais da metade deles são delegados distritais, eleitos durante as Plenárias realizadas nas comunidades e que conhecem de perto os problemas urgentes da saúde pública.

Uma boa notícia para os olindenses é que até o próximo mês será inaugurado um setor de emergência pediátrica no Hospital Tricentenário. “Só estamos esperando os retoques finais e uma vaga na agenda do prefeito (Renildo) para marcar a data de entrega”, informa a secretária Tereza Miranda, que também prestou conta ao apresentar o balanço da gestão de saúde em 2010. 

Durante a conferência foram discutidas propostas para a gestão da saúde no município, no estado e no país, subsidiando assim a construção das Conferências Estaduais e Nacional. Portanto, a temática que foi tratada esteve em consonância com a Nacional.

Os diretores da UNACOMO e também membros do Conselho Municipal de Saúde desempenharam papel fundamental nas discussões da conferência. A UNACOMO esteve bem representada pelos seus diretores, em todos os debates estavamos dando a nossa opnião, a opnião do movimento popular.

 Grupos de Trabalhos foram:
  • Acesso e acolhimento com qualidade: O desafio de reestruturar a atenção básica;
  • Redes de Atenção à Saúde;
  • Financiamento da Saúde;
  • Gestão do Trabalho e Educação na Saúde;
  • Avanços e Desafios para o Controle Social.

Nenhum comentário: