Recife ganhará 9 mil vagas em 48 cursos profissionalizantes

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), oferece 9 mil vagas em 48 cursos profissionalizantes. As inscrições podem ser realizadas na próxima segunda-feira (11) e terça-feira (12), das 08h às 12h e das 14h às 21h, nas 15 escolas profissionalizantes do Município. Para se inscrever, o candidato deve comparecer na unidade educacional em que deseja estudar, munido dos seguintes documentos: comprovante de residência, declaração de escolaridade e identidade.

Para este módulo, a novidade é o direcionamento de 80 vagas nos cursos de inglês e espanhol – que têm duração de um ano - para taxistas e profissionais que fazem atendimento aos turistas no Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes. Esta iniciativa, realizada em parceria com a Cooperativa de Serviço de Taxi Comum do Aeroporto do Recife (COOPSTAR), visa a qualificar o atendimento aos turistas que a Cidade receberá no período da Copa do Mundo 2014, além de atender à demanda dos próprios profissionais, que diariamente recebem turistas estrangeiros. As aulas serão ministradas no Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, na Boa Vista.

Outra novidade é a oferta de 70 vagas nos cursos de pastelaria, técnicas de vendas e atendimento administrativo, todos com carga horária de 250h, para os moradores dos conjuntos habitacionais Zeferino Agra, localizado em Água Fria, e Várzea II, na Várzea, ambos entregues pelo prefeito do Recife, João da Costa, em 2010 e 2009, respectivamente. Esta ação, promovida junto à Secretaria de Habitação, reforça o caráter inclusivo da proposta pedagógica das Escolas Profissionalizantes, que têm o objetivo de qualificar para garantir acesso ao mercado de trabalho e geração de renda.

Além disso, estão sendo oferecidos cursos nas áreas de alimentação, artes, artesanato, construção civil, escritório, idiomas, indústria, turismo, vestuário, higiene, saúde e educação, com carga horária que varia de 250h a 450h/a. Estes cursos são direcionados a beneficiários dos programas sociais da Prefeitura, como o Bolsa Escola, Bolsa Família, Projovem e Escola Aberta, bem como a estudantes dos 3º e 4º ciclos, jovens e adultos (EJA), da Educação Básica, além dos moradores das comunidade próximas às unidades de ensino.

Neste segundo semestre, excepcionalmente, o Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato não abrirá vagas para a comunidade, pois atenderá apenas aos inscritos no Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda e aos beneficiários dos programas sociais da Prefeitura.

A divulgação da lista de candidatos selecionados será feita no dia 15 de julho através de listas afixadas nas próprias escolas. A matrículas deverão ser feitas nos dias 18 e 19 de julho e as aulas têm início no dia 26.

Com informações da assessoria 

Nenhum comentário: